fbpx
Tags:
Atlas: Buenos Aires, Argentina

Aeroporto em Buenos Aires: dicas para viajar pelo Ezeiza ou Aeroparque

Na hora de planejar a viagem bate aquela dúvida: qual o melhor aeroporto em Buenos Aires? A principal porta de entrada para viajantes na Argentina é sem dúvidas o aeroporto de Ezeiza, o maior da cidade, mas que fica um pouco afastado, a 45 minutos do centro.

Mas caso você for explorar outras partes do país, como Bariloche, Mendoza ou a Patagônia, é bem provável que você precisa passar pelo Aeroparque, que recebe apenas voos domésticos no país, mas tem a grande vantagem de estar a apenas cerca de 10 minutos de distância do centro. Quer saber como chegar, como sair e quanto vai custar a corrida para cada um deles? Vem comigo!

Seguro de viagem para a Argentina

Contratar um seguro de viagem é essencial, ainda que seja para países tão próximos quanto a Argentina e o Uruguai. Por mais que seja perto de casa, o melhor é viajar protegido para não sofrer com os imprevistos.

A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando cerca de 10 reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quais são os aeroportos de Buenos Aires?

O Ezeiza (EZE), também conhecido como Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, fica a cerca de 30 km do centro de Buenos Aires. É por ali que passa o maior volume de voos internacionais da cidade. Descem lá as companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Avianca, British Airways, Gol, LAN, Qatar, TAM e Turkish Airlines com voos diretos saindo do Brasil. O Ezeiza tem um Free Shop gigantesco e cheio de opções pra gastar aquela graninha que sobra (ou não) no fim da viagem.

Já o Aeroparque (AEP) tem como nome completo Aeroporto Jorge Newberry e fica no bairro Palermo, a 8 quilômetros do centro. Esse aeroporto também recebe voos internacionais dos países vizinhos, mas desde 2018, a quantidade de voos internacionais caiu bastante e em abril de 2019 desapareceram por completo, o que é uma pena, porque do ponto de vista da localização, é melhor descer no Aeroparque, que está dentro da cidade e pertinho de tudo. Você ainda vai usar esse aeroporto em viagens internas na argentina.

Como ir do aeroporto ao centro de Buenos Aires?

Chegando pelo aeroporto de Ezeiza

Ao chegar no Ezeiza você tem cinco opções de transporte até seu hotel. As mesmas opções valem para voltar ao aeroporto.

1. Uber ou Cabify: os famosos aplicativos de transporte também funcionam em Buenos Aires. A corrida fica entre 1700 e 2000 pesos (R$140). Lembrando que as tarifas serão cobradas no seu cartão de crédito brasileiro, então a esse valor soma-se o IOF de 6,38%.

2. Táxi. O melhor custo benefício se você estiver em grupo, chegar tarde e/ou quiser ir logo para seu hotel. Ignore todos os urubus que vão ficar te oferecendo transporte quando desembarcar. Você pode sair da área de desembarque e, do lado de fora do aeroporto, procure pelo guichê do Táxi Ezeiza, a opção mais segura, eleita por 100% dos blogs de viagem que eu conheço. Outra opção é usar um dos aplicativos de táxi que existem por aí. A brasileira Easy Taxi é regulamentada em Buenos Aires. Outra opção é a portenha BATáxi. Atualmente (dezembro de 2019) está custando por volta de 2000 pesos, mas o preço varia. Se pagar no dinheiro, fica mais barato. No cartão é mais difícil conseguir negociar.

3. Remis. Esses são carros alugados com chofer, uma opção mais “arrumada” do que o táxi, com carros melhores e motoristas de terno e gravata. A empresa mais famosa que oferece esse tipo de serviço é a Tienda León e cobra 1990 pesos para ir até o centro. Você pode verificar se seu hotel oferece traslado até o aeroporto, porque pode sair mais barato que o Remis.

4. Ônibus executivo. Essa opção é mais barata, mas só vale a pena se você estiver sozinha(o). Custa 490 pesos. O ponto final (ou inicial) é o Terminal Madero (Av. Madero, 1299). O ônibus faz o trajeto em mais ou menos 45 min. De 6h às 21h ele sai a cada 30 minutos. Durante a madrugada, roda a cada uma hora. A empresa também é a Tienda León.

5. Ônibus Comum. Essa opção só está disponível durante o dia e o trajeto leva duas horas até o centro. Porém, é muito barata, custa apenas alguns pesos (o valor varia de acordo com o ponto que você vai descer, mas a tarifa começa em 16), mas deve ser paga com o cartão Sube, o bilhete único de Buenos Aires. Os ônibus partem do Terminal B. A principal linha é a 8, que tem parada na Plaza de Mayo, mas também da para pegar outras linhas: 51, 518, 394. Confira os trajetos no site oficial.

Veja aqui como utilizar o transporte público em Buenos Aires

Sobre o Aeroporto de Ezeiza

Esse é sem dúvida o aeroporto em Buenos Aires que conta com a melhor infraestrutura. Há uma praça de alimentação com algumas cadeias internacionais, como McDonnald’s, e outros restaurantes que servem comida com preço de aeroporto como em todo lugar do mudo.

A filial do Banco de La Nación troca pesos 24 horas por dia e tem câmbio a preços convidativos, o que torna uma boa opção para quem está chegando ao país. Considere trocar pelo menos o suficiente para o primeiro dia. Veja aqui como funciona o câmbio paralelo na Argentina.

Chegando pelo Aeroparque

Como o Aeroparque é dentro da cidade, os trajetos saem bem mais baratos:

1. Uber, Cabify ou outros aplicativos: você pode usar os aplicativos de transporte, lembrando que o aeroporto tem wifi gratuito. Mas cuidado para marcar um lugar exato com o motorista, visto que precisa ser “fora” do aeroporto.

2. Táxi. Você pode sair do aeroporto e pegar um dos táxis da fila, mas, segundo o pessoal do blog Aires Buenos, essa não é uma boa opção, com golpes e táximetros adulterados. Prefira os aplicativos ou remis do Tienda León.

3. Remis. Se você quer o transporte com firulas, pompa e conforto, custa  620 pesos num dos carros com chofer da Tienda León até o centro.

4. Ônibus Executivo. O executivo da Tienda Léon até o Terminal Madero custa 230 pesos e saem do Terminal Madero.

5. Ônibus Comum. Custa 2 pesos e tem quatro linhas: 45, 37, 33, 160. Veja os trajetos no site oficial.

Sobre o Aeroparque

O aeroporto é menor e tem poucas opções de restaurante e lojas, leve isso em consideração na hora de planejar sua ida para lá. Há uma filial do Banco de La Nación para trocar dinheiro, porém no Aeroparque ela fecha às 00h.

Onde ficar em Buenos Aires

Os principais bairros para se hospedar em Buenos Aires são:

  • Centro
  • San Telmo
  • Recoleta
  • Palermo

Os dois primeiros são para quem quer economizar, ficar perto de tudo e não se incomoda com bagunça. Já Recoleta e Palermo tem hospedagens mais caras, mas são bairros mais nobres e bonitos. Você pode saber mais sobre as regiões no nosso post Onde ficar em Buenos Aires.

Acomodações recomendadas em Buenos Aires:

Encontre hotéis em Buenos Aires

*Crédito imagem destacada:  Phillip Capper (CC BY 2.0)

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.