Quer viajar mas não sabe inglês? As escolas de inglês online ficaram em alta na pandemia e muita gente se pergunta se vale a pena investir em um curso desses. Veja agora oito plataformas que se propõe a ensinar línguas sem sair de casa e uma dica para você conseguir praticar no exterior pagando pouco!
Por que aprender inglês online?
Vira e mexe aparece alguém aqui com uma história parecida, cheio de dúvidas sobre quanto a ausência do idioma dificulta na hora de desembarcar no exterior. Na maior parte vezes, é possível se virar com base em mímicas e sorrisos, e sempre tem um brasileiro disposto a ajudar dando sopa por aí. No entanto, muita gente fica insegura, ainda mais se essa pessoa nunca saiu do Brasil.
Dá para entender o receio. O inglês é a língua mundial. Mesmo em cantinhos mais afastados do globo quase sempre tem pelo menos uma pessoa que consegue se comunicar no idioma da rainha. Dominá-lo é uma mão na roda para ler guias de viagem, receber instruções, resolver problemas e até mesmo fazer amigos.
Em viagens mais predispostas a perrengues, como mochilões, países com estrutura precária e volta ao mundo, é ainda mais importante ter pelo menos um conhecimento básico da língua.
Veja 8 opções gratuitas para estudar inglês online
Mas e aí? Até quando você vai deixar a falta de conhecimento da língua e a sua insegurança ficarem no meio daquela viagem? Nós separamos oito sites onde é possível aprender inglês online de graça. Se você já domina o idioma, muitos deles também servem para quem gostaria de praticar outras línguas, como o espanhol, francês e até russo.
Ainda que você não adquira fluência até a sua próxima viagem, essas ferramentas podem ajudar a treinar o básico para situações práticas, como pedir comida em um restaurante e perguntar as direções de algum ponto turístico. Então, escolha o seu preferido e mão na massa!
Leia também: Como viajar para o exterior sem falar inglês
1. Weblínguas
Site brasileiro voltado para o ensino das línguas inglesa, espanhola e francesa. O interessante lá é que os exercícios são sempre voltados para contextos específicos, como se hospedar em um hotel ou participar de uma reunião de trabalho. Assim, você pode escolher as situações que mais vão te ajudar na viagem.
2. Bussu
Uma comunidade de aprendizado de idiomas que conta com material de quase 20 línguas e mais de 40 mil pessoas cadastradas. Com a conta gratuita você pode navegar por boa parte dos recursos, como podcasts, exercícios e diálogos, mas para ter acesso a todo o conteúdo do site é preciso assinar a conta premium.
3. My Language Exchange
A grande proposta dessa plataforma é conectar pessoas que desejam aprender uma língua a falantes nativos. Dessa forma, você pode praticar em situações reais e ainda ter uma ideia de como o idioma é realmente utilizado pelas pessoas. O site também oferece diversos materiais complementares, como dicionários, planos de aula e arquivos em áudio.
4. Forvo
Um dos maiores guias de pronúncia da internet. Muito útil naquela hora que você se depara com uma palavra que não sabe bem como se diz. Você também pode colaborar com a plataforma gravando palavras em português ou outra língua que fale bem.
5. The Mixxer
Mais um site com a proposta de unir falantes nativos e pessoas que desejam aprender o idioma. A ideia do Mixxer é que todo mundo seja professor e estudante ao mesmo tempo. Os encontros acontecem por Skype, basta você entrar na plataforma e encontrar alguém online para conversar.
6. Live Mocha
Maior comunidade online de aprendizado de línguas. O site conta com lições, áudio e vídeo para ajudar nos estudos, mas também funciona na base da colaboração, onde todos ensinam e todos aprendem. Para ter acesso a todo o conteúdo, é preciso assinar a conta premium, mas dá para pagá-la utilizando os créditos que você ganha no site sempre que ajudar alguém.
7. Memrise
A Memrise é para aqueles que já têm um certo conhecimento do idioma, mas querem aumentar o vocabulário. Possui vários recursos interessantes, incluindo informações culturais sobre os países falantes da língua que você quer aprender.
8. My Happy Planet
Outra comunidade de troca de conhecimentos linguísticos na qual você pode se conectar com falantes nativos e aprender inglês online, além de ter acesso a conteúdos complementares que ajudam no aprendizado.
Como aprender inglês no exterior gastando pouco
Depois de praticar bastante o inglês online, você pode querer testar seu conhecimento – e ganhar mais fluência – conversando com outras pessoas na vida real. Mas aí vem o problema: intercâmbios de idioma podem ser muito caros e, com o dólar nessas alturas, os preços podem ser impeditivos para muita gente.
Mas não precisa desanimar! Há maneiras de praticar o inglês e outros idiomas, ter uma vivência internacional e fazer amigos do mundo inteiro gastando muito menos do que você gastaria com os intercâmbios tracionais.
Muita gente tem participado dos programas de Work Exchange justamente com essa finalidade! Além de ser uma forma de viajar economizando muito na hospedagem, eles também acabaram se tornando uma ótima opção para quem também quer aprender ou melhorar o conhecimento em uma língua por serem baratos e flexíveis.
Já pensou em trabalhar quatro horas por dia em um hostel em troca de hospedagem e aproveitar os momentos de folga para conhecer outro país, interações com os hóspedes e outros viajantes para dar um gás no seu inglês? Pois veja aqui como isso é possível!
Trabalhar com recepção não é a sua? Então, que tal ser voluntário em um centro holístico? Ou, ainda, trabalhar em uma fazenda orgânica; como em escolas; projetos de impacto social e de recuperação ambiental ou como acampamentos de surf! Imaginou? Com certeza tem uma experiência única esperando por voê.
Os programas se adaptam a viagens de qualquer duração, não tem limite de idade e a diversidade de destinos é muito grande. No Worldpackers, parceiro do blog, a membresia custa U$ 49 por pessoa ou U$ 59 para um casal ou dupla de amigos, e você pode participar de quantos programas quiser durante um ano.
Leitores do 360meridianos ganham U$ 10 dólares de desconto!
basta utilizar o cupom 360MERIDIANOS na hora da compra. Clique aqui para saber mais sobre o programa.
No valor, está incluído um seguro que te ajuda a achar outra atividade caso você encontre condições diferentes da combinada ao chegar. E o site é brasileiro, logo, você tem suporte 24 horas em português.
há também o duolingo:
http://www.duolingo.com/
Verdade, obrigada pela dica!
Ola, pessoal.
Uma dica.
O site: http://www.englishexperts.com.br, a qual faço uso, tem como conteudo: gramatica, podcast, forum, vocabulario,dicas em 5 linguas como ingles, frances, italiano, espanhol e o alemão.
Divirtam-se.
Abçs Paula
Obrigada pela dica, Paula!
O Weblínguas não está funcionando.
A Memrise também não está funcionando.
Obrigada, Bibiana, vou verificar.
Tenho utilizado o Busuu e acho bem bacana.
Legal! Bom ouvir de alguém que de fato testou as plataformas!
Abraços!
Obrigada pelas dicas!
Não há de quê, Shirley!
Abraços!
Andava a procura disso! Obrigada!
Nada, Candida!
Abraços!