fbpx

O que fazer em San Sebastián, na Espanha: atrações e roteiros

Quer saber o que fazer em San Sebastián? Essa bela cidade da Espanha é conhecida como Donóstia entre os Bascos. Sua fama, no entanto, excede as fronteiras invisíveis da região. É considerada por muitos uma das cidades mais bonitas da Espanha e um polo gastronômico de primeira – vide a constelação de Michelins distribuída entre os restaurantes locais e seus tradicionais bares de pintxos, as famosas tapas bascas.

Para ajudar você a não perder nadinha dessa cidade, preparamos esse guia completo com atrações, passeios e muito mais o que fazer em San Sebastián.

As 13 principais atrações de San Sebastián

Para curtir todas as atrações de San Sebastián e ainda conseguir aproveitar a cena gastronômica local e curtir bem a vida noturna e boêmia da cidade, o melhor é ficar entre três e cinco dias.

Muita gente está por ali apenas de passagem, explorando várias partes da Espanha. Se esse for o seu caso, tente ficar ao menos dois dias em San Sebastián.

Seja qual for seu tempo na cidade, temos sugestões de roteiros completos em San Sebastián ali embaixo.

1. As construções do Centro Histórico

Catedral de San Sebastián entre dois prédios históricos da Parte Vieja de San Sebastián

A catedral de San Sebastián se destaca por seu estilo gótico

O centro histórico, ou Parte Vieja, é um ótimo lugar para começar seu roteiro por San Sebastián. A região é formada por ruas estreitas, muitas delas exclusivas para pedestres e fica no sopé do Monte Urgull e atrás do porto da cidade. Ali ficam lojas de artesanato e os tradicionais bares de pintxos do País Basco.

Entre os principais pontos para se visitar no centro histórico de San Sebastián está a Praça da Constituição, local onde ocorrem os principais eventos públicos da cidade. Outro lugar que vale a pena visitar é a Igreja de São Vicente, o Museu San Telmo – que conta um pouco da história e da evolução da sociedade basca -, a Basílica de Santa Maria del Coro e a bela Catedral de San Sebastián.

Basílica de Santa Maria del Coro, no centro histórico de San Sebastián

Uma boa ideia para conhecer melhor o centro histórico e seus arredores é fazendo um free walking tour pela cidade! Assim você vê os pontos mais importantes com ajuda de um guia local. Dá para reservar seu lugar grátis aqui.

2. Monte Urgull e Castillo de la Mota

Vista do Monte Igueldo desde o Monte Urgull, em San Sebastián, Espanha

Quando você se cansar de se perder pelo labirinto de ruelas, siga para a entrada do Monte Urgull. A parte velha de San Sebastián cresceu aos pés desse monte. Lá em cima fica o Castillo de la Mota, uma fortaleza que defendeu a cidade a partir do século 12 e ainda está muito bem preservada.

Hoje, o local já perdeu o uso militar e brinda visitantes e moradores com excelentes vistas da cidade e das três principais praias: la Concha, Ondarreta e Zurriola.

3. Porto de San Sebastián

Outra vez morro abaixo, aproveite a proximidade com o porto para comer em um dos restaurantes dali. Esse é um local bastante emblemático na cidade, que durante muito tempo baseou sua economia na pesca. Hoje, o porto ainda reserva um espaço para os pescadores da cidade, mas outra parte é destinada ao lazer.

Todos os dias, às 17h30, os pescadores se reunem por ali para pesar os peixes do dia. Vale a pena dar uma paradinha por lá para ver o ritual.

Para comer, alguns lugares recomendados no porto são os restaurantes La Rampa, Azark e Atari Gastroleku.

Se você pretende fazer alguma atividade aquática, pode procurar o Clube Náutico da cidade, que fica ali perto. Do porto também saem passeios de barco pela região. Há passeios de catamarã a partir de 12 euros.

4. Playa de La Concha

Imagem panoramica da Playa de la Concha, em San Sebastián

A Playa de La Concha é a praia mais famosa de San Sebastián. No verão, pode ser que ela esteja cheia demais para o seu gosto, por isso, o melhor horário para passar por lá é de manhãnzinha.

Ali perto fica o Ayuntamento de San Sebastián –  um bonito edifício originalmente construído para servir como cassino – e o luxuoso Hotel María Cristina, uma das construções mais icônicas da cidade.

É nele que se hospedam os artistas que todos os anos participam do Festival de Cinema de San Sebastián, que tem como sede o Teatro Victoria Eugenia, construído como uma continuação do hotel.

5. Peine de Vento

Escultura de ferro sobre uma rocha em frente ao mar, chamada Peine del Viento, uma das atrações de San Sebastián

Quando você sentir vontade de fazer uma agradável caminhada à beira-mar, siga pelo Paseo Marítimo da Playa de la Concha em direção a Ondarreta.

No final da baía, você dará de cara com o Peine de Vento, nome dado às esculturas de ferro incrustadas na rocha pelo artista Eduardo Chillida.

7. Monte Igueldo

O Peine de Vento está no sopé do Monte Igueldo. Pegue o charmoso funicular de madeira para chegar ao topo. Lá em cima há um bonito farol, um hotel e um parque de diversões antigo, mas o que mais chama a atenção é a vista impressionante da cidade.

Tire muitas fotos e tome a funicular de volta. Você pode caminhar novamente até o centro ou pegar um dos ônibus que passam pelo marítimo para regressar.

Se você preferir caminhar, não deixe de entrar no Parque Miramar e conhecer o Palácio que fica dentro do parque.

8. Bares de Pintxos

Pinxtos (saduiches pequenos e fatias de torta) expostos em um balcão em uma taverna em San Sebastián

No fim da tarde, volte para a Parte Vieja e comece uma ronda pelos tradicionais bares de pintxos. O costume basco é tomar uma cerveja e comer um pintxo em cada bar, antes de seguir para o próximo.

Os pintxos de San Sebastián são famosos em toda a Espanha por mesclarem a tradição local com tendências modernas da gastronomia. Para não errar, a dica é fazer um tour gourmet pelos bares de pintxos. Há também uma opção que inclui degustação de vinhos locais.

Veja algumas indicações de quais bares visitar em San Sebastián:

  • Bar Gorriti  (Calle San Juan, 3)
  • Cuchara de San Telmo (Calle 31 de Agosto, 23)
  • Astelena 1960 (C/Euskal Herria, 3)

Leia também: Roteiro pelos melhores bares de pintxos em San Sebastián

9. Kursaal

O Kursaal é um centro de congressos e auditórios bastante famoso na cidade por seu belo projeto arquitetônico, do espanhol Rafael Moneo. A noite, ele se ilumina e se transforma em um dos principais pontos turísticos da cidade.

10. Spa La Perla

Vale a pena relaxar um pouco no histórico spa La Perla, que fica de frente para o mar e retoma os ares da Belle Epoque em San Sebastián.

Quando foi inaugurado, em 1912, foi considerado o mais bonito do mundo e recebeu inúmeras celebridades da época. Embora tenha sido reformado e modernizado, o lugar ainda ostenta o ar retrô. O lugar é também reconhecido pelos tratamentos com água do mar.

11. Mercado de La Brexta

Quando bater a fome, dê uma passada no Mercado de La Bretxa, um tradicional ponto de venda de alimentos e artesanatos, para beliscar delícias locais.

No subsolo você encontra diversas bancas de peixes que vêm diretamente dos pescadores de Donóstia e que fazem da culinária basca uma das mais apreciadas da Espanha.

12. Eventos, festivais e vida noturna

A vida cultural e a boêmia também colocam San Sebastián no mapa turístico europeu. Além da animada vida noturna local, que transforma a Parte Vieja em uma grande festa, todos os anos, em setembro, a cidade hospeda seu Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes do mundo.

O evento já recebeu as premieres de filmes como Um Corpo que Cai (1959), Melinda e Melinda (2004) e Star Wars (1977).

Outro evento cultural que para as ruas da cidade é a Tamborada, uma celebração que lembra a invasão das tropas napoleônicas. Realizada anualmente no dia 20 de janeiro, a festa homenageia o padroeiro da cidade, São Sebastião, e atrai tanto moradores quanto turistas para uma experiência inesquecível.

O evento consiste em uma série de desfiles de grupos de tamborileros, vestidos com trajes históricos e militares, que tocam tambores e barris pelas ruas da cidade durante 24 horas ininterruptas.

13. Sidrerias

Taverneiro servindo sidra a uma longa distância da taça em uma sidreria em San Sebastián

A sidra é uma das bebidas tradicionais do norte da Espanha e, em especial, no País Basco. Elas são servidas nas tavernas e bares de pintxos, e o costume é que o copo seja colocado o mais longe possível da boca da garrafa na hora de despejar o líquido. Os garcons chegam a competir para ver quem consegue servir a taça mais longe sem derramar a sidra!

Em San Sebastián há algumas sidrerias, locais de producão de sidra, que você pode visitar para conhecer melhor sobre o processo de produção da bebida e degustar um pouquinho, porque ninguém é de ferro.

Depois de um passeio guiado, você poderá comer comida típica basca no restaurante da sidreria e beber sidra à vontade!  Também é um costume local que sempre que alguém disser “Txotx”, todo mudo precisa virar o copo de sidra. Disso pra sidreria descambar para uma festança é um pulo!

Essas são algumas das sidrerias que você pode visitar em San Sebastián:

  • Txirrita Sagardotegia Sidreria (San Bartolome Kalea, 32)
  • Sidreria Beharri (Narrika Kalea, 22)
  • Intxaurrondo Sidreria (Zubiaurre Pasealekua, 72)

Sugestões de roteiros em San Sebastián

Agora que você já conhece as principais atrações de San Sebastián, veja nossas sugestões de roteiro para a sua passagem pela cidade.

O que fazer em San Sebastián em 2 dias

  • Dia 1: Comece com as atrações do centro histórico. Essa é uma ótima oportunidade para fazer um free walking tour pela cidade! Assim você vê os pontos mais importantes com ajuda de um guia local. Dá para reservar seu lugar grátis aqui.

Quando se cansar de se perder nas vielas, siga para o Monte Urgull. Termine o dia explorando os bares de Pintxos ou com um tour de Pintxos em San Sebastián

  • Dia 2: Faça uma caminhada pelo passeio marítimo da Playa da Concha, saindo do Porto até o Peine del Vento. Depois, hora de subir o Monte Igueldo para mais vistas deslumbrantes da cidade.

O que fazer em San Sebastián em 3 dias

Siga o roteiro até aqui e acrescente:

  • Dia 3: Com mais tempo, você pode visitar o Museu de San Telmo para conhecer mais sobre a história e cultura basca, além de ficar por dentro de fatos interessantes sobre San Sebastián. O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo das 10h às 20h.

Você pode tirar o resto da tarde para descansar na Playa de La Concha ou em alguns dos parques mais lindos da cidade, como o Cristina Enea Park. Esse também é um bom dia para fazer uma visita ao Mercado de La Brexta.

O que fazer em San Sebastián em 4 dias: opções de viagem bate-volta

Siga o roteiro até aqui e acrescente:

  • Dia 4: Dia de escolher uma viagem pelos arredores de San Sebastián! O País Basco é belíssimo e tem várias opções de bate-volta. A mais fácil é visitar os vilarejos costeiros de Hondarribia, San Pedro e San Juan, que ficam próximos a San Sebastián. Ali você poderá ver de perto a autêntica cultura basca, quase intocada pelo tempo!

É possível fazer esse trajeto de carro, por conta própria, mas recomendamos contratar um tour guiado pelos vilarejos, para otimizar o seu tempo e permitir que você tenha acesso a informações sobre a história e cultura com um guia local.

Se ainda assim você preferir alugar um carro, recomendamos usar um comparador de locadoras, como a Rent Cars. Você insere o local de retirada do veículo, as suas datas e horários e o site vai te fornecer os preços e modelos de veículos disponíveis nas principais empresas que atuam naquele local.

  • Outra possibilidade de day trip saindo de San Sebastián é visitar Biarritz, que está no País Basco Francês. Embora um pouquinho mais distante que os vilarejos, essa é uma viagem emblemática, pois Biarritz é uma cidadezinha super charmosa e mundialmente conhecida por ser a capital do surf! Ficou interessado? Então leia nosso post sobre o que fazer em Biarritz.

Assim como a day trip anterior, você pode ir de carro alugado ou contratar um passeio guiado para Biarritz, saindo de San Sebastián. Tem uma outra opção mais econômica aqui também.

A viagem de um dia inteiro inclui também uma parada pela costa francesa e no vilarejo pesqueiro de Saint Jean de Luz.

  • A terceira opção de day trip a partir de San Sebastián é a vizinha Bilbao e a incrível San Juan de Gaztelugatxe, que já foi cenário de Game of Thrones e é uma das paisagens com praias selvagens mais incríveis da Espanha. Para conseguir ver tudo isso num bate-volta sugiro contratar um tour guiado que te pega e devolve no hotel, mas você também pode ir de carro.
Vista de San Juan de Gaztelugatxe, uma igreja erguida sobre uma rocha, no meio do mar, ligada ao continente por uma estrada de pedra

San Juan de Gaztelugatxe está a 1h45 de carro de San Sebastián

O que fazer em San Sebastián em 5 dias

Siga o roteiro até aqui e acrescente:

  • Dia 5: Se você tiver pique, pode fazer outra viagem de bate-volta pelos arredores de San Sebastián ou aproveitar para ter seu dia de princesa e relaxar no Spa La Perla. Mas se a boêmia da cidade te encantou, eu sugiro que você visite uma Sidreria para conhecer mais sobre a produção local de sidra.

Como chegar em San Sebastián partindo de outras cidades da Espanha

San Sebastián está conectada a outras cidades da Espanha e da França por trem ou ônibus. Saindo de Bilbao, o trajeto de ônibus custa apenas 6.50 euros e dura cerca de 1h30. Nesse caso, não compensa viajar de trem, já que o trecho costuma sair mais caro, 20 euros, e demora quatro horas.

Leia também: Roteiros de viagem pela Espanha

O aeroporto da cidade funciona, na verdade, em Hondarribia, um município vizinho, mas só recebe voos domésticos, em especial de Madrid. No entanto, há serviços de ônibus que conectam aos aeroportos internacionais de Bilbao (117km) e Biarritz, na parte francesa do País Basco, (32km), ambos saindo da rodoviária de San Sebastián e custando cerva de sete euros.

Há um trem saindo de Lisboa até a fronteira com a França, que para em San Sebastián. Você pode comparar preços dos trens, ônibus e voos no site da Omio.

Quando viajar para San Sebastián

A melhor época para visitar San Sebastián é de março a junho. Nessa época o rigoroso inverno no norte da Espanha já passou e o clima fica mais agradável, mas a cidade ainda não fica tão cheia de turistas como no verão.

Entre julho e agosto, há muitos eventos e festivais na cidade, o que é muito divertido, mas acaba atraindo muitos turistas e os preços são bem mais caros. Em setembro e outubro, o clima ainda é bom e os turistas já foram embora, o que torna esses meses uma boa opção também.

Não recomendo ir no inverno, uma vez que é bastante frio (eu peguei neve por lá) e alguns lugares ficam fechados.

Onde ficar em San Sebastián

San Sebastián possui excelentes opções de hospedagem, em especial no centro histórico e nas proximidades da Playa de La Concha, os melhores lugares para procurar seu hotel.

Eu fiquei no Downtown River Hostel, localizado perto da Catedral del Buen Pastor e do Mercado de la Bretxa, ao lado da rodoviária. Na época eu paguei apenas 14 euros a noite, mas os preços subiram bastante depois da pandemia. Infelizmente esse foi um padrão na cidade toda.

O local conta com cozinha equipada, banheiros limpos e recepção 24 horas.

Veja mais opções de hospedagem em San Sebastián:

Econômica: 

  • Albergue/Auberge ULIA Youth Hostel: essa é atualmente a opção mais em conta para se hospedar em San Sebastián, a boa notícia é que é um hostel bem honesto e com vistas belíssimas para a cidade.
  • Koba Hostel: Outra opção em conta e com café da manhã incluído, a 350 metros da Playa de la Concha.

Custo/benefício:

  • Central Roomss: Pousadinha três estrelas, bonitinha e confortável, localizada no centro de San Sebastián.
  • Satori Suites:  A 500 metros da praia, oferece apartamentos amplos para casais ou famílias.

Conforto:

  • Villa Eugenia Boutique Hotel: Com piscina aquecida e jardim, tem quartos para casais e famílias e oferece um café da manhã fabuloso por 15 euros.
  • Hotel Atari: Com bar, lounge compartilhado e vista da cidade, fica no centro histórico de San Sebastián e o café da manhã está incluso na diária.

Se você ainda não tem certeza de onde se hospedar, leia nosso post Onde ficar em San Sebastián ou procure hotéis na cidade no Booking.com.

Seguro de viagem para a Espanha

O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Espanha, assim como todos os países da zona Schengen, e pode ser exigido na imigração. E não vale qualquer seguro, é preciso que tenha uma cobertura mínima de 30.000 euros.

Você pode conseguir seguro de viagem para a Europa, com desconto para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05. Dá uma olhada nas ofertas abaixo. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (2 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “O que fazer em San Sebastián, na Espanha: atrações e roteiros

  1. gosto com meu marido.Estou pesquisando algumas cidades e uma que me interessou foi San Sebastian.Como ainda não fechei o nosso roteiro,gostaria de mais informações de como chegar na cidade.Melhor sair para Madri ou Barcelona ou outra cidade?
    Agradeço sua atenção.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.