Tags:
Atlas: Portugal

10 lugares para conhecer em Portugal

Ninguém conhece melhor um país do que um cidadão de lá, certo? Então preste atenção nas dicas do português Tiago Relvão, que separou 10 lugares incríveis de Portugal que merecem a sua visita. Não deixe de conferir também o 125 Azul, blog do Tiago, que vai começar uma viagem de volta ao mundo em julho.

========

Deve ser difícil ser brasileiro na hora de vir para a Europa! Tanto país, tanta coisa para ver e tão pouco tempo! Compreendo que o canto da Sereia de Londres, Paris e Roma seja forte de mais e faça com que os viajantes não fiquem mais tempo em Portugal, só mesmo aquela visitinha rápida de costume – Lisboa, Porto e com sorte alguma coisinha mais. É pena, porque Portugal é muito mais que isso!  Para um país tão pequeno, Portugal tem uma variedade de lugares incrível e muitos são segredinhos  bem guardados de quem só conhece bem o país. Mas tão com sorte hoje, porque vou-vos mostrar alguns dos sítios fora do roteiro turístico e que vão fazer você aumentar a sua estadia em Portugal da  próxima vez!

Leia também: 7 roteiros para conhecer Portugal em 7 dias (ou mais)

1. Pitões das Júnias – Parque Nacional do Gerês – Norte de Portugal

Bem vindos ao Parque Natural da Serra do Gerês, lá bem no Norte de Portugal, longe dos olhares  do turista de itinerário batido. Aqui só vem quem sabe que esta região vale mesmo a pena e que aqui é possível conhecer o Portugal profundo. Pitões das Júnias é uma terriola perdida nestes montes que parou no tempo, há já muito tempo.

Pitoes das junias, Portugal

2. Tavira – Algarve- Sul de Portugal

O Algarve é a região mais turística de Portugal. Não vá lá a não ser que saiba muito bem onde ir. E um dos sítios a ir é Tavira, a apenas alguns quilômetros da fronteira espanhola.  Nesta cidadezinha pitoresca, provavelmente a mais bonita do Algarve, poderá ver como era  o Algarve de outra época, com o seu casario e igrejas brancas. Ah, já agora também há uma praia e uma ilha de sonho!

Tavira, Portugal

3. Ilha das Berlengas – Centro de Portugal

As Berlengas é uma ilhota ao largo da vila de Peniche.  Apesar de ser  portuguesa, são as gaivotas que mandam por lá. Vale a pena visitar este grande rochedo pelo  seu forte que nos transporta a uma época de piratas e pelas águas cristalinas que entram  pela ilhota a dentro, criando grutas, que os pescadores locais nos fazem visitar nos seus  barquinhos!

Berlengas, Portugal

Leia mais: As ondas gigantes de Nazaré

 4. Piódão – Beira Baixa – Centro de Portugal

Bem no centro do país há uma terrinha chamada Piódão. Para aqui chegar a estrada é curva e contra curva, por vales e montes. Não é fácil. Mas vale a pena. As casas alinham-se umas ao lado das outras, todas feitas com pedrinhas de xisto, de maneira uniforme, com o branco  das janelas a contrastar com o castanho das paredes. A igreja branca escarlate no meio da  povoação dá o toque final a este cenário. Provavelmente a aldeia mais bonita de Portugal.

Veja mais fotos e saiba a história de Piódão

Piodao, Portugal

5. Comporta – Alentejo – Sul de Portugal

Quer saber o canto secreto onde os Lisboetas vêm à praia no fim de semana? É aqui. Não é  tão secreto assim, mas pode ter a certeza que não vai encontrar muitos turistas! Aliás, para praia, toda a costa Alentejana é o sítio preferido dos portugueses, por enquanto ainda a  salvo da maioria dos turistas. Aproveite!

Comporta, Portugal

6. Castelo de Almurol – Ribatejo – Centro de Portugal

Este é o meu castelo favorito em Portugal. Situado no Ribatejo, uma região que  normalmente é de passagem, mas onde se come muito bem, o castelo de Almurol é sítio obrigatório para quem é fã de castelos e da época medieval!

Saiba mais sobre o Castelo de Almurol

Castelo Portugal Almourol

 7. O norte de Portugal

Essa região está cheia de terrinhas simpáticas e bem conservadas. Merece uns dias  de roadtrip a percorrê-las, a falar com o Ti Manel e com a Ti Maria e a provar a boa comida do Norte. Ponte de Lima é das minhas vilas favoritas, e se tiverem oportunidade visitem na  altura das Festas de Ponte de Lima, uma das maiores festas populares de Portugal!

Ponte Lima, Portugal

 8. S. Pedro de Moel – Beira Litoral – Centro de Portugal

Portugal tem uma ligação muito próxima com o mar. Estar ao pé do mar e observar as  grandes ondas do Atlântico bater nos rochedos e varrer as longas praias de areia são  momentos especiais para nós. E, na minha opinião, não há sítio em Portugal para ver as  ondas como em S. Pedro de Moel, no rochedo do Farol. E mais não digo.

S.Pedro Moel, Portugal

9. Serra da Estrela – Beira Alta- Centro de Portugal

Portugal Continental só tem uma montanha a sério que é a Serra da Estrela. Aqui vêm  os portugueses quando querem ver neve pela primeira vez. Mas para quem gosta de caminhadas, esta serra oferece uma paisagem selvagem e árida, própria da altitude mais  elevada, coberta de pedras de granito e de lagos.

Leia mais: Roteiros pela Serra da Estrela

Serra da Estrela, Portugal

10. Vale do Douro

Muita gente vai ao Porto. Muita gente vai provar o vinho do Porto nas caves. Mas muitos  poucos fazem o percurso de barco ou comboio rio acima para ver o Vale do Douro, onde  estão as vinhas do mais famoso vinho português, o que é um crime! Esta região, patrimônio mundial, é no mínimo uma visita dum dia obrigatória para quem vai ao Porto. Se tiver  tempo, fique uma noite e vá passear por entre as vinhas!

 E aí? Tá convencido que vale a pena ficar em Portugal mais que a visitinha rápida do costume? Espero que sim! Até breve, num destes cantinhos de Portugal!

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países, inclusive Portugal, e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício

Vale do Douro, Portugal

Imagem destacada: Daniel Feliciano, Wikimedia Commons, CC BY-SA 2.5


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




360meridianos

Blog de três jornalistas perdidos na vida que resolveram colocar uma mochila nas costas e se perder no mundo.

  • 360 nas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

36 comentários sobre o texto “10 lugares para conhecer em Portugal

  1. Olá Luiza,
    td bem?
    Eu e meu marido iremos passar 3 meses em Portugal. de Junho a Agosto/2018. Contudo, estou achando caro a hospedagem no momento. Os alugueis aumentaram muito pelo q estou vendo. Vc teria alguma dica?

  2. Vou para Portugal e voltando por Lisboa.
    Tenho 12 dias, fiz um roteiro muito apertado.

    Por favor me diga os lugares pitorescos e belos

  3. Quero ir a Portugal e ficar 15 dias com minha esposa.Pretendo 15 de maio a 25 de maio,qual roteiro vc me indica.Nunca fui È A minha primeira viajem a europa.Quais hoteis bons e baratos no roteiro que vc indicar

    1. olá é minha primeira vez na Europa, queremos ficar 15 dias em junho,qual melhor roteiro, gostaria de conhecer tb a itália.
      por favor , me indique hotéis, trajetos preço bom,
      obrigado

  4. Olá Luiza,
    Pretendo ir a Portugal em março.
    Gostaria se possível um roteiro entre Lisboa e Porto.
    Fiz o seguinte roteiro:
    Lisboa 5 dias
    Em Lisboa pretendo fazer bate volta entre as cidades de cascais – Óbidos – Fátima – leria –
    pernoitar na Serra da Estrela e seguir para o Porto
    Porto 5 dias
    Aveiro, Braga e Guimaraes – Douro

  5. Oi Lu! Vocês por acaso já fizeram algum ebook de Portugal? Seria ótimo encontrar um post/ebook com as melhores dicas de roteiro.
    Vou agora em Nov e não planejei nada ainda. Não sei nem por onde começar. rsrs
    Beijos

  6. Oi pessoal, estou adorando as dicas e super curtindo os roteiros de vocês. Planejo ir em fevereiro do ano que vem para Portugal, farei um intercambio de 6 meses lá, ou ate mais, quem sabe… mas inicialmente tenho esses seis meses e nas minhas semanas vagas pretendo dar umas fugidinhas para conhecer outros países vizinhos. Já tenho ideia de alguns, mas gostaria de saber quais vocês me indicam, já que vivenciaram essa experiência. Beijão da Carioca!

  7. Olá Luiza!!!!

    Estarei levando minha ma~e para rever sua terra natal após 60 anos, ficaremos 12 dias, montei o seguinte roteiro 4 dias em Lisboa, um dia em Coimbra (com passagem em Fatima), 3 Dias no Porto (com passagem em Aveiro), 1 dia em Guimarães (com passagem em Braga), Macedo de Cavaleiro (cidade Natal de minha mãe), Viseu e Evora em um dia e finalmente Lisboa.

    Gostaria de saber a sua sugestão.

    1. Oi Marcos,

      Desculpe a demora para responder!

      Olha, não dá para fazer Coimbra e Fátima no mesmo dia, vai ficar bem apertado, a não ser que vocês estiverem de carro.

      Guimarães e Braga no mesmo dia também não recomendo. Escolha uma das duas!

  8. Vou para Lisboa em setembro com minha filha de 6 anos. Teremos lá praticamente 5 dias completos (contando o dia da chegada serão 6). Já pesquisei muitas atrações legais em Lisboa, mas, gostaria de te perguntar o que mais vocês recomendam considerando que estarei com ela, com uma criança. (Ou seja, o que além de Lisboa).
    Muito obrigada!

  9. Boa noite Luiza! Estou amando suas dicas! Estarei viajando para Portugal com meu marido dia 28 de janeiro! Teremos 15 dias inteiros por la! Fiz um roteiro de lugares que quero muito conhecer, gostaria que você me desse dicas de onde pra onde, ou seja, ordem que devo conhecer os lugares e tempo em cada um! Vou passar a relação dos lugares- Lisboa, Evora, Cascais, Obidus, Fatima, Douro, Porto, Aveiro, Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Serra da Estrela e Piodao!

    1. Oi Márcia,

      Seu roteiro está um pouco apertado demais. Mas seguem as sugestões, se você for chegar por Lisboa:

      Lisboa (mais 2 dias extras como base para fazer bate volta para Cascais (1 dia) e Évora (1 dia), Óbidos, Fátima (no caminho, não dormir), Serra da Estrela e Pioóão, Aveiro (no caminho, não dormir), Porto (usar como base para conhecer o resto das cidades: Douro, Braga e Guimarães 2 ou 3 dias).

  10. Bom dia Luiza.
    Estou indo à Lisboa agora em Junho e ficarei em Portugal por 10 dias m.
    Pretendo pegar um carro de Lisboa até Porto e fazer um roteiro de 6 dias e depois voar para Algarve por 4 dias.
    Gostaria muito que me orientasse dando dicas do melhor roteiro entre Lisboa e por 6 dias …
    Sintra .. Fátima.. Coimbra e Porto são paradas obrigadas mas e no meio delas ?

    Poderia me ajudar ?
    Muito obrigado

  11. boa tarde. Pretendo ir para Portugal no mês de agosto. Antes de comprar as passagens gostaria de saber se vcs fazem roteiro personalizado e cmomo devo entrar em contato.
    obrigada.
    marilia

  12. Pretendo ir a Portugal em setembro, li em um comentário de vcs dicas para viajar de trem por todo Portugal indo até Paris seguindo ainda até a Polônia. Mas não acho mais o site, pode me ajudar ?

  13. estou querendo ir à Portugal na segunda quinzena de fevereiro, é uma boa idéia quanto ao clima? será minha primeira viagem à Europa e quero ficar uns 10 dias percorrendo por lá… quais as dicas de cidades que você sugere?

  14. Olá!

    Tudo bem?

    Pretendo viajar para Portugal, Será minha primeira viagem ao exterior, porém não sei onde ficar, gostaria de ficar em um local onde posso ir visitar as praias e também visitar alguns pontos como Pitoes das Junias, é possivel?

    Obrigada!
    Abs!

    1. Oi Luiziane,

      Se você quer conhecer Pitões das Junias e também ter acesso fácil as praias, ficar em Porto pode ser uma boa ideia. Ali no norte tem muitas opções para você.

      bjs

  15. Muito boa a lista, e ainda falta. Eu sempre digo que Portugal é um país minúsculo que tem TUDO que um viajante pode procurar. Quer castelo? Tem. Quer praia? Tem. Quer boa gastronomia? Tem. Quer neve? Planície? Muralhas? Tradição? Modernidade? Palácios? Rochedos? Aquário gigante? Compras? Tem tudo, freguês.

    Acho o turismo de Portugal muito pouco explorado, uma pena. Se as pessoas conhecessem suas riquezas com certeza o canto da Sereia de lá seria maior.

  16. Bravo! Lugares muito bem escolhidos. Só acho que ficou faltando Évora na lista, que também é imperdível. E, já agora, a aldeia do Piódão tem que levar acento no ó, tá, gente?

  17. Artigo muito interessante que merece a partilha ;). Dos 10 sítios ainda só visitei 3 mas no próximo road trip vou tentar ver mais alguns. Um que vou visitar graças ao artigo será a aldeia do Piodão que parece muito bonita.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.