O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo

O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo

Dentre os melhores passeios para se fazer em Portugal, onde não faltam lugares incríveis para conhecer, é visitar aldeias históricas que normalmente ocupa posição de destaque na minha lista de preferidos. E Marvão, no Alentejo, agora faz parte do ranking de lugares que eu recomendo para todo mundo, junto com as aldeias históricas da região da Serra da Estrela.

O charme de Marvão está em ser uma vila dentro de um castelo, no alto de uma serra, com uma vista infinita que alcança quase a Espanha e casinhas brancas históricas.

Saiba mais: Do Alentejo se vê a grandeza do mundo 

O que fazer em marvao alentejo portugal

Um pouco sobre a história de Marvão

A história da cidadezinha é milenar. Tudo começa no período romano, quando, no final do século 1, época do Imperador Augusto, foi fundada na Serra de São Mamede a cidade romana de Ammaia. Era uma importante cidade para a província da Lusitânia e assim continuou sendo até o século 4. Porém, nos séculos seguintes foi caindo em declínio e ficou despovoada. Isso coincidiu com o domínio árabe da Península Ibérica.

O ponto mais alto da região onde estava Ammaia começou a ser ocupado para fins militares desde o tempo dos romanos, chamado de Fortaleza de Ammaia. Foi no século 9, porém, que o muladi (misto de cristão e árabe) Ibn Maruán criou um reino rebelde em Badajoz, hoje Espanha, e resolveu fundar uma cidade naquele estratégico ponto alto – muito mais seguro e praticamente impossível de conquistar. Marvão, como vocês podem perceber, vem do nome Ibn Maruán. Era o refúgio estratégico para o líder, quando Badajoz era ameaçada.

O que fazer em marvao alentejo portugal

O castelo continuou no domínio árabe até ser tomado pela primeira vez por Dom Afonso Henriques, em alguma altura entre 1160 e 1166. Essa ocupação, porém, não durou muito, pois os árabes conseguiram retomar o território alguns anos depois e somente em 1226, já no reino de D. Sancho II, com o apoio de ordens militares, que fez parte de vez do território português.

Ao longo dos séculos seguintes, o Castelo de Marvão teve importância significativa nas disputas internas do governo português e também nas guerras contra Castela e Espanha.

O que fazer em Marvão, Portugal

O que fazer em marvao alentejo portugal

Hoje Marvão é uma vila alentejana com quase 500 habitantes, que fica bem no meio do Parque Natural da Serra de São Mamede, a quase 900 metros de altitude. Para chegar ali, alugar um carro é a melhor escolha. Para quem quer tentar ir de ônibus há duas opções partindo de Portalegre: Linha 8903Linha 8313. E uma opção da Rede Expressos que passa por Lisboa.

Há alguns pontos de estacionamento fora das muralhas e dali é preciso passar por grandes portões para entrar na vila. Do lado de fora dos muros ficam o convento e a igreja de Nossa Senhora da Estrela.

O que fazer em marvao alentejo portugal

A principal atração da cidade é, sem dúvida, o Castelo do Marvão. Classificado como monumento nacional, a antiga fortaleza fica aberta diariamente, das 10h às 17h, com entrada de €1,50. A visita começa pela cisterna, uma das maiores em Portugal, com 10 metros de altura, 46 de comprimento e capacidade de acumular água por até seis meses. Dali você visita portas, terreiros, torres, pátios das armas, entre outros lugares. Do alto das torres e ao longo das muralhas a vista é impressionante.

Leia também: 10 castelos em Portugal para se sentir numa viagem no tempo

O que fazer em marvao alentejo portugal

O que fazer em marvao alentejo portugal

Ao pé da entrada do castelo ficam jardins bem bonitos e logo em frente o Museu Municipal, localizado dentro da antiga Igreja de Santa Maria, com uma coleção de arte sacra, arqueologia e etnografia.

castelos de portugal marvão

Caminhar pelas ruas é outro passeio imperdível. Na rua do Espírito Santo fica a Casa dos Governadores, do século 17, a fonte do conselho, também do século 17, e a Capela do Espirito Santo, do século 16. Também é possível visitar o largo do pelourinho, séc. 16, onde fica a Câmara Velha, antiga prisão que funcionou até 1956. Hoje, ali funciona o centro cultural da cidade, incluindo uma sala de exposições do prédio histórico.

O que fazer em marvao alentejo portugal
O que fazer em marvao alentejo portugal

Arredores de Marvão: praia fluvial, ruínas romanas e Castelo de Vide

Para quem visita a cidade em dias de calor, basta descer poucos quilômetros até a praia fluvial de Portagem, no rio Sever. O belo complexo de piscinas nas águas é cercado de árvores e também fica ao pé de uma ponte quinhentista e uma torre medieval. Estive lá em junho, num dia quente, e o local estava bem cheio de espanhóis, visto que a fronteira é logo ali.

praia fluvial marvao portugal

A cerca de dois km dali ficam as ruínas romanas de Ammaia. Há um pequeno museu, com a história e artefatos recuperados, e uma área aberta onde é possível ver as escavações das ruínas do que um dia foi uma cidade romana importante, com fórum, banhos públicos e anfiteatro. No dia da minha visita acontecia a Ammaia Festum, uma feira romana com espetáculos, banquete e shows representando a época.

ammaia cidade romana marvao portugal

Castelo de Vide é outra cidade fortificada na Serra de São Mamede que vale a visita. Fica a poucos quilômetros do Marvão e tem como diferença o fato de ser mais movimentada: claramente, há mas pessoas vivendo ali. O castelo em Castelo de Vide tem um burgo medieval dentro, com ruas decoradas de flores. Na cidade também ficam uma das antigas judiarias em Portugal: bairros formados por comunidades de judeus que fugiram da Espanha, quando a religião foi proibida por lá.

castelo de vide alentejo portugal

Onde ficar no Marvão: dicas de hospedagem

Eu só estive lá por algumas horas, mas fiquei com vontade de dormir na vila, tanto pelo charme, quanto pelo fato do céu noturno nessa região do Alentejo ser bastante especial. Como Marvão é realmente uma vila pequenina, com apenas quatro restaurantes, não há muitas opções de hospedagem, mas praticamente todas têm nota excelente no Booking. Para ver todas as opções de hospedagem em Marvão, incluindo nos arredores da cidade, clique aqui. 

Dentre as alternativas mais baratas estão a Casa da Silverinha e a Casa O Arco Alojamento Local, alojamentos locais com quartos duplos a partir de 40 euros. Quem quer ainda mais conforto pode ficar na tradicional Pousada de Marvao, um hotel 4 estrelas ou a Casa da Árvore.

Sou jornalista, tenho 29 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

Um comentário em O que fazer em Marvão, Portugal: uma vila histórica no Alentejo

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: