fbpx

Conheça as cidades da Copa das Confederações

“Ihhh, quero ver na Copa!”, afirmam 10 em cada 10 pessimistas, num discurso que já ficou até chato de tão repetitivo.  Se o pensamento negativo sobre as habilidades de nosso país organizar grandes eventos é correto ou não, só teremos certeza na tal da Copa. Ou melhor, das copas, já que a primeira, a Copa das Confederações, está chegando: é logo ali, em junho. Pensando nisso, resolvemos fazer um post para ajudar quem adora viajar, mas gosta mais ainda de misturar viagem com futebol. Que tal aproveitar o mês de junho para conhecer uma das cidades da Copa das Confederações? Para quem está há anos falando que quer ver como vai ser na Copa,  uma boa oportunidade.

Rio de Janeiro

Uma das cidade litorâneas mais maravilhosas do mundo. O Rio de Janeiro certamente merece ser o nosso grande cartão-postal. Até o New York Times reconheceu a beleza inigualável da cidade carioca, ao recentemente dizer que o Rio faz Miami parecer Cleveland. O cenário que conjuga montanhas, mata atlântica e praias é  conhecido mundo afora, e certamente ficará ainda mais em evidência durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

A tabela da Copa das Confederações inclui três jogos no Rio. Um deles é justamente o mais importante – a final será disputada no Maracanã, no dia 30 de junho. Além desse, também serão disputados no estádio os jogos entre México e Itália, no dia 16; e Espanha e Taiti, no dia 20/6. Todos os confrontos do Rio estão entre os mais procurados pelo torcedores até agora, segundo dados da Fifa.

Rio de Janeiro

Vai ao Rio de Janeiro para a Copa das Confederações? Aproveite para conhecer tudo que a cidade tem de melhor. Recentemente eu e a Naty finalmente fizemos os dois passeios mais famosos da capital fluminense: visitar o Cristo Redentor  e andar no bondinho do Pão de Açúcar. Garantimos que vale a pena. Além disso, o Rio oferece um número enorme de atividades aos turistas, inclusive ficar em praias lindas sem fazer nenhuma atividade. Para mais detalhes, leia nosso post que fala de seis lugares para conhecer durante um fim de semana no Rio de Janeiro. E veja também os links abaixo:

Todos os blogs da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – que falam sobre o Rio.

Os posts sobre o Rio de Janeiro no blog Check-in.

Belo Horizonte

Belo Horizonte ficou com os jogos menos interessantes da Copa das Confederações, pelo menos na fase de grupos. O primeiro jogo em Minas será Nigéria x Taiti, no dia 17 de junho. Ainda pela primeira fase, o Mineirão receberá o jogo entre Japão e México, no dia 22 de junho. Nessa fase da competição,  nenhum dos quatro campeões do mundo jogará em BH. Mais: os dois jogos da capital mineira são os únicos que não envolvem pelo menos um vencedor de Copa do Mundo. O azar de Beagá é em grande parte creditado ao chef de cozinha Alex Atala, que cometeu um erro durante sorteio, realizado pela Fifa no fim do ano passado. Ainda bem que a capital mineira recebe um terceiro jogo: uma das semifinais, que será disputada no dia 26/6 e pode colocar frente a frente Brasil e Uruguai ou Brasil e Espanha, por exemplo.

Se o sorteio não foi favorável para Belo Horizonte, ele pode ter sido bom para quem gostaria de assistir a um jogo da Copa das Confederações 2013, mas não faz muita questão de ver os campeões do mundo em ação. É que os ingressos para os dois primeiros jogos do Mineirão são, obviamente, os menos procurados até agora. Ou seja, quem ainda não planejou a viagem devia seriamente pensar em dar um pulinho em Minas Gerais. As passagens aéreas costumam ser mais baratas do que para destinos muito turísticos, tipo o nordeste, e de quebra você ainda pode passar um tempo nas cidades históricas mineiras, como Ouro Preto e Tiradentes.

Praça da Liberdade, Belo Horizonte

Fora que Belo Horizonte por si só já garante diversão: a capital mineira tem tantos, tantos botecos, que já foi citada como a capital mundial dos bares. Certamente a Savassi, tradicional região de Belo Horizonte, e os bares da região da Lagoa da Pampulha (onde fica o Mineirão) estarão agitados em junho. Feito tudo isso, o viajante ainda pode gastar o tempo que quiser em Inhotim, um museu badalado que fica só a 60 quilômetros do centro de Beagá.

Leia o conteúdo que já publicamos sobre BH  aqui no 360meridianos. Veja também o post que fizemos  em outro blog, para a série “Minha cidade, meu destino”, do Rodando pelo Mundo.  E confira mais dicas nos blogs abaixo:

Tudo sobre Belo Horizonte, no Nerds Viajantes, que moram em Beagá.

Belo Horizonte, no blog Roteiros da Lu.

Salvador

Salvador  é uma das cidades mais diferentes do Brasil. Nossa antiga capital tem uma cultura única, um centro histórico impressionante, centenas de igrejas seculares e várias praias interessantes. E basta sair um pouquinho de Salvador que encontramos outros lugares lindos, como a Praia do Forte, por exemplo. Já Morro de São Paulo, mais um lugar a ser visitado durante o tempo que você ficar na região, está a duas horas de barco da capital da Bahia.

Salvador também receberá três jogos da Copa das Confederações. O confronto entre as dois maiores campeões de mundo – Brasil  e Itália, no dia 22 de junho – certamente será um dos mais concorridos da competição. No dia 20/6, o estádio da Fonte Nova recebe o jogo entre Nigéria e Uruguai. E a disputa pelo terceiro lugar da copa também será na capital da Bahia, no dia 30/6. O estádio que serve de casa para o Ba-Vi foi implodido em 2010 e reconstruído do zero.

Praia do Farol da Barra Salvador Bahia

Pretende visitar Salvador durante  a Copa das Confederações? Então leia o que já publicamos sobre a cidade. Já falamos sobre quais são as melhores praias de Salvador, e também demos algumas dicas sobre como visitar o Pelourinho, que é o ponto mais interessante da cidade.  Além disso, saiba mais sobre Salvador nos links abaixo:

Página sobre Salvador, no blog Esse Mundo é Nosso

Salvador no Eu mundo afora

Todos os posts da Bahia, na RBBV.

Brasília

Já se vão quase 200 anos desde que José Bonifácio, uma das figuras mais importantes da história brasileira, sugeriu que a nova capital do país se chamasse Brasília. Mas foi só algumas décadas mais tarde, no final de século XIX, que a construção de Brasília foi prevista pela constituição. E mais 50 anos se passaram até que Juscelino Kubitschek assumiu Brasília como mote de campanha e construiu a cidade, do zero, no interior do Brasil.

A construção de Brasília é um dos capítulos mais interessantes da história nacional. Mas o 360meridianos é um blog de viagens, o que nos faz perguntar: Quais os atrativos turísticos da capital do Brasil? Muitos. Para começar, Brasília está para a gente assim como Washington está para os Estados Unidos. É nosso centro político, o lugar onde as decisões são tomadas e onde o poder está. Só por isso Brasília já valeria uma visita, mas calhou que os principais prédios da cidade fosse projetados por um gênio chamado Oscar Niemeyer.

Brasília Brasil

Foto: Ftrentini, Wikimédia Commons

Ainda bem que a capital nacional não ficou de fora da Copa do Mundo, mesmo que a cidade não tenha times  com grande expressão no futebol nacional. Na Copa das Confederações 2013, a cidade receberá só um jogo, o de abertura, no dia 15 de junho, que será disputado entre Brasil e Japão. Vai para Brasília assistir ao jogo e quer saber o que tem para fazer na cidade? Dá uma olhada nos links abaixo:

Tudo sobre Brasília, no Nós no Mundo. A blogueira reside na cidade.

Os posts de Brasília no Across the Universe. Os blogueiros também moram em Brasília

E não deixe de ver todos os posts sobre o Distrito Federal, disponíveis no site da RBBV.

Recife

Uma das grandes falhas do meu currículo de viajante é não conhecer tão bem o Brasil como eu conheço a Ásia. É uma vergonha não conhecer Recife, fato que eu pretendo corrigir o erro assim que possível. A capital de Pernambuco é umas das maiores metrópoles do Brasil, além de ter enorme potencial turístico. O carnaval do Recife e o Galo da Madrugada são conhecidos internacionalmente, e a cidade ainda atraí pelo centro histórico e por ser porta de entrada para várias praias paradisíacas do nordeste.

Enfim, tanto eu como você já estamos convencidos de que vale a pena conhecer o Recife. Se até agora faltou oportunidade, chegou a Copa das Confederações para resolver o problema.  O Recife receberá três jogos da primeira fase da competição:  Pelo grupo B, o duelo Espanha X Uruguai, no dia 16 de junho. Três dias depois será a vez de Itália e Japão, pelo grupo A. E no dia 23 de junho, Recife recebe o jogo Uruguai x Taiti. O palco das três partidas será a novíssima Arena Pernambuco.

Recife Pernambuco Brasil

Foto: Domínio Público

Dá uma olhada nos links abaixo, todos com textos interessantes de quem conhece muito bem a região:

Pernambuco, no Diário de Mochileiro.

Guia de Recife, no Viaje na Viagem.

Todos os posts sobre Pernambuco, no site da RBBV.

Fortaleza

Eu sempre achei um erro escolherem São Paulo para abrir a Copa do Mundo. Nada contra a maior cidade do Brasil e minha atual casa, claro. Mas é que São Paulo, exatamente por sua grandeza, já é ponto de passagem para turistas estrangeiros, independente de qualquer coisa. Já o nordeste e suas praias ainda podem se tornar mais conhecidos – e desejados – na gringolândia. Ou seja, por que não uma abertura de Copa no Nordeste? Infelizmente isso não aconteceu, mas a região vai receber muito destaque nos próximos anos. Quatro cidades do nordeste serão sedes da Copa do Mundo de 2014: Salvador, Recife, Fortaleza e Natal. Já para na Copa das Confederações o nordeste terá três representantes – as duas cidades que já citamos e Fortaleza.

A capital do Ceará tem quase 40 quilômetros de praias, tudo com a vantagem de ser a metrópole brasileira mais próxima da Europa.  Nem é preciso muito para me convencer  que visitar Fortaleza é uma boa ideia – só o sotaque do povo de lá já faz o serviço. Se os europeus forem espertos, logo eles vão perceber a mesma coisa e desembarcar aos montes no Ceará.

Fortaleza Brasil

Foto: Rafael Ramos e David Andrade, Wikimédia Commons

Fortaleza também vai receber três jogos da Copa das Confederações. Essa cidade-sede vai ver o confronto do Brasil contra o México, no dia 19 de junho. No dia 23, a Nigéria enfrenta a Espanha. E no dia 27 Fortaleza recebe uma das semifinais da competição. Para quem quer misturar as belas praias do Ceará com futebol, seguem três links interessantes:

Fortaleza de Cabo a Rabo, no blog Comi Perninha de Cachorro.

Todas as dicas de Fortaleza, no Domingão de Twittadas

15 dicas para quem vai viajar para Fortaleza, no Melhores Destinos

Como comprar ingressos para a Copa das Confederações

Basta entrar no site da FIFA. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário. Os preços variam de acordo com a categoria do ingresso e o jogo em questão. Confira também a tabela de jogos da Copa das Confederações 2013.

*Foto destacada: Mariordo, Wikimédia Commons

Avalie este post

Autor

  • Rafael Sette Câmara

    Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Conheça as cidades da Copa das Confederações

  1. Oi Rafael!
    Bem legal esse post!!
    Obrigada pela indicação do blog!! 😀
    Também acho que o Brasil irá surpreender na Copa!! A única coisa que estou achando ruim é que não consegui comprar ingresso para o único jogo que haverá em Brasília…
    Será que vou ficar de fora da festa?? rsrs
    Bjs, Anna

  2. Sou de BH e moro aqui desde sempre! Entendo sua dificuldade em falar sobre a própria cidade, afinal, para nós viajantes, a própria cidade parece ser meio sem-graça (quem sabe um dia eu não resolvo escrever sobre aqui…). Amo Belo Horizonte e não pretendo mudar daqui, mas quando se trata de turismo a cidade deixa a desejar. Em um domingo de carro é possível rodar do mirante do Mangabeiras ao complexo da Pampulha, termine a noite em um bar na Savassi e acabou. Enfim, de todo jeito achei legal esse panorama sobre as cidades sede. Até pra nós que estamos sediando, é natural pensarmos apenas no eixo Rio-SP e esquecemos que cada cidade tem algo legal pra oferecer!

    1. Pois é, Paula, a gente tende a não escrever sobre a cidade onde mora. Atualmente vivo em São Paulo e minha nova cidade também não tem muitos posts aqui no blog. Um erro que precisa ser corrigido, claro. Gosto muito de BH. Não existem muitas atrações turísticas na cidade, mas o clima, os botecos, a comida… tudo isso é muito bom =p

  3. Rafael,
    ótima sacada criar esse post consolidando dicas de todas as cidades sede da Copa das Confederações. Eu sou daqueles que acredita que no final, tudo vai dar certo e os brasileiros vão dar um show de recepção durante todos os eventos.
    Espero terminar de escrever todos os posts que tenho planejado sobre Brasília a tempo de ainda serem úteis a quem vier pra cá 😉
    Obrigado pela indicação!

    1. Tomara, Marcelo! Eu acredito nisso! O mais engraçado é que esse pessimismo não é privilégio do Brasil. Estive em Londres antes das Olimpíadas e vi muitos londrinos soltando um “quero ver como vai ser durante os jogos olímpicos!” hehehe

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.