fbpx

Serra da Estrela no Verão e Primavera: O Que Visitar?

Apesar de ser um destino de inverno famoso em Portugal, por conta da neve, ir à Serra da Estrela no verão e primavera também é uma ótima pedida. É que essa bela região no centro de Portugal vale a pena o ano inteiro. E especialmente nesse período, é tempo de ver a paisagem mais verde e aproveitar para nadar e caminhar nos dias de sol.

Nesse texto, listamos diversas atividades e locais para visitar na Serra da Estrela nos meses mais quentes (maio, junho, julho, agosto e setembro).

São passeios para todos os gostos: quem gosta de aventura ou quer férias sossegadas; quem curte boa gastronomia e vinho, quem ama história, aldeias pequeninas e castelos.

Leia também:
Roteiros de Final de Semana Serra da Estrela: o que fazer por lá
Onde ficar na Serra da Estrela, Portugal
Todas as dicas para esquiar na Serra da Estrela

adega serra da estrela no verão

Não se esqueça que Seguro Viagem é obrigatório em Portugal e nos demais países da Europa. Você consegue contratar o seguro com até 25% de desconto com o cupom para leitores do blog: 360MERIDIANOS05. Veja abaixo:

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

7 coisas para fazer na Serra da Estrela no verão e primavera

O verão na Serra da Estrela é de meados de Junho a meados de Setembro e a primavera vai de meados de março até meados de junho.

Nessa época, os dias são mais quentes e longos, e dá para aproveitar o céus azul para fazer várias atividades, que listamos abaixo.

1. Praias fluviais no Verão da Serra da Estrela

Apesar de estar no meio das montanhas, não faltam praias na Serra da Estrela.

Acontece que ali nascem alguns dos rios mais importantes de Portugal, como o Mondego, o Zêzere e o Alva, e também vales glaciares, que são os cursos de rio formados com o derretimento do gelo, como o Loriga, Covão do Urso e Covão Grande.

praias fluviais serra da estrela no verão

Para completar, na região da serra você também encontra uma rota com 25 lagoas. Enfim, não faltam praias fluviais, cascatas e lagos para dar um mergulho.

Quais são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela?

2. Trilhas e Caminhadas na Serra da Estrela durante a Primavera

A Serra da Estrela tem vários caminhos demarcados e bem cuidados para trilhas a pé ou de bicicleta ou até de cavalo, com diferentes tipos de dificuldade.

No total, são 375 quilômetros de trilhos. Obviamente, a melhor época do ano para aproveitar esse tipo de atividade é a primavera, quando chove bem menos e o frio dá uma trégua, mas ainda não é tão quente também.

trilhas serra da estrela no verão

Um bom site para explorar os trilhos da Serra é o Manteigas Trilhos Verdes. Lá eles falam das distâncias, se encontra-se aberto ou fechado, nível de dificuldade, entre outros.

Algumas das trilhas famosas na serra são:

Os links levam para os folhetos informativos sobre as caminhadas.

3. Aldeias históricas e Aldeias de Xisto na Serra da Estrela

As incríveis aldeias históricas que ficam nessa região certamente merecem a sua visita, visto que são aldeias de pedra, com pouquíssimos habitantes restantes e história de quase mil anos.

Por ali você também encontra as Aldeias do Xisto, outra rede de aldeias dessa região, cada uma com sua atração de cultura, arte ou natureza e várias programações diferentes ao longo do ano.

Serra-da-Estrela-Portugal-linhares

Já escrevemos sobre:

Linhares da Beira, uma aldeia pequenina com um belo castelo e paredões de pedra impressionantes.

Quer se hospedar em Linhares? O Agroturismo A Fidalga não fica exatamente dentro da vila, mas a localização permite uma estadia bem tranquila nas montanhas e com vista sensacional. O mais legal é o preço. É possível encontrar quartos a partir de 40 euros. Já o INATEL Linhares da Beira Hotel Rural fica bem no centro da aldeia histórica, com decoração lindíssima e nota 9,2. O preço também é simpático: a partir de 60 euros. 

castelos de portugal belmonte

Belmonte é a vila onde nasceu Pedro Álvares Cabral, com isso, lá você encontra um museu muito interessante sobre as navegações e também a curiosa história dos Judeus Sefarditas.

A Pousada Convento de Belmonte, uma das hospedagens do luxuoso 5 estrelas. O hotel fica na encosta de uma serra, local onde antigamente ficava um mosteiro medieval. Trata-se de uma hospedagem de luxo e um local excelente para quem quer comemorar datas especiais. A nota é 9.3 e uma diária custa a partir de 90 euros. Há opções mais em conta, como a Casa do Castelo, que só tem 3 quartos e fica exatamente em frente ao Castelo de Belmonte. O alojamento também conta com o principal restaurante da cidade. A diária custa a partir de 55 euros.

serra da estrela no verão piodao

Piódão é conhecida como aldeia presépio, por ser considerada uma das vilas mais lindas de Portugal. Sem dúvida, se você só puder conhecer uma aldeias história, escolha Piódão!

Por ser tão pequena, Piódão tem poucas opções de hospedagem. Tem um hotel grande, o quatro estrelas, Inatel. E duas casas para alugar por temporada (Casa da Padaria e Casas de Xisto).

4. Conhecer melhor sobre história de Portugal

A Serra da Estrela e seus arredores também contam com alguns sítios arqueológicos. Menires, Dolmens, Cromeleques são construções do período neolítico, de povos que eram caçadores e coletores. Toda a região do vale do rio Mondego possui monumentos megalíticos.

Infelizmente, isso tudo é meio difícil de encontrar pela internet afora, mas consegui achar um mapa que lista esses monumentos na Beira alta e Beira baixa.

Saiba mais: A pré-história e os monumentos megalíticos em Portugal

dolmen serra da estrela no verão

Dolmen na região de Oliveira do Hospital

Também é possível encontrar por ali vestígios das ocupações romanas e pré-romanas, como em Bobadela. É que essa é a região onde provavelmente nasceu o guerreiro Viriato, líder da tribo dos lusitanos, o povo pré-romano que habitou essa região e confrontou os romanos durante a ocupação.

serra da estrela no verão bobadela romanos

5. Dar uma escapada de final de semana num Turismo Rural

Uma quinta em Portugal é como se fosse uma fazenda ou sítio no Brasil, uma propriedade rural que ocupa uma área grande e normalmente produz vinho, azeitona, frutas, etc. Algumas quintas históricas, hoje em dia, acabaram virando hospedagem. Então, é uma experiência e tanto ficar hospedado numa delas.

Se você tem um ou dois dias extras em Portugal, ou já mora aqui e não sabe o que fazer no final de semana, a melhor dica que eu posso te dar é: vá se hospedar num turismo rural na Serra da Estrela.

Algumas dicas de hospedagem rurais especiais na Serra da Estrela:

  • Casa do Fundo – Seia: fica ao pé da Serra, uma casa típica do século 19. Pequeno-almoço/Café da manhã farto.
  • Casa das Tilias: um verdadeiro palácio, com dois séculos de história. Tem piscina e café da manhã regional.
  • Quinta do Chão da Vinha: propriedade rural, com casas de pedras típicas, mas ares mais modernos.
  • Solar Dos Cerveiras: Quinta familiar, em prédio histórico, comida caseira

quinta da florencia serra da estrela

6. Fazer um piquenique e comer produtos típicos

Uma das melhores formas de aproveitar a Serra da Estrela é comendo. Com os céu azul e calor no verão, é a melhor época para encontrar um belo cenário, estender uma toalha e aproveitar para relaxar enquanto come essas delícias portuguesas.

É que a Serra da Estrela e seus arredores têm um monte de produtos típicos deliciosos: o famoso queijo da Serra da Estrela, feito com leite de ovelha, é só um dos tipos de queijos da região.

Ainda, há os enchidos, que são salames, presuntos inteiros (como o Jamón espanhol) e outros embutidos de carne de porco; azeite; frutas frescas, como cereja, maça e pêssego; mel e pães.

Ah, uma dica imperdível para quem ama cereja: o mês de junho é quando ocorre a Festa da Cereja do Fundão, que basicamente tem as melhores cerejas de Portuga – grandes, vermelhinhas e suculentas.

serra da estrela no verão picnic

7. Beber vinho do Dão

A região demarcada do vinho do Dão compreende boa parte da Serra da Estrela e arredores, cujo clima bem específico produz uvas de excelente qualidade.

É possível conhecer as plantações de uva, que na primavera e verão estarão bem verdinhas e com frutos. As vindimas, que são as colheitas da uva para produção do vinho, acontecem em setembro e outubro.

Saiba mais: Os 14 tipos de Vinhos de Portugal: as uvas e regiões vinícolas

vinho dão serra da estrela no verão

Também dá para conhecer algumas adegas na região.

Eu estive na Pedra Cancela, em Oliveira de Barreiros. Eles têm um tour pela cave, que inclui uma taça de espumante. E vale a pena conhecer o restaurante da cave, a Taberna da Adega.

Fizemos um jantar com várias tipos de petiscos típicos (com porções bem servidas), mais algumas opções de vinhos da casa: Branco, Tinto e Tinto Reserva. O jantar fica uma média de 10 a 15 euros por pessoa.

adega serra da estrela no verão

Dicas práticas para aproveitar o Verão na Serra da Estrela

Infelizmente, é bem complicado, conhecer a Serra da Estrela sem alugar um carro.

Para encontrar os melhores preços, sugerimos que você use o buscador da Mobility para encontrar um comparativo entre as locadoras, com as melhores opções de pagamento e descontos exclusivos. Leia também como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%

Se você quiser contratar um passeio, pode checar excursões de 1 ou 2 dias para a Serra da Estrela e aldeias históricas, saindo de Porto ou Lisboa.

Outros lugares para visitar em Portugal no verão?

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Serra da Estrela no Verão e Primavera: O Que Visitar?

  1. Olá, Luiza. Parabéns pela matéria.
    Você sabe informar qual a melhor maneira de ir do centro de Covilhã para a Serra da Estrela?
    Obrigada

    1. OI Tahiana,

      Que eu saiba, não existe transporte público. Ou seja, só dá para você ir de carro ou contratar algum passeio ou táxi que te leve até lá

  2. Oi Luiza! Vou passar a primeira quinzena de Junho em Portugal, e estou montando um roteiro que misture um pouco da vida urbana de Lisboa e Porto com as atrações naturais e pequenas vilas históricas. Pretendemos passar uma ou duas noites na Serra da Estrela, e também uma noite no arquipélago de Berlengas. Nesse período o clima já permite um banho de rio na Serra ou no mar do Atlântico? Obrigada e parabéns pelo blog, estamos explorando ele ao máximo!

  3. Boa noite, eu e meu esposo iremos em agosto de 2018, queriamos mt um pacote turístico par a Serra da Estrela, Alguma agencia de turismo z
    faz este roteiro? Se possivel , infoem qual agencia , qual roteiro , qual data e valor.
    Agradeço
    Sandra Santos Uflacker

  4. Oi Luiza,
    Estou começando a pensar na viagem de férias de Julho/2018, que será Portugal, e conheci o teu blog.
    Sensacional! Muito bem escrito, repleto de dicas realmente boas, fotos lindas.
    Vamos fazer (eu, marido, 2 filhas) uma road trip e iremos pernoitar na Serra da Estrela, vindos de Badajoz-pequeno detour no caminho!
    Sei que você tem predileção por Manteigas, né?
    Mas a minha pergunta aqui é: dá pra entrar nessa água? Ou é gelada demais, mesmo no verão?
    mais uma vez parabéns e obrigada!

  5. Realmente a região de Nelas, Iiceira do Gospital e as falsas da Serra da Estrela, onde está a Quinta da Florencia é muito linda.
    Acho que conhecer parte da História de Portugal – monumentos neolíticos, cidades de pedra – através dos “guias” Roberto e Nucha é um luxo.
    Desfrutar da hospedagem e do café da manhã na Quinta da Florencia é tudo de bom.
    Peça para ficar na Casa do Lago se você for com sua família um pouco maior ou fique mesmo no casarão das suítes, espetacular.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.