Tags:

De mudança para o Porto: morando sozinha

Escrevo este post do conforto do sofá da minha casa nova, que apesar de vir mobiliada, ainda não tem um espaço apropriado para eu trabalhar. Comecei e parei de escrever o texto umas três vezes, porque tive que resolver algumas coisas chatas de mudança recente, incluindo um vazamento maluco na pia e a visita de última hora do bombeiro para resolver o problema.

Me dei conta ontem, aqui com os meus pensamentos, que essa é a primeira vez que estou de fato morando só numa casa que é “minha”. Claro, é alugada e eventualmente terá que ser devolvida ao meu senhorio no mesmo estado em que a encontrei. Mas, temporariamente, esse é o canto que chamo de meu. Sem ninguém para me salvar caso eu resolva alagar o banheiro novamente. Antes de falar mais sobre a casa, importante comentar sobre sua localização geográfica.

É isso, o 360meridianos tem um novo destino no mapa imaginário que nós fincamos nossas bandeiras quando vivemos em uma cidade. No meu, já conquistei Belo Horizonte e São Paulo, no Brasil; Lincoln, nos EUA; Chandigarh, na Índia; Coimbra, em Portugal. E agora, tal como o título já deu o spoiler para vocês, é Porto que eu chamo de minha cidade.

O que visitar no Porto vista torre dos clerigos

Eu já andava pensando em me mudar de Coimbra desde a metade do ano passado, quando estava perto de terminar o mestrado que vim fazer em Portugal. Apesar de gostar da cidade e ter amigas e namorado vivendo lá, Coimbra ficava cada vez mais pequena para mim. E, além do mais, ela falhava em dois dos meus critérios de uma cidade ideal:

  • Ter um aeroporto internacional
  • Ter transporte público bom o suficiente para eu não precisar ter carro (o único item que Coimbra passa)
  • Ter uma vida cultural/social animada e diversificada

A primeira cidade que considerei morar era Lisboa, por ser a capital, ser grande, movimentada, linda e eu conhecer várias pessoas que moram lá. Mas Lisboa mudou bastante desde que eu pisei lá pela primeira vez, em setembro de 2014, com o número de turistas e cidadãos europeus de outros cantos que se encantaram pelo lugar. O resultado disso é que os preços subiram muito e eu percebi, com alguma pesquisa, que seria meio inviável para o meu orçamento.

Foi então que o Porto entrou na jogada. Eu só não havia considerado antes porque conheço bem menos gente por aqui. Mas Porto tem como mérito estar mais próxima a Coimbra e das pessoas que eu pretendo continuar convivendo. Também é uma cidade linda, cheia de atividades, lugares diferentes e coisas para fazer. E tem aeroporto e metrô.

Para completar a lista de qualidade, a cidade ganhou pela terceira vez o título de melhor destino europeu. Ou seja, tem muita coisa boa para explorar por aqui e também nos arredores, visto que ainda tem bem pouco conteúdo do Norte de Portugal aqui no 360, algo que pretendo corrigir em breve. Enquanto isso, você pode ler todos os posts que eu já escrevi nas minhas outras visitas ao Porto.

mudança para porto casa

mudança para o porto casa

Minha casinha

Voltando à vida morando sozinha, quando eu terminei o mestrado, me deparei com alguns cenários para o futuro. Eu poderia voltar para o Brasil. Eu poderia fazer um doutorado. E eu poderia tentar ficar na Europa trabalhando por mais tempo. Depois de muito ponderar, sofrer, conversar, fazer planilhas e tudo mais, acabei decidindo pela última opção, porque acho que ainda faltava muito conteúdo para ser feito daqui e tem alguns projetos que eu queria concretizar, mas o mestrado atrapalhava. Inclusive, o processo de como eu consegui um visto para ficar pelo menos mais um ano trabalhando exclusivamente com o blog aqui, virou tema de um post super explicativo sobre como conseguir morar em Portugal. 

Enfim, com a decisão de ficar e a cidade escolhida, veio o processo de procurar onde morar. Fazendo as contas e pensando bem meu orçamento, concluí que era possível realizar aquele sonho da “casa própria”. Na verdade, o sonho de não ter que dividir apartamento com estranhos e alugar apenas um quarto. O Porto, apesar de ser mais caro que Coimbra, não é tão mais caro assim. Me beneficio muito de estar em um dos países mais baratos deste continente e consegui achar um estúdio muito simpático por menos de 400 euros por mês.

Quanto tempo eu vou ficar aqui são outros quinhentos. Mas, por enquanto, sou e a as gaivotas como companhia. E muitas ideias na cabeça.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

58 comentários sobre o texto “De mudança para o Porto: morando sozinha

  1. Olá Luiza, estou indo para Porto em agosto. Ficarei seis meses para fazer doutorado sanduíche. Estou procurando um local de moradia parecido com o seu: individual, nesta faixa de preço que você mencionou, mobiliado. Você sabe se o senhorio com quem negociou tem outras possibilidades? No Uniplaces não estou achando nada parecido. No valor que procuro (até 400 euros) só encontro quartos.

    Obrigada,
    Giovanna.

    1. Oi Giovanna,

      Os preços tem subido muito. Tem que procurar muito para encontrar. Meu senhorio não tem nada disponível. E eu tb não passo o contato dele porque tive problemas com isso em outra ocasião.

  2. Olá boa tarde !! Muito obrigado por compartilhar suas experiências nos ajudou muito.

    Eu e minha esposa temos planos de mudar de SP para Porto ainda esse ano de 2018.

    Uma dúvida que insiste ainda é. Sou Paulistano moro no Centro estou acostumado com movimento é correria do dia a dia dessa metrópole. A adaptação teoricamente seria melhor em Lisboa. Mas pelas pesquisas gostei mais de Porto porém receio de não adaptar um lugar tranquilo.

    1. Oi Rogério,

      O Porto é tranquilo sim, mas também não tem clima de cidade de interior não. Tem muita coisa acontecendo todos os dias, trânsito, etc hahaha
      Eu também sou uma pessoa que não sobrevive sem uma boa cidade grande e acho a vida no Porto melhor do que em Lisboa.

      E sem contar que Portugal é tão pequeno que se precisar, para ir passear em Lisboa é um pulo

  3. Oi Luiza, me chamo Thayna tenho 20 anos e meus pais tem o plano de se mudar em 2020 para porto, mas querem me mandar já esse ano, em junho para terminar a faculdade. Eu to um pouco preocupada porque já estou no setimo semestre de arquitetura aqui no Brasil, eu tenho família em Porto e eu moraria com eles até meus pais chegarem. To muito empolgado com a ideia, mas com medo ao mesmo tempo, você tem algumas dicas ou conselhos principalmente sobre como funciona o ensino aí?

    1. Oi Thayna,

      Minha dica em primeiro lugar seria conversar com o departamento de relações exteriores da sua universidade para saber se eles tem algum acordo com Portugal. Isso pode facilitar muito a sua vida.

      Eu não sei dizer exatamente como funciona esse processo de transferência. Mas tenho um texto sobre estudar em portugal e outro sobre como era minha vida de estudante em Coimbra. Veja aqui:

      https://www.360meridianos.com/2014/08/estudar-em-portugal-o-que-voce-precisa-saber.html
      https://www.360meridianos.com/2014/12/como-e-ser-estudante-em-coimbra.html

  4. Oi Luiza!
    Me mudarei para o Porto em agosto/setembro, e estou buscando apartamentos estúdio para morar sozinha.
    O seu vc arrendou pelo Uniplaces? Ou foi “por fora”?

    E ah, amo o blog! Parabéns pelo conteúdo.

    1. Oi Giorgia,

      Eu na época quase aluguei um da Uniplaces, que tinha o mesmo preço do que eu acabei locando depois e na mesma localização. Mas o meu não foi pela plataforma. Uma amiga me indicou o contato do senhorio e eu me apaixonei pela estrutura do espaço, o que me fez bater o martelo.

  5. Oi, Luiza.
    Agora descobri como contatar-nos e gostaria de sua ajuda.
    Em 26/06 próximo estarei chegando a Lisboa com minha esposa. Como ela tem várias amigas lisboetas esta parte deixo para elas.
    No dia 29 sairemos de comboio direto ao Porto. Pensei em encomendar quarto no Hotel Moov centro, mas num site de viagens recebi a dica de procurar em Matosinhos.
    Ficaremos 4 ou 5 noites tendo programado day trips para Aveiro e Guimarães (ou Braga). Não pretendo mudar de hotel por causa da perda de tempo “in/out”.
    Por ter-me perdido entre tantas informações sobre o imperdivel no Porto vc poderia nos dar 1 esbiço de programa?
    Grato por sua ajuda

  6. Oi Luiza, amei seu texto e seu blog !Sou brasileira e Estou pensando em ir morar em Portugal no final desse ano, como é o custo de vida em Porto ? Consigo achar aluguel a partir de quanto ? Queria muuuito morar em um estúdio.

  7. Oi Luiza! Parabéns pelo blog e texto incrível sobre Portugal…. era tudo que eu precisava…Rsss. Acabei de chegar dai, estive dias no Porto e Lisboa, te confesso não tive vontade de voltar, senti em casa, lindo país e essas cidades são fantásticas, como vc disse tem de tudo…
    Estou pensando e já pesquisando ir morar em Portugal, fasemos parte da UE, fica mais fácil… a decisão é para onde ir… Sou pensionista, sem problema tbm, mas vou com filha que precisa trabalhar e neta de 2 aninhos, vc me daria uma ajudinha, Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Cascais… gosto de cidade um pouco gde, mas que tenha metro, onibus, vida noturna, cultura, hospitais e universidade. Me identifiquei um pouco contigo na escolha onde morar…Rsss. Beijos e muito sucesso!

    1. Oi Florisbela,

      Acho que o Porto é a melhor opção dentre as citadas. Amo Lisboa também, mas não anda fácil conseguir casa por lá. E Coimbra, Braga e Cascais são meio pequenas (na minha opinião).

  8. Oi Luiza,

    Estou querendo um mestrado em Coimbra, mas a cidade não oferece o que eu preciso, especialmente no quesito trabalho. A proximidade entre Porto e Coimbra me fez cogitar a possibilidade de optar por morar em Porto e estudar em Coimbra. Não sei se é a melhor decisão do mundo, mas necessito de uma escola pro meu filho e de um mercado de trabalho que eu consiga me inserir. Porto tem todas essas possibilidades, mas não sei se Coimbra tem. Você acha que mesmo sendo pequena ela consegue ter as mesmas possibilidades que Porto?

    1. Oi Victoria,

      Porto certamente tem mais oportunidades que Coimbra. Mas sai bem caro estudar em Coimbra e morar no Porto. O trajeto entre as cidades custa no mínimo uns 15 euros ida e volta.

  9. Oi Luiza, meu filho está indo para o Porto ano que vem para fazer uma pós-graduação, ele tem dupla nacionalidade portuguesa. você acha que as coisas ficam mais fáceis pra ele. E outra perguntinha kkkkk. Você saberia informar se tem alguma distinção de valores nos cursos por conta da dupla nacionalidade. um abraço grande e muito boa sorte.

    1. Oi Fernanda,

      Sim, é muito mais fácil para quem nacionalidade: não há necessidade de visto, a entrada na imigração é mais fácil e rápida e as mensalidades em alguns casos são mais baratas para portugueses.

    1. Oi Rayane,

      Sim, o custo de vida no Porto é melhor. É mais fácil achar moradia e os preços de alimentação e aluguel são mais justos.

      Para completar, a universidade do Porto é melhor que a de Lisboa.

      Porém, Lisboa é uma cidade mais movimentada.

  10. Estarei indo para a cidade do Porto para um mestrado. Gostaria de alugar um estúdio.
    Pode me indicar uns bairros seguros e acessíveis? Talvez também saiba sites confiáveis .
    Obrigada

    1. Oi Lara,

      A cidade é bastante segura. Escolha lugares próximos do metrô e num raio de uns 2 ou 3 km do centro, no máximo.

      Sites: OLX, Idealista, Bquarto, EasyQuarto, Uniplaces

  11. Estou indo fazer um mestrado em Porto. Gostaria de alugar um estúdio.
    Pode me ajudar ? Por onde começo ?
    Talvez sabe de sites confiáveis e poderia me indicar uns bairros seguros e acessíveis.
    Obrigada

  12. Oi Luiza,
    Primeiro, parabéns pelo blog. Já indiquei para todo mundo!

    Agora.. Tenho só uma pergunta: você acha possível estudar em Coimbra e morar em Porto? Tipo, vi que o comboio leva em torno de 1h10 de Porto a Coimbra. O que acha?

    Obg!

    1. Não acho possível por conta da grana do deslocamento. Meu namorado mora em Coimbra, eu vou lá duas vezes no mês e já é uma facada. Ida e volta pelo menos 17 euros.

  13. Olá Luiza! Muito legal ver a maneira leve que você fala dessa decisão de deixar uma cidade que lhe era “confortável” em busca de novas experiências! Normalmente vejo posts focados em mostrar – puts como é super difícil essa escolha e eu sou foda por conseguir superar – mas seu post não, ele deixa bem leve a necessidade que se existe em tomar decisões e seguir adiante. (ok que tbm o blog não fala de sua viada e sim de viagens, mas enfim, eu tive essa no sensação).
    Desejo muitas felicidades em Porto, e que você consiga usufruir tudo de melhor que é morar sozinha! Beijão!

    1. Ah, obrigada Priscila. De fato, não considero essas mudanças um grande sofrimento. Quer dizer, na hora eu fico quebrando a cabeça para tomar a decisão, mas um pouco de leveza e foco ajuda bastante a seguir em frente.

      bjs

  14. Que lindo!
    Conheci o Porto esse ano e nossa…sinto que deixei meu coração nessa cidade! rs
    Quero muito um dia voltar para morar. Vai ser o máximo acompanhar suas postagens! =)
    Boa sorte na nova fase!

  15. Ola Luiza! Sempre leio seu Blog e mergulho nas viagens. Com esse post fico feliz pois estou morando há 1 mês no porto. Ficarei até agosto aqui. Então se quiser marcar um café ou simplesmente um pastel de nata estou a disposição. 🙂

  16. Olá Luíza!Que bom saber que você concluiu seu mestrado,parabéns.Olha só,estou me escrevendo em um mestrado em Coimbra para iniciar esse ano.Estou em dúvida se aguardo para tentar fazer no Porto. De qualquer forma, se eu ficar para estudar em Coimbra é possível morar no Porto°

    1. Oi Ademilton,

      Você pode tentar nas duas e ver em qual passa., não tem porque esperar uma para tentar a outra.

      Pode ser possível dependendo da quantidade de dias que você tiver aula, mas mesmo que for somente uma vez por semana, ficaria bem caro ir toda semana a Coimbra para as aulas. Seriam 17,60 euros a cada passagem de ida e volta.

  17. Oi Luisa, boa tarde,seria possivel voce dar algumas indicaçoes dos melhores bairros para se morar no Porto? E se nao for pedir muito, opçoes sobre como encontrar um estudio com um preço bom como este que voce alugou? Pode ser? Muito te agradeço. Estou procurando um lugarzinho assim e vi que em Lisboa é bem dificil de achar com um preço desse. Bom fim de semana! E boa sorte em sua nova casa.

  18. Bom dia!
    Adorei seu post.
    Sonho em conhecer o Porto. Já conheço Lisboa e a Ilha da Madeira. Mas, mais que conhecer, gostaria de ter uma experiência de morar nessa cidade por 1 ano (vivenciando cada estação, só assim se conhece verdadeiramente um lugar…)
    Pergunto-lhe: gostaria de fazer mestrado de História em Portugal. Há universidades que ofereçam mestrado nesse campo no Porto?
    Obrigada!

  19. Que massa 🙂 Espero que essa nova fase seja ainda melhor do que esperas! Tenho um casal de amigos recifenses simpaticíssimos morando no Porto, ele fazendo doutorado aí e ela mestrado em Coimbra. Se quiser conhecer mais gente na “cidade nova” é só falar 😉

    Um abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.