fbpx

5 aventuras imperdíveis no País de Gales

O País de Gales fica no cantinho do Reino Unido e é uma perfeita combinação de campos verdes, castelos e uma longa costa para o mar da Irlanda. Esses quase 2700 km de litoral são o motivo para que, em 2018, Gales celebre o Ano do Mar.

Quem nos acompanha no Instagram deve se lembrar que em julho estive no país, a convite do Visit Wales, para conhecer mais sobre o lado aventureiro que esse adorável país de coração celta tem para oferecer. Apesar de eu não ser a pessoa mais esportista da face da Terra, me diverti de montão e posso garantir: se eu consegui, muita gente também consegue embarcar numa viagem de turismo de aventura pelas terras galesas.

Leia também todos os nossos posts sobre o País de Gales

Segue uma listinha bem legal de atividades que você pode explorar quando estiver por lá. O que elas têm em comum, além da aventura? Os cenários mais bonitos que já visitei no Reino Unido, um povo extremamente simpático – apesar do sotaque difícil – e muita tranquilidade.

pais de gales turismo por do sol praia

Pôr do sol em Aberdaron

1. Coasteering

Se você nunca ouviu falar desse esporte, calma que já explico. Coasteering é uma atividade inventada em Gales, que basicamente significa explorar a costa. Por explorar, entenda-se: nadar, escalar pedras, pular no mar do alto das pedras, entrar em cavernas e por aí vai. Toda a atividade é acompanhada de um guia e com todo o equipamento de segurança e trajes para manter o corpo quente, mesmo na água gelada.

Foi uma das coisas fisicamente mais desafiadoras que já fiz, mas também valeu a pena. É aquele tipo de atividade que você não acredita que está fazendo e no final fica muito orgulhosa de si mesma. Para completar, ainda tem a vista maravilhosa da costa galesa.

pais de gales turismo coastering 3 pais de gales turismo coastering 3 pais de gales turismo coastering 3

Muita gente ficou se perguntando por que diabos eu estava pulando na água de tênis, quando viu a foto no Instagram. É que o tênis é fundamental para toda a atividade, que inclui escalada e tudo mais.

A minha experiência durou três horas e foi na região do parque Snowdonia, na Península de Lynn, com o montanhista Chris Thorne como guia. Você pode saber mais sobre a atividade aqui.

2. Surfar

Eu sempre quis aprender a surfar e, ao mesmo tempo, sempre tive medo das ondas do mar. Resultado: nunca corri atrás disso. Quando me falaram que eu ia surfar no País de Gales, uma região que tem praias bonitas e com boas ondas, certo pânico se instaurou em mim. Isso até eu descobrir que eu não ia ter que surfar no mar.

Se você já sabe surfar ou quer aprender diretamente na natureza, é no sul do País de Gales que deve ir. Porém, se você estiver no norte ou, como eu, quiser um aprendizado, digamos, mais controlado, existe o Surf Snowdonia Adventure Parc. É uma lagoa artificial de 300 metros que gera ondas temporizadas e numa altura controlada, servindo tanto para iniciantes como iniciados.

surf pais de gales turismo

O esquema da aula foi como os que eu já observei o pessoal fazendo na praia. Primeiro, o professor nos ensinou a lidar com a prancha, equilíbrio e como levantar. Depois, fomos para água. Eu consegui ficar ajoelhada já de primeira, mas não consegui ficar de pé. Depois de algumas tentativas, estava completamente exausta de remar com os braços para chegar na zona das ondas… ou seja, surfar no mar nunca será um esporte para mim, mas fiquei muito feliz de ter aprendido um pouco.

3. Passeios de barco

Se atividades físicas não são muito a sua onda ou se você quiser uma aventura que envolva observar a paisagem, então a enorme costa do País de Gales e suas várias ilhas são um ótimo passeio. Ainda, para quem gosta de aventura, há opções de caiaque e rafting (saiba mais aqui).

O passeio de barco que eu fiz foi com um guia, pela ilha de Anglesey. Era daqueles barcos rápidos. E, além das explicações sobre a região, também pude sentar bem lá na frente e aproveitar o vento na cara e os respingos d’água, quando o barco acelerava.

pais de gales turismo barco

A empresa que faz tours nessa região é a Rib Ride, que tem vários tipos de passeio e leva para conhecer pontes, castelos e animais selvagens.

4. Pedalar e caminhar

Em Gales, há mais de 2200 quilômetros de trilhas de bicicleta demarcadas, que fazem parte da National Cycle Network. Essas trilhas têm variadas dificuldades. Eu, que sou meio ruim com a bicicleta, fiz um passeio moderadamente fácil pela Península de Llyn. O melhor, sem dúvida, era a vista maravilhosa do mar, dos campos verdes e das vaquinhas galesas. É bem tranquilo porque são poucos carros circulando, mesmo no verão.

pais de gales turismo luiza bicicleta

Quem curte mais aventura pode também explorar Mountain Biking – tem um site específico só para praticantes da atividade. Confira aqui.

Para quem prefere usar os próprios pés existem várias trilhas demarcadas, mais simples ou complexas. Eu, por exemplo, fiz uma caminhada tranquila pela costa, até Llanddwyn, a ilha do amor. Mas existe uma trilha longa pelo litoral, chamada Wales Coast Path, e ainda uma série de trilhas demarcadas dentro do país, chamadas National Walking Trails.

pais de gales turismo campos vacas

As vacas no País de Gales 

5. Tirolesa

É no País de Gales que fica a tirolesa – em inglês, conhecida como zip line – mais rápida do mundo. E também a mais longa da Europa. Foi uma das experiências mais legais que já tive na vida. Você realmente se sente voando, mas sem parecer que está em queda livre. As meninas que estavam comigo tinham medo de altura e também gostaram. Além de todo o esquema de segurança, como você fica deitado na tirolesa, parece mais um voo e dá para aproveitar a paisagem.

pais de gales turismo tirolesa pais de gales turismo zip line luiza

No passeio pela Zip World Velocity, primeiro você vai no Little Zipper, para ganhar confiança, e depois subimos até o topo da pedreira onde fica o Big Zipper. A alta velocidade, que pode chegar até 150 km/h, é só no comecinho. Depois, o voo fica mais devagar e “agradável”.

E não preciso repetir, né? A vista é incrível.

Essa viagem e os passeios foram feitos a convite do Visit Wales e do Visit Britain.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “5 aventuras imperdíveis no País de Gales

  1. Parabéns pelo artigo, Luiza! Estamos indo para lá ficar um bom tempo. Fico feliz pela sua matéria em mostrar que tem tanta coisa boa por lá! Obrigado.

  2. Adorei o artigo! Excelente conteúdo! Obrigada por compartilhar esta informação. De todas essas aventuras, escolho a bicicleta. Sou apaixonada por bike.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.