Onde ficar em San Cristóbal de las Casas, México

Onde ficar em San Cristóbal de las Casas, México

No México, tudo acontece ao redor do Zócalo, a praça principal de qualquer cidade do país. Como a nação religiosa que é, em geral o Zócalo é sinônimo também para a catedral. E, claro, um monte de prédios históricos. Não é diferente em San Cris, apelido carinhoso da capital turística do estado de Chiapas. Embora seja até grandinha – são mais de 200 mil habitantes – escolher onde ficar em San Cristóbal de las Casas é tarefa fácil. Quanto mais perto do Zócalo, melhor.

Isso significa que você está restrito a um número relativamente baixo de opções, todas elas localizadas a no máximo quatro quarteirões do Zócalo, não importando muito o sentido em que você andar. Além disso, pode valer a pena procurar por hospedagem próxima de um dos andadores, ou, em bom espanhol, uma calle peatonal, que nada mais é que uma rua só para pedestres.

San Cris tem algumas delas, todas tomadas por bares e bons restaurantes. Ao mesmo tempo, pense duas vezes antes de ficar num hotel que esteja nessas ruas. Se você ganha pontos na localização, pode perder no silêncio, já que o movimento por ali vai até altas horas.

Veja também: San Juan Chamula: rituais maias no sul do México

Onde ficar na Cidade do México: dicas de hotéis e bairros

san cristóbal de las casas

Onde ficar em San Cristóbal de Las Casas: nosso hotel

Depois de muitas pesquisas, optamos por reservar um quarto no Hotel Mansion Del Valle, que está a três quarteirões do Zócalo. Poderia ser mais perto, mas a caminhada continua curta, mas com uma vantagem no custo/benefício: a diária no quarto duplo saiu por cerca de R$ 150, incluindo os impostos. O hotel era muito bom, com um salão enorme, terraço e quartos bem equipados.

Como é comum no México, o café da manhã não estava incluído no preço da diária. Embora o hotel tenha um restaurante, preferimos comer fora, todos os dias, o que se mostrou uma boa escolha – ali pertinho fica um restaurante ótimo para começar o dia, o Namandi.

O hotel fica num casarão, então é necessário subir algumas escadas para chegar nos quartos. Isso é um problema para quem tem dificuldade de locomoção e para idosos, mas não me incomodou. Saiba mais aqui.

onde ficar em san cristobal de las casas

Foto do Hotel Mansion Del Valle, onde me hospedei em San Cris

Nessa mesma região e colado com o Museu do Ambar está o Las Escaleras by Inmense, um hotel muito bem avaliado e com vista linda da cidade, já que, como o nome indica, ele fica numa área um pouco mais elevada.

Do mesmo nível, mas praticamente colado com o Zócalo, é o Plaza Gallery Hotel & Boutique, um dos melhores hotéis da cidade. Outra alternativa é o Misión Grand, que está a 300 metros da praça central e fica num casarão em estilo colonial. Por fim, duas opções um pouco mais baratas são o Hotel Ciudad Real e o Hotel Real del Valle. E uma das alternativas mais reservadas da cidade é o Guayaba Inn Boutique Hotel.

Veja mais opções de hotéis no centro de San Cris

Como o reduto mochileiro que é, há hostels muito bons em San Cris. Um dos melhores fica na rua em que me hospedei – passei na porta algumas vezes e me pareceu uma boa opção. É o Puerta Vieja Hostel, que está a três minutos do Zócalo, sendo um dos albergues mais bem localizados da cidade. O outro é o El Hostalito 14, mas a disponibilidade de camas por lá é menor.

Veja aqui mais opções de hostels em San Cris

Por fim, vale ressaltar que os preços mostrados por buscadores de hospedagem, como o Booking, têm uma peculiaridade no México: em geral não estão inclusos os impostos, cerca de 20%. Pense nesse valor na hora de efetuar sua reserva.

hotéis em san cristóbal de las casas

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: