Como é o voo da TAM para Barcelona

“E neste momento o nosso voo será batizado”, disse o comandante. Foi ele falar isso e a água começou a bater na janela, lançada de dois caminhões que aguardavam a chegada da aeronave em solo espanhol. Foi o primeiro voo da TAM para Barcelona, partindo diretamente de São Paulo. O 360meridianos foi um dos veículos convidados pela empresa para participar da inauguração.

O voo partiu de Guarulhos nos últimos minutos do dia 1º de Outubro. Chegamos em Barcelona 11 horas depois – o pouso no aeroporto de Barcelona-El Prat ocorreu às 15h30 (horário local).

Veja também: Onde ficar em Barcelona 

voo tam Barcelona

Foi minha estreia em voos inaugurais. Além do batismo da aeronave, houve muitas coisas diferentes, feitas para marcar a ocasião. Por exemplo, todos os passageiros receberam um brinde na entrada da aeronave. Além disso, fomos recebidos com um Welcome Drink – uma taça de cava, típica bebida catalã. A tripulação, visivelmente emocionada, acabou contagiando os passageiros, que aplaudiram assim que o avião pousou (e bateram palmas novamente, no momento do batismo).

Embora isso tudo tenha tornado a experiência diferente e marcante, não tenho dúvidas em afirmar o seguinte: curti bastante o voo. Sei que nós, brasileiros, tendemos a ter um pé atrás de tudo que é feito por nossas empresas, não importa o ramo de atuação. Mas, numa boa, o voo foi bem melhor do que os que fiz para o Velho Continente com empresas europeias das mais tradicionais. Explico.

A aeronave

O voo foi num Boeing 767-300, com capacidade para 221 passageiros (191 na econômica e 30 na Premium Business). Para começo de conversa, gostei do espaço da cadeira na classe econômica. Não foi complicado esticar minhas pernas, como mostra a foto, e meus joelhos não bateram no banco da frente nem quando o outro passageiro resolveu reclinar a poltrona.

voo-tam-barcelona

Como é normal em voos intercontinentais, a melhor localização é nas fileiras da janela, que têm apenas duas cadeiras. Aí ou você fica na janela ou fica no corredor, com saída livre o tempo todo.

Um kit simples, com cobertor, travesseiro, meias, fones de ouvido e itens de higiene como escova e pasta de dentes, foi distribuído para todos os passageiros.

tam-voo

Por falar em fones de ouvido, palmas para o sistema de entretenimento de bordo individual, que tem 110 filmes, além de séries e outras programações. Nem todos os filmes têm legenda em português, o que pode dificultar um pouco quem não domina a língua da Rainha, mas mesmo assim é fácil achar algo para matar o tempo. Eu vi quatro filmes dentro da aeronave, dois na ida e dois na volta. Todos com legenda.

Como é o voo da TAM para Barcelona

Nisso, faço um parênteses: eu já fui para a Espanha com uma empresa aérea europeia sem sistema de bordo individual. E em voos em que o uso dos fones de ouvido era cobrado separadamente. E a tarifa da passagem, eu te garanto, não era nada low cost.

Voltando ao voo da TAM: Além disso, consegui carregar meu smartphone durante o voo, o que foi outro ponto positivo. Não há internet dentro do avião (quem sabe um dia, né), mas pelo menos fiquei feliz de não chegar em Barcelona sem bateria.

Veja também: O que fazer em Barcelona 

A comida

Pelas mais variadas questões, comida de avião é uma coisa complicada.  Depois de incontáveis voos em diferentes partes do globo, concluí que a questão mais importante é não comprometer. É comum que empresas aéreas ofereçam sempre uma opção de prato típico e outra mais, vamos dizer, basicona e de culinária internacional, que serve para agradar quem até quer provar outros sabores, mas não está disposto a começar a exploração culinária a milhares de metros do solo.

voo tam barcelona

Foi assim no voo da TAM. Havia uma paella, prato tradicional da Espanha, e uma massa. Eu fui de massa. Gostei da comida e não tenho do que reclamar. O cardápio, óbvio, pode variar de voo para voo. Como é costume em voos longos, também havia vinhos, sucos, refrigerantes, cervejas e mais um monte de opções. O café da manhã foi bem mais simples, mas não comprometeu.

voo-tam-café

Avaliação final

É o que eu disse antes: o voo é bom e confortável. E brasileiros que não dominam outros idiomas ainda têm a facilidade de voar numa empresa que tem o português como língua oficial.

O fato de ser um voo direto é muito positivo para quem tem Barcelona como destino final, ganhando tempo e eliminando a conexão, muitas vezes feita em Madrid. E, além de Barcelona, você pode aproveitar o voo para conhecer outras cidades da Catalunha. Ou pode seguir de lá para o sul da França, de carro, ou para outras capitais da Europa, de avião.

No fim das contas, eu sei que uma máxima que nunca vai deixar de valer é a do preço. Por isso, sempre pesquise os valores das passagens, em várias companhias aéreas, antes de fechar sua viagem.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

*Sim, eu viajei como convidado da TAM, mas a opinião, como sempre ocorre aqui no blog, é sincera e minha. 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “Como é o voo da TAM para Barcelona

  1. Olá Rafael,

    Primeiramente parabéns pela página e pelo post. Gostaria de saber que horas mais ou menos foram servidas as refeições, pois iremos pegar esse mesmo voo.

    Obrigada.

  2. Gosto deste tipo de reportagem relacionada a aeronaves, voos e viagens. Sou descendente de espanhol e veio bem a calhar.
    Gostaria de receber mais notícias relacionadas.
    Obrigado.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.