fbpx
Tags:
Atlas: Itália

E se o mundo fosse outro? Uma crônica sobre a história contrafactual

Não fossem os acontecimentos de um certo dia 28 de outubro e aquela igreja cristã na sua esquina poderia ser o templo de um deus romano. Isso, claro se você, sua casa e até a esquina em questão existissem, o que é altamente improvável nesse cenário. Explico.

Em outubro de 312 d.C, o Império Romano estava em guerra civil. De um lado, Constantino; do outro, Magêncio. Dois imperadores que lutavam pela mesma coroa. No dia 28 daquele mês, na Ponte Mílvia, em Roma, Constantino venceu os exércitos de seu oponente, que morreu afogado nas águas do Rio Tibre.

A vitória de Constantino foi fundamental para que o cristianismo, uma religião crescente, mas ainda minoritária, se tornasse a fé estatal. Foi também Constantino o patrocinador e presidente do Concílio de Niceia, que estabeleceu as bases que até hoje são adotadas pela maior parte das religiões cristãs – incluindo a resolução para a grande polêmica da fé que se estabelecia: Jesus era somente um filho perfeito de Deus, ou ele mesmo era divino? Foi em Niceia que a divindade de Jesus saiu vencedora, e foi Constantino quem bancou Niceia…

Veja também: Qual seria o seu destino numa viagem no tempo?

Constantinopla, hoje Istambul, foi criada pelo Imperador, a quem homenageou por séculos com seu nome. De certa forma, a cidade que se encontra na junção entre Ásia e Europa nasceu por conta do que aconteceu na Ponte Mílvia, que por sinal existe até hoje. Se passar por Roma, cruze a ponte sabendo de sua importância.

Ponte Mílvia, em Roma, com seus arcos de pedra

Foto:  Livioandronico2013, Wikimedia Commons

É natural que a gente, hora ou outra, pare para pensar em cada “e se” da vida, embora o mais comum seja focar em nossos próprios caminhos. “E se eu tivesse outra profissão? Se tivesse estudado em outro colégio, conhecido outras pessoas e feito outras escolhas?”. Mas se nesses casos as respostas afetam pouco o mundo como um todo, é quando a lógica do “e se” é levada para grandes acontecimentos da História que a coisa fica louca, digo, interessante.

Há até um nome para isso, acredite ou não: é a história contrafactual. Ou, nas palavras da Wikipédia, “o resultado de um exercício mental, partindo de uma premissa para explorar – na base de fatos históricos ocorridos – as possíveis mudanças na história”. Uma futurologia às avessas, que vira e mexe inspira os três tipos de pessoas mais criativas que há por aí: escritores, roteiristas e desequilibrados em geral.

Foi o caso do escritor Niall Ferguson, que em 1998 publicou o livro O Horror da Guerra. E especulou que se o Reino Unido não tivesse entrado na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha teria vencido. E, como consequência, Hitler e os nazistas não teriam tido espaço anos depois e a Segunda Guerra Mundial nunca teria acontecido. Na mesma linha, o livro E Se, de Robert Cowley, pergunta, entre outras coisas: e se Jesus tivesse sido perdoado, não crucificado? E se Hitler tivesse conseguido invadir a Inglaterra?

Seguindo nessa direção, dá para especular sobre os mais diversos fatos históricos, quase sempre resultando numa relação para efeito borboleta nenhum reclamar: e se os estados do sul tivessem vencido a guerra civil norte-americana? (os Estados Unidos não seriam um país só). E se Napoleão não tivesse sido derrotado? (hoje o idioma mundial seria o francês).

o que fazer em sarajevo bosnia ponte latina

Ponte Latina

E quando o assunto é especulação histórica, outra ponte é campeã nas teorias malucas. É a Ponte Latina, em Saravejo, onde o Arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado, em 1914, marcando o começo da Primeira Guerra Mundial. E se, digamos, Ferdinando estivesse em outro lugar naquele dia, como seria o mundo hoje? Teríamos evitado duas grandes guerras, milhões de mortes, o holocausto e mudado a formação geopolítica atual? A Revolução Russa teria acontecido? Ou, estando todos já armados e a morte de Ferdinando sendo só um estopim, será que a guerra ocorreria de qualquer forma?

Leia também: 5 Lugares que mudaram a história e o mundo

De todas as teorias de história contrafactual que já passaram pela minha cabeça, a que mais gosto surgiu esses dias, enquanto eu lia o livro O País da Canela, do colombiano William Ospina. Nele, o escritor narra a conquista de Cuzco, que tinha dezenas de milhares de soldados, por apenas duzentos espanhóis.

Aproveitando-se de uma guerra civil no Império Inca, eles enganaram e sequestraram seu rei, exigiram um resgate gigantesco e depois destruíram a coisa toda. E se os incas não tivessem sido derrotados, e, ao invés de brigarem entre si, tivessem dominado aquele punhado de forasteiros? Me peguei imaginando a Cuzco original ainda de pé. E em incas conquistando os barcos dos espanhóis e indo tirar satisfações com os reis europeus, numa inversão que faria o Novo Mundo descobrir o Velho.

Eu sei, você já deve estar achando que tudo isso não passa de bobagem e exagero sem sentido – e é mesmo. Mas uma bobagem que acabou criando, em mim ao menos, outro tipo de turismo – o por lugares de uma “História que não aconteceu”. Roma que me espere. Esqueça o Coliseu, tenho uma ponte para visitar.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.