fbpx
Tags:

Checklist para mala: o que não pode faltar

Antes, eu achava que não tinha nada mais chato do que arrumar mala. Hoje em dia o campeão da chatice para mim é perceber que está faltando alguma coisa importante durante a viagem. E não, não estou falando de roupas.

Sinceramente, um aprendizado para vida é que roupa nunca falta e que não existe essa de sofrer durante a viagem porque deixou aquele sapato em casa. Em compensação, chegar no hotel já de noite e descobrir que não existem tomadas suficientes para todos os seus equipamentos eletrônicos – ou não ter um adaptador – é para descabelar o mais tranquilo dos viajantes.

Nós já demos dicas aqui no blog de como organizar uma mala de volta ao mundo (que funciona para qualquer viagem, de 15 dias a um ano), quais os itens indispensáveis para sustentar a vaidade no mochilão sem muito peso ou espaço, e discutimos se é melhor carregar mala ou mochila. 

Mas o post de hoje é sobre aqueles itens que são muito úteis, mas na maioria das vezes a gente simplesmente esquece de colocar na mala. Isso vale para viagens de final de semana ou uma volta ao mundo de um ano. Todos os itens são úteis para homens e mulheres. Confira nosso checklist para mala de viagem e veja se você não está esquecendo alguma coisa:

checklist para mala

Cadeado: Sou da opinião que você sempre deve carregar dois cadeados, um menor, para fechar a mala, e um maior, caso precise trancar o armário do hostel ou a porta do hotel esquisito. Sempre compre cadeados de boa qualidade e dê preferência para aqueles que tenham a “alça” mais fina, porque eles vão ser mais versáteis. Também tenha sempre duas chaves e guarde-as em lugares diferentes.

Benjamim: Eu tenho um benjamim com 10 entradas. Sim, sou exagerada mesmo. Mas ele é utilizado por toda a equipe do 360meridianos. A gente já teve um menor, que não dava conta do recado. Isso é muito útil, independente de você for ficar em hostel ou hotel de luxo, porque o mundo, em geral, sempre tem menos tomadas do que o necessário para câmera, celular, computador, tablet, e o resto da tralha.

Saco a vácuo: Isso é ótimo para diminuir o espaço na sua mala e fazer caber mais coisas. Acho realmente útil no caso de viagens de inverno, quando o casaco ocupa muito espaço. Nessa loja online custa R$9,90

Toalha de secagem rápida: Não dá para viajar e não levar toalha, já diria o Guia do Mochileiro das Galáxias. Seja no banho, na praia ou até mesmo na chuva, uma toalha pode salvar vidas. Melhor ainda se ela secar rápido e ocupar pouco espaço. Já experimentei viajar com uma toalha de rosto e meu veredicto é: compre uma toalha esportiva e facilite sua vida. Achei várias opções de marcas e preços aqui.

Tesourinha: Pode ser aquela tesoura de cortar unha ou qualquer outra versão pequena. Serve para cortar qualquer coisa, tipo aquela etiqueta que está incomodando,  um fio soltando da roupa ou a própria unha. Atenção, esse item deve ser despachado.

Lenços umedecidos: Servem para tudo, desde limpar o rosto, as mãos ou num momento de falta de papel higiênico.

Sacola de pano: Eu gosto de levar aquelas que vêm junto com o sapato, mas existem vários tipos. Prefiro essas do que as de plástico, porque elas ajudam a organizar a mala sem fazer tanto barulho. Mas no fundo, qualquer sacolinha serve.

abbey road londres

Na chuva em Abbey Road, Londres

Capa de chuva ou guarda-chuva pequeno: Toda viagem eu esqueço o guarda-chuva e depois fico encharcada até encontrar algum lugar que venda a peça por menos de 10 euros. Enfim, leve um guarda-chuva pequeno ou capa de chuva e se poupe de ficar molhado ou ter esse gasto extra.

Saca-rolhas: Se você estiver na Europa e quiser fazer como os europeus, ou seja, aprontar um piquenique no gramado mais próximo, vai se lembrar de levar um saca-rolhas. A versão da foto é uma das melhores porque é compacta e tem tudo o que é necessário. Atenção, esse item deve ser despachado.

Caneta e bloco: Mil e uma utilidades, seja para anotar um recado, pegar o contato de alguém, escrever um diário ou organizar suas contas.

Kit Costura: Você não precisa de um kit bonitinho como o da foto, pode ser só uma agulha e uma linha de cor neutra. Serve para pregar botões, consertar zíper quebrado, roupa rasgada e outras coisas do tipo.

Kit Sono: Esse é indispensável para quem vai passar horas em aviões, ônibus ou trens. E também para quem dorme em quarto coletivo de hostel. Ter um protetor auricular simples e um tapa olho pode fazer toda diferença na sua qualidade de vida. Quem quiser pode completar esse kit com aqueles travesseiros específicos para pescoço.

Álcool em gel: Higiene no potinho, em qualquer lugar.

Band aid: De todos os itens de uma farmacinha que você montar para uma viagem, nunca se esqueça do Band aid (ou concorrentes). Leve sempre na bolsa, para o caso de pequenos cortes,ou  sapato machucando.

Pinça: Provavelmente, homens devem esquecer esse item com mais frequência. A pinça não serve somente para tirar os pelos que crescem errados na sobrancelha, apesar dessa ser sua maior função. Também é a única solução caso alguma farpa entre nos seus dedos, por exemplo.

Adaptador universal de tomadas: Enquanto o mundo ainda não chegou num acordo internacional para padronizar isso e facilitar a vida dos viajantes, sempre tenha um adaptador, porque hotéis nem sempre podem te ajudar.

checklist para mala de mochileiros

Os itens acima não são para o viajante comum, mas quem já deu uma volta ao mundo, provavelmente sentiu falta de alguns desses objetos durante a viagem. Vivemos, aprendemos e agora contamos para vocês o que não pode faltar para um mochileiro:

Corda de nylon: Você lava a roupa e não sabe o que fazer com as peças molhadas? Se você levar uns 2 metros de corda de nylon – fina e leve – seus problemas não vão existir.

Corrente: As usadas para prender bicicletas são as melhores. Isso fez uma falta enorme em todos os trens noturnos que peguei na Índia. A solução era checar toda hora se minha mala não tinha sido roubada.

Talheres pequenos: Podem ser de plástico, infantis, ou essa lindeza da foto – um canivete com talheres. Assim, você garante qualquer refeição em qualquer lugar. Atenção, esse item deve ser despachado.

Lanterna: Na maioria das vezes, a lanterna do celular é uma boa substituta. O problema é que o celular tem essa tendência de acabar a bateria muito rápido. E uma lanterna, pequena, consegue salvar vidas de vez em quando.

Papel higiênico: Esse item é bem útil, principalmente se você for para Ásia, onde vários países têm essa mania de não usar papel higiênico. O lenço umedecido até pode ajudar em algumas situações, mas nada substitui o bom e velho papel higiênico.

Fita adesiva: Uma fita adesiva tipo silver tape pode salvar sua vida se seu sapato ou chinelo descolar, sua mala quebrar ou sua mochila rasgar. Enfim, você me dá um problema e a silver tape consegue solucionar boa parte dele.

Repelente: Repelente é vendido no mundo inteiro, então mesmo que você esqueça, não é o fim do mundo. O problema é que quando você perceber que esqueceu já vai ter passando pelo menos uma noite sendo comido por mosquitos. Por isso, acho aconselhável ter sempre a mão.

 E aí, o que achou da nossa checklist? Conta aí nos comentários se nos esquecemos de algum item indispensável. 

*Crédito imagem destacada: Andrew Curtis. Licença: Creative Common

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook.

 Siga o @360meridianos no Twitter.

Veja nossas fotos no Instagram.

Receba novos posts por email

 

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitei 50 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

17 comentários sobre o texto “Checklist para mala: o que não pode faltar

  1. Achei ótima a dica da Silver Tape, sempre levava cola instantânea, mas nem sempre funcionava. Também levo um saco de dormir de tecido, que cobre inclusive o travesseiro (mandei fazer). Os talheres, podem ser em policarbonato, de diversas marcas, levíssimos, resistentes, bom corte, bonitos e não precisam ser despachados – os da Decathlon, são ótimos e baratos. O copo de silicone (retrátil) é uma boa pedida. Sempre levo um balde dobrável em nylon (made in China), fica super pequeno e leve quando dobrado, para não precisar encostar as peças que vamos lavar, em pias de hotéis e albergues. Protetores plásticos descartáveis de assento de vaso sanitário, para a hora dos sólidos, também ajudam muito, costumam ser caros, então, eu compro o plástico em rolo e corto o centro, fica igual ao industrializado.

  2. Eu acrescentaria dois itens na lista dos mochileiros:
    1. Saco de dormir de seda: é leve (150g), não ocupa espaço qdo fechado (cabe na palma da mao), seca rápido qdo lavado e serve de lençol e entre cobertores para dormir em camas suspeitas, alem de forrar poltronas sujas e cheias de babas rs em ônibus velhos.
    2. Para meninas: um OiGirl (um urinol feminino para fazer xixi em pé). Tb é leve, pequeno, tem um mini spray esterilizante para lavar e uma caixinha plástica pra guardar (tb cabem na palma da mão) e nos livra daquela posiçao ingrata que sempre acaba nos sujando um pouco nos milhares de banheiros públicos pelo mundo. Pra quem não conhece, vale jogar no google pra saber o que é.

  3. Eu sempre viajo no inverno mas nunca usei esses sacos a vácuo por um simples motivo: como vou conseguir utiliza-lo quando estiver arrumando minha mala de volta para o Brasil? Alguma dica?

  4. Alguma dica de lugar para comprar coisas como o saco a vácuo e a toalha de secagem rápida em BH? Queria me livrar do frete..
    Obrigada!

    1. Oi Karine,

      Boa pergunta. Não sei nenhuma loja aqui em BH, mas adoraria descobrir! Acho que talvez no Carrefour ou Wall Mart dê para encontrar…

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.