fbpx

A Mesquita-Catedral de Córdoba, uma joia da arquitetura árabe na Espanha

Lá pelos idos de 700 d.C, os árabes cruzaram o estreito que separa a Península Ibérica da costa norte da África e resolveram que iam ficar por ali mesmo. Eles batizaram a terra de “península de Al Andalus”, construíram palácios, cidades e mesquitas, e se assentaram. A chamada “ocupação moura” não encontrou muita resistência para tornar-se real – em menos de uma década, estava tudo dominado -, e se prolongou por séculos, só tendo terminado definitivamente em 1492. Tempo suficiente para deixar profundas marcas históricas, arquitetônicas e culturais por onde passou. Os mouros se estabeleceram em boa parte do território da Espanha e Portugal, mas a comunidade autônoma da Andaluzia, no sul da Espanha, foi sem dúvidas a que mais preservou as heranças do período.

Mesquita-Catedral de Córdoba

Córdoba inteira é uma dessas heranças, e a Mesquita-Catedral, aquela construção gigantesca bem no coração do centro histórico da cidade, é uma das principais joias deixadas pelos mouros na Espanha. Mas, Mesquita-Catedral? Pois é, construída pelos árabes sobre as ruínas de uma antiga igreja, foi poupada na reconquista cristã por ser bonita demais para ser demolida (a Igreja decidiu que era melhor botar abaixo todos os templos muçulmanos e judeus da região). O jeito era fazer a mesquita virar a casaca e, até hoje, ela funciona como uma boa e comportada catedral católica, com bispos, missas periódicas e tudo mais. O nome, no entanto, ficou: por todas as ruas em Córdoba, as placas apontam para a Mesquita-Catedral, ainda que a contra-gosto da Igreja, que acha um disparate seguir chamando de mesquita um templo absolutamente cristão.

Mesquita-Catedral de Córdoba

A Mesquita-Catedral de Córdoba recebe mais de um milhão de pessoas todos os anos. A maior parte delas procura o lugar por razões turísticas e culturais, e não com fins de adoração. Nesse caso, preservar o nome que evidencia a história local faz sentido: durante os anos árabes, a cidade era uma verdadeira metrópole multicultural (para padrões da época), onde cristãos, muçulmanos e judeus coexistiam em uma dinâmica social complexa.

Gigantesca, a mesquita que virou catedral vale a visita não apenas por sua importância histórica, mas porque ela é realmente impressionante. Essa é a maior construção islâmica do ocidente e a terceira maior do mundo. A construção é todinha decorada com 900 arcos em vermelho e branco, diversas pinturas cristãs e um órgão enorme e de cair o queixo.

Algumas partes foram parcialmente destruídas na reconquista e tiveram que ser restauradas, o que acabou resultando em uma mistura de estilos arquitetônicos que evidencia bem a cristianização do espaço ao longo dos séculos. A parte católica acabou sendo construída bem no centro e de forma nada sutil marca essa ruptura, o que não deixa de ser bonito e interessante.

Mesquita-Catedral de Córdoba

Mesquita-Catedral de Córdoba

Como visitar a Mesquista-Catedral de Córdoba

Horários: A Mesquita-Catedral de Córdoba abre de segunda a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos e feriados religiosos funciona das 9h às 10:30h e das 14h às 18h.

Preços: O bilhete regular pode ser comprado no local e custa 10 euros (há desconto para estudantes). Visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência no site oficial. A entrada é grátis entre as 8h30 e as 10h30, quando acontecem as missas. Você só vai precisar fazer silêncio e se segurar nas fotos, para respeitar o momento de oração dos fiéis.

Não deixe de subir no Minarete para ter uma vista da cidade, em especial da Juderia e do bairro árabe, e de passear pelo pátio das laranjeiras. A planta é uma marca registrada das cidades da Andaluzia.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Foto destacada: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “A Mesquita-Catedral de Córdoba, uma joia da arquitetura árabe na Espanha

    1. Olá , obrigada pela dica , mas fiquei com dúvidas :
      Como utilizar o Horário gratuito, é só chegar e ficar na fila? irei no Domingo , esse horário também vale pra esse dia?
      Obrigada mais uma vez

      1. Mônica, não há fila. O horário gratuito é durante a missa. Então é como uma igreja normal, as pessoas entram para assistir e vc pode entrar tb. Ele vale pra qqr hora que estiver rolando uma missa, que são diárias.

        Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.