Onde se hospedar em Natal: dicas de praias e hotéis

Onde se hospedar em Natal: dicas de praias e hotéis

Poucas capitais do nordeste oferecem uma resposta tão simples para essa pergunta. A melhor região onde se hospedar em Natal é na Praia de Ponta Negra. Ponto. Essa é a faixa de areia mais bonita – com o Morro do Careca ali, de cartão-postal – e também mais próxima da vida noturna da cidade. Mas não foi sempre assim, afinal o desenvolvimento do bairro começou somente na década de 1990. Além disso, alguns turistas podem preferir ficar em outras áreas, de acordo com o estilo da viagem.

Bora entender um pouquinho mais da geografia de Natal? A capital do Rio Grande do Norte é a segunda menor do Brasil. Apenas Vitória, no Espírito Santo, tem área mais reduzida – e olha que a capital capixaba é uma ilha. Isso é importante para você entender que muitas das atrações de Natal não estão, de fato, em Natal, mas na região metropolitana. Esse é o caso do tradicional passeio de buggy pelo litoral norte, que ocorre no município de Extremoz, e também de atrativos do litoral sul, que estão numa cidade chamada Parnamirim.

Veja também: Passeio de buggy em Natal e as dunas do litoral norte

Praias do nordeste: seis roteiros para você viajar

A praia de Ponta Negra está na parte sul de Natal, quase na divisa com Parnamirim (ícone verde claro no mapa). Ela é ligada à zona norte pela Via Costeira (ícone amarelo), uma avenida de 10 quilômetros que passa entre o Atlântico e o Parque Estadual das Dunas. Essa avenida é outro ponto de concentração de hotéis, em especial resorts. Por fim, há o polo hoteleiro original da cidade, na região turística antes do desenvolvimento de Ponta Negra. São os hotéis próximos às praias do centro, como a do Meio (ícone verde escuro), a dos Artistas e a de Areia Preta.

Praia de Ponta Negra

Ponta Negra nasceu com a Segunda Guerra Mundial. Até então uma vila de pescadores afastada do centro, essa praia começou a se desenvolver quando os Estados Unidos instalaram uma base área por ali. O fluxo de pessoas e a especulação imobiliária aumentaram mais ainda a partir dos anos 1980, quando foi inaugurada a Via Costeira. Os passos seguintes foram a urbanização da antiga estrada de Ponta Negra, hoje Avenida Roberto Freire (ícone azul no mapa), a principal do bairro e que é uma continuação da Via Costeira, e a criação do calçadão à beira-mar, isso já nos anos 2000.

Essa introdução toda é para deixar claro que tudo por ali é relativamente recente e te ajudar a evitar um estranhamento que afeta muita gente que se hospeda em Ponta Negra: o bairro ainda tem um número alto de terrenos baldios, que vão sendo, pouco a pouco, ocupados por hotéis, prédios e restaurantes.

Caso saía à noite e a pé, evite caminhar pelas ruas mais vazias e prefira seguir pela Avenida Roberto Freire. Também convém evitar a escadaria que fica perto do Morro do Careca e a parte final da Ponta Negra, que é bem mais vazia. As recomendações não são para assustar ninguém não, viu: ficando ali você estará bem e numa das áreas mais seguras da cidade. Mas, sabe como é, nunca deixe de estar atento.

Ache opções de hotéis em Ponta Negra 

Onde ficar em Natal

Onde eu fiquei

A construção de prédios altos é proibida nos quatro quarteirões próximos ao mar, o que deixa o bairro de Ponta Negra com um clima de cidade do interior. Há vários hotéis e pousadinhas por ali, pra mim a melhor localização de Natal. Eu me hospedei no Pizzato Praia Hotel, que está a um quarteirão da praia de Ponta Negra, tem piscina, quartos com varanda e alguns com vista para o mar (e para o Morro do Careca). Ó:

Onde se hospedar em Natal

Vista do meu quarto e a piscina do Pizzato Praia Hotel

Para chegar na Praia era só sair pelo portão e andar 50 metros. A caminhada também era curta para ir para os principais bares e restaurantes de Ponta Negra, como o Camarões Potiguar. Achei o café da manhã do Pizzato Praia Hotel muito bem servido e isso inclusive é elogiado por outros hóspedes, no Booking. O hotel conta ainda com um salão de jogos e um bar, próximos à piscina, e estacionamento gratuito.

hotéis em natal

Interior do hotel

Se os hotéis menores e pousadas estão nos primeiros quarteirões de Ponta Negra, os grandes estabelecimentos, prédios enormes e muitos deles novíssimos, feitos para a Copa de 2014, estão na Avenida Roberto Freire, a uns 10 minutos de caminhada da praia.

Ache mais opções de hotéis em Ponta Negra 

Pizzato Praia Hotel

Via Costeira

Na sua frente estará o mar. Atrás de você o Parque das Dunas, a segunda maior área verde urbana do país. Por isso, a Via Costeira acabou se tornando o endereço de resorts e grandes cadeias de hotéis, aqueles com quatro e cinco estrelas e com grande estrutura de piscinas e lazer, embora a maioria deles não funcione no esquema all inclusive típico do Caribe.

É uma boa alternativa para quem quer ficar na areia e não pretende fazer muita coisa além do combo, espreguiçadeira, hotel e mar, mas é bom dizer que a praia não é das melhores para banho, por conta das correntes. Por outro lado, você não estará perto de nada – e precisará pegar um táxi/uber toda vez que for a um bar, restaurante ou mesmo ao centro comercial.

Ache opções de hotéis na Via Costeira 

Onde se hospedar em Natal: as praias do Centro

As Praias de Areia Preta, do Meio e dos Artistas estão próximas ao centro de Natal. Foi por ali que a cidade nasceu, em 1599, às margens do Rio Potenji e do Atlântico. É ali que está o Forte dos Reis Magos (ícone laranja), assim como a saída para Ponte Newton Navarro (ícone roxo), que leva para o litoral norte e é bonitona.

Essa é uma área urbanizada, cheia de bares e restaurantes. Os hotéis à beira-mar têm vista linda. Antes do desenvolvimento de Ponta Negra, a praia mais turística de Natal era a do Meio. A partir dos anos 1990, essa região sofreu com uma certa decadência, influenciada pela migração dos turistas, mas houve uma revitalização a partir de 2003. Hoje, as praias do centro são mais frequentadas por natalenses do que por viajantes.

Em termos de segurança, por ali convém evitar certas áreas da praia do forte, inclusive nos arredores dele, e em frente à igrejinha do bairro Mãe Luiza, uma área carente, mas que está cercada pelos bairros com maior IDH de Natal.

Veja opções de hotéis nas praias do centro

onde ficar em Natal

E Pipa?

Pipa é linda e está pertinho, a 90 quilômetros ao sul de Natal. A proximidade induz muita gente a visitá-la no esquema bate-volta, mas, numa boa, isso não é boa ideia, não. O melhor é passar pelo menos uma noite por lá, embora eu tenha ficado com vontade de ficar ao menos três. Neste texto aqui eu explico como escolher onde ficar em Pipa.

O 360meridianos faz parte do programa de afiliados do Booking. Por isso, ao reservar qualquer hotel pelos links listados neste texto, nos ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e assim ajuda o 360 a se manter como um veículo independente. Eu me hospedei no Pizzato Praia Hotel a convite do estabelecimento, mas, como de costume, todas as opiniões aqui são sinceras.

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

4 comentários em Onde se hospedar em Natal: dicas de praias e hotéis

  1. Olá Rafael!
    Adorei seu texto!
    Vc citou que evitássemos andar pelo final de Ponta Negra por ser mais deserto, certo? Compreendi que não foi com o intuito de nos assustar, mas como disse, sabe como é, né?rs… Daí te pergunto, o “final” de que se refere é onde está o morro do Careca? Pergunto pq eu e minha família estaremos indo para lá em dezembro deste ano e gostaria de saber qual mo melhor ponto, em sua opinião, para nos hospedar? Onde há mais movimento, próximo a restaurantes.
    Desde já sou grata!
    Monique Nascimento.

    • Oi, Monique. É só pra ficar esperto mesmo, não é pra ter medo nem nada. 🙂 Eu fiquei em Ponta Negra e foi ótimo, bem tranquilo, acho que é a melhor localização na cidade.

      Enfim, coisa que é preciso dizer em qualquer grande cidade latino-americana.

      Acho que só convém evitar a região ao redor do Morro do Careca, que é mais vazia e onde já houve casos de assalto a turistas, principalmente à noite. A ponta oposta, ali perto do Pizzato Praia Hotel, onde fiquei, é ótima.

      Abraço.

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: