Morar em Barcelona é uma maldição e uma benção: há tanta coisa para fazer na cidade, tanta programação cultural interessante, que você só fica sem ter o que fazer se quiser muito. Ao mesmo tempo, vai sofrer horrores porque vai perder aquele programa incrível do tipo só-uma-vez-na-vida por incompatibilidade de agendas ou porque você foi obrigada a escolher entre duas coisas do tipo só-uma-vez-na-vida e uma delas teve que ficar na vontade. São exposições, palestras com convidados famosos internacionalmente, shows, feiras, mercados, mostras de cinema, festas, eventos dos mais diversos tipos. A lista é interminável.
Para dar conta do recado na sua estadia, seja ela curta ou longa, separei os principais meios de ficar por dentro da agenda cultural de Barcelona. São os sites, páginas e aplicativos que ajudam a mostrar por que essa cidade é uma das favoritas de muita gente.
Agenda cultural de Barcelona
Time out – Esse é sem dúvida um dos melhores sites para agenda cultural de diversas metrópoles ao redor do mundo. E com a versão de Barcelona não poderia ser diferente. O melhor são os planos que eles montam para hoje, para o fim de semana ou para a semana inteira que podem te ajudar a planejar seu dia ou estadia na cidade. Possuem app para celular.
Ferver – Um app gratuito que surgiu para falar da vida cultural de Nova York, expandiu sua atuação para outras metrópoles e chegou a Barcelona. Quando você instala o aplicativo, seleciona quais são seus interesses entre diversos tipos de atividades e ele gera uma programação personalizada.
Guia BCN – Guia oficial da cidade. Muitas informações sobre museus, cinema, atrações, cursos, oficinas e festivais, além de dividir as buscas por público etário e por data. Legal também para encontrar eventos públicos e/ou gratuitos. Tem também uma página que te mostra onde encontrar wi-fi grátis nas ruas de Barcelona, pura utilidade pública.
CCCB – O Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona é um centro cultural que recebe diversas exposições, palestras, mostras e outros tipos de atividades. As coisas ali podem ser tão legais quanto ter um debate com o escritor moçambicano Mia Couto (uma das coisas que eu queria muito ir e não vou poder por causa da agenda). Lá dentro ainda tem uma filial da Laie, uma livraria focada em arte e design que vale a pena conferir.
Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.