fbpx

Dicas de Camden Town, em Londres: os mercados e a noite no bairro

Conhecido por seus mercados, pela noite animada e pela cultura alternativa, Camden Town é um dos meus bairros favoritos em Londres. Por mais que o turismo tenha crescido muito ali, o comércio de produtos made in china ou de grandes redes tenha ganhado cada vez mais espaço, e outras regiões mais “cool” terem despontado nos últimos anos, ainda assim, Camden Town traz uma mistura de pessoas de todos os estilos, mercados com coisas diferentes e curiosas, pubs animados e com boa música.

Leia também:

O principais pontos turísticos de Londres: 15 atrações imperdíveis

Onde ficar em Londres: os melhores bairros

camden town londres high street

O mercados de Camden trazem uma comunidade de vendedores de roupas, móveis, objetos de decoração, além barraquinhas de comida do mundo todo. Neste post vou contar um pouco da história, dar dicas de Camden Town para quem quer conhecer os mercados e os pubs ali.

O bairro era, no século 19, uma região industrial, onde destilarias e armazéns dedicavam-se a produção de gin. Os antigos armazéns ainda estão de pé, apesar de hoje terem um uso completamente diferente. Um dos espaços mais importantes para a cara que Camden Town tem hoje é a Dingwalls, uma boate que abriu em 1973 e acabou se tornando uma das principais casas de shows de Londres na época. A boate fica exatamente no meio da área que hoje é um dos mercados. Foi em frente à danceteria que, em 1974, os donos tiveram a ideia de criar um espaço de trabalho para  artistas e designers. Foi assim que começou o mercado: com 16 barraquinhas que abriam todos os domingos para vender antiguidades, jóias, arte e artesanato.

camden town londres luiza

Além disso, o espaço da Dingwalls, em frente aos Regent’s Canal, acabou se tornando o local favorito de pessoas como Charlie Watts do Rolling Stones e Dave Gilmore do Pink Floyd. A boate passou a ser um espaço no qual novos talentos eram descobertos. Shows legendários do The Clash, Sex Pistols e Ramones aconteceram ali.

Nesse espaço artístico musical o movimento da moda também florescia. O pequeno mercadinho em frente a Dingwalls Dance Hall foi ficando cada vez mais popular e era ali que as pessoas iam em busca da cultura alternativa em Londres: roqueiros, punks, boêmios e todo o resto da galera cool comprava ali aos domingos. Jovens estilistas foram ganhando espaço também e, no meio dos anos 1980, o mercado já havia crescido e era considerado o lugar mais importante da moda londrina.

Hoje em dia, o espaço cresceu bastante. Só o Camden Market, que é composto pelo Camden Lock e o The Stables, tem cerca de mil vendedores. Todos eles abrem todos os dias da semana, das 10h às 19h.

camden town londres lock

Você encontra ainda os mercados de Camden Lock Village, Buck Street Market (cuja chamada na rua diz Camden Market), Inverness Street Market e o Eletric Ballroom, que só abre nos domingos. Além disso, as ruas Camden High St e Chalk Farm Rd têm diversas lojas locais e de rede maiores. Até loja da Havaianas você encontra.

Tenha em mente que as coisas realmente fecham depois das 18h/19h. Não sobra nenhuma barraquinha de comida aberta, então é bom ficar esperto.

Bares, pubs e a noite em Camden Town, em Londres

Enquanto o sol não se põe, no entorno do Regent’s Canal é muito agradável. Dá até para fazer um passeio de barco por ali ou aproveitar as feirinhas de comida.

camden town londres regents canal 2

Pensar em um pub em Camden Town é se lembrar de sua ilustre residente, Amy Whinehouse. O “pub da cantora” é o famoso Hawley Arms, onde ela costumava frequentar e, às vezes, até servia cerveja atrás do balcão. Apesar da fama, o ambiente é super agradável e não é nada caro para os padrões de pubs londrinos. Além da área interna do pub, há um terraço.

camden town londres hawley arms

Outro local famoso na região é o The World’s End. O pub é enorme e, no andar de baixo, há uma área para shows onde geralmente tocam bandas interessantes. Outro pub com música ao vivo que é famoso por ali é o Dublin Castle. Ah, claro, o Dingwalls e o Electric Ballroom, casas históricas que seguem abertas até hoje.

camden town londres brewery

Caso passe de meia-noite e todos os lugares acima estiverem fechados, dá para correr para o Elephants Head. Foi para lá que os moradores locais nos mandaram para terminar de comemorar a noite do meu aniversário. O pub não tem musica ao vivo, mas a galera bêbada acaba se animando e dançando, entre as mesas, no som do DJ.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Dicas de Camden Town, em Londres: os mercados e a noite no bairro

  1. Olá , acompanho seu blog e estou em Londres , gostaria de saber qual a melhor maneira de
    chegar no aeroporto de luton ?!
    Estou hospedado próximo ao museu britânico!

  2. Olá, Boa Tarde !!!

    Tudo bem ? espero que sim, eu vi um banner neste blog sobre viajar pelo mundo por 1 ano, quero saber como é, quero mas informações… por favor mande informações para o email do meu irmão : davi2015samara@gmail.com

    Fico no aguardo…

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.