Tags:
Atlas: Katmandu, Nepal

Bar oferece comida de graça pra sempre

Quer comer de graça pelo o resto da vida num bar famoso e frequentado só por gente interessante? É simples! Basta aceitar o desafio de  subir um morro, uma montanhazinha. É sério isso. O tal restaurante se chama Rum Doodle, e fica no Thamel, bairro mais turístico de Katmandu, capital do Nepal. Outro dia, eu expliquei que o Thamel é o eldorado dos botecos – um local tão legal que já foi visitado por gente tipo o Indiana Jones, a Carmen Sandiego e os autores deste blog.

O Rum Doodle aparece como a segunda melhor opção para a noite de Katmandu, segundo o Tripadvisor. A decoração é um dos pontos fortes do bar, que tem o teto lotado de pedaços de papel num formato no mínimo inusitado: pés de yeti. Sim, ele mesmo, o Abominável Homem das Neves, o mais famoso morador do Himalaia.

Rua do Thamel

Rua do Thamel em Katmandu, Nepal

Fotos de Rum Doodle, Catmandu
Interior do Rum Doodle  (Foto cortesia do TripAdvisor)

Não se sabe se o Yeti é frequentador desse boteco, o que deixaria a lista de celebridades que já passarem pelo Thamel ainda mais extensa. O certo é que pelo menos os clientes do bar fazem questão de deixar pegadas de papel da criatura no local, tradição que atrai montes de turistas para o Rum Doodle. Os bilhetes são assinados e o nome do viajante passa a fazer parte da decoração do bar que promete comida de graça. Comida de graça pra sempre!

Photos of The Rum Doodle, Kathmandu
Comida do Rum Doodle (Foto cortesia do  TripAdvisor)

Assim como os outros restaurantes e bares do bairro, a comida do Rum Doodle é uma mistura. Lá você acha culinária nepalesa, indiana ou mesmo ocidental, principalmente massas. Uma refeição ali custa, em média, 300 rúpias nepalesas, o que dá mais ou menos R$ 7. Acredite, para o Nepal isso é caro. É possível comer bem por muito menos.

Mas o preço salgado compensa, afinal não é todo dia que é possível comer e beber num estabelecimento que já foi frequentado por pessoas como o Abominável Homem das Neves e Edward Hillary, embora pode ser que a presença do segundo tenha sido apenas um boato.

Fotos de Rum Doodle, Catmandu
Rum Doodle (Foto cortesia do TripAdvisor)

Não sabe quem foi Edward Hillary? Tudo bem, não é motivo para vergonha. Só não admita isso perto de um neozelandês, afinal Sir Edward Hillary é o maior herói de todos os tempos da Nova Zelândia (os personagens de “O Senhor dos Anéis” não contam). Edward Hillary, declarado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II, foi um alpinista e aventureiro, o primeiro homem a alcançar o topo do Everest, juntamente com o guia Tenzing Norgay.

Ahh sim, duas informações importantes que eu estava me esquecendo de te contar: O Rum Doodle é frequentado por uma galera aventureira, alpinistas em especial. Várias expedições para o acampamento base do Everest começam (ou terminam) em festa por lá.

A segunda informação, não menos importante, é que o morrinho que você teria que subir para nunca mais pagar sua conta nesse bar é ele mesmo, o Everest. Tudo bem que até um senhor de 80 anos e recém operado do coração já conquistou o topo do mundo, mas mesmo assim domar os 8.848 metros do Everest não é tarefa para qualquer um não.  Segundo a Wikipédia, 212 pessoas morreram tentando escalar o Everest. Dessas, 56% perderam a vida depois de chegaram ao topo.

monte everest

Monte Everest (Foto: Pavel Novak, Wikimedia Commons)

Quando eu estive no Thamel, em 2012, já sabia da existência do Rum Doodle. Inclusive, vale dizer que o nome do estabelecimento foi inspirado em “A ascensão de Rum Doodle”, um livro sobre montanhismo bastante conhecido. Além das pegadas do Yeti, a decoração do bar conta com várias referências ao livro. Até disso eu sabia. Mesmo assim, não tive condições de visitar o lugar – no primeiro dia a Naty passou mal e não saiu do hotel. No último, uma greve geral fechou todo o bairro.

Por isso, há tempos tomei uma decisão: quando voltar ao Nepal, o Rum Doodle está no topo da minha lista de prioridades.  Faço questão de beber e comer lá. Pagando a conta, claro.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “Bar oferece comida de graça pra sempre

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.