fbpx

5 castelos para conhecer no País de Gales

Desconheço um brasileiro que não fique encantado com a ideia de visitar um castelo. Crescemos ouvindo, lendo e assistindo histórias fascinantes, reais ou encantadas, sobre fortalezas, palácios e seus habitantes. Há muitos castelos para serem visitados em toda a Europa, sejam eles conservados ou em ruínas, mas se tem um lugar com uma enorme concentração de castelos por metro quadrado, é o País de Gales.

Para ser mais exata, existem cerca de 600 castelos nas pequenas terras galesas. Ou seja, tem castelo na beira do mar, nas montanhas, numa ilha ou perto de lagos. Eu diria que é quase impossível você estar em Cymru (o nome do país em galês, um dos idiomas oficiais), e não ter um castelo por perto.

Leia todas as nossas dicas sobre o País de Gales

O porquê de tantos castelos tem, obviamente, motivo histórico. Tudo começa com o fato do País de Gales, de origem celta, nunca ter sido conquistado pelos anglo-saxões, como o resto do Reino Unido. Era um povo resistente e que sabia defender seu tereno montanhoso. Com isso, eles mantiveram tradições celtas, como o próprio idioma galês, mesmo quando os vizinhos Inglaterra e Escócia já as haviam perdido.

Somente no século 13, com o rei Eduardo I, da Inglaterra, é que o país de Gales foi conquistado de vez. Eduardo derrotou o último príncipe independente de Gales e mandou construir um monte de castelos, com o objetivo de manter os galeses sob suas ordens. Muitos desses castelos podem ser visitados ainda, como Beaumaris, Caernarfon, Conwy e Harlech. Mas, claro, há alguns mais antigos, alguns mais novos. Uma longa lista de construções de pedra para encantar os visitantes.

Como visitar 600 castelos me parece uma tarefa difícil, segue uma lista dos cinco castelos no País de Gales que eu tive a chance de conhecer.

Castelo de Caernafon

castelo de caernafon pais de gales

Foto: Shutterstock

Caernafon é uma das cidades muradas mais famosas das terras britânicas. Foi construída a mando de Eduardo I, como uma fortaleza impenetrável em frente ao Rio Seiont. É gigante e impressionante, parte da lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O castelo é lugar onde nasceu o primeiro Príncipe de Gales-inglês, em 1284. Até hoje, 700 anos depois, o título de Príncipe de Gales é dado ao herdeiro do trono britânico. Atualmente o título pertence ao Príncipe Charles.

portoes castelo caernafon pais de gales

Além do incrível castelo, a cidade de Caernafon também é uma fofura só e uma parada essencial para quem faz um roteiro pelo norte do País de Gales. Na minha estadia em Caernafon eu fiquei hospedada na Black Boy Inn. E também foi lá que jantamos a melhor torta de carne (de ovelha) que já comi no Reino Unido.

castelo de caernafon rua

Para mais informações sobre o horário de abertura consulte o site oficial. A entrada custa £8.95.

Castelo de Criccieth

castelo de criccieth pais de gales

O castelo de Criccieth foi construído a mando de um príncipe galês, Llywelyn, o Grande. Ele fica no alto de uma colina, entre duas praias no Norte de Gales. Ou seja, do alto do castelo, que hoje está ruínas, a vista é daquelas maravilhosas. A localização estratégica fez com o que o castelo fosse um dos pontos de disputa na guerra entre Inglaterra e País de Gales.

castelo de criccieth pais de gales praia

Eduardo I conseguiu tomar a fortaleza e implementou algumas melhorias. Dois séculos mais tarde, o castelo foi novamente o centro de um conflito, mais exatamente uma rebelião galesa contra os ingleses, que não deu certo. A entrada no castelo custa cinco libras. Para horários de abertura consulte o site oficial.

vista do castelo de criccieth pais de gales

Nos arredores do castelo fica uma cidadezinha agradável e à beira-mar, com bons restaurantes de peixe. Apesar de não ter me hospedado na cidade, foi por ali que almoçamos, no restaurante Dylan’s, que tem boas opções também de saladas e massas.

Castelo de Beaumaris

castelo de beaumaris pais de gales

Foto: Shutterstock

Beumaris foi umas das cidades que mais gostei de visitar no País de Gales. É pequenina, fica à beira-mar, na Ilha de Anglesey, com vista para as montanhas do Parque Nacional de Snowdania. Tem aquele charme de casas históricas e coloridas e portas que parecem saídas de uma coleção perfeita do Instagram. Ficamos hospedados no Ye Olde Bulls Head Inn. Também foi no restaurante do hotel que jantamos.

rua de beaumaris pais de gales

Mas, voltando ao tema do texto, o Castelo de Beaumaris foi o último construído pelo Eduardo I, pensado com proporções clássicas e simetria, que o rei nunca chegou a completar.

castelo de beaumaris pais de gales

Também é considerado Patrimônio da UNESCO, com as ruínas de muralhas dentro de muralhas em excelente estado de conservação e um fosso, que hoje funciona como espelho d’água, no seu entorno. A entrada custa £6.50. Dias de abertura e horários no site oficial.

Castelo de Conwy

conwy castle pais de gales

Foto: Shutterstock

Já temos um texto inteirinho dedicado ao Conwy, que é o outro castelo que faz parte de uma cidade murada no País de Gales, construído por Eduardo I. Era considerada a fortaleza mais importante na defesa da região, com suas muralhas de quase 40 metros. Espere encontrar ali toda a mitologia de um castelo como aqueles dos livros ou filmes: ponte, torre, pedras e um clima de batalha.

Castelo de Conwy, no País de Gales

Castelo de Conwy, no País de Gales

A região nos arredores, conhecida como Conwy Valley, tem várias atrações interessantes. Foi ali, por exemplo, que eu fiz a minha primeira aula de surf indoor – contei aqui a experiência. Também é possível conhecer as montanhas do Parque Nacional de Snowdania. Ou comer comida bem tradicional galesa, com produtos 100% locais, no Bodnant’s Food Centre

Castelo de Penrhyn

castelo de Penrhyn pais de gales

Esse é o único castelo da lista que não é medieval, mas um palácio, construído no século 19, por um milionário excêntrico. Ali, é possível visitar o interior decorado do castelo, com salões, cozinhas, quartos e banheiros ricamente decorados. Além disso, os jardins nos arredores são muito bonitos.

castelo de perhyn pais de gales sala

escadas castelo de Penrhyn pais de gales

O lugar é gerenciado pela National Trust, um orgão governamental que cuida de várias mansões históricas pelo Reino Unido. A entrada custa £11.80.

*O 360meridianos viajou a convite do Visit Wales. 

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.