Como organizar seu roteiro pela Grécia

Vamos deixar uma coisa clara: aquela imagem que a gente tem das casas brancas com tetos azuis é das ilhas Cíclades, arquipélago de que Santorini e Míkonos fazem parte. A Grécia é um país muito mais diverso que isso, afinal, são 227 ilhas habitadas (num universo de mais de 6 mil), além de uma grande área continental, que tem fronteiras com Albânia, Macedônia, Bulgária e Turquia.

Com isso, pode ser complicado decidir aonde ir, quantos dias ficar, essas dúvidas que a gente tem ao montar qualquer roteiro. Já fiz um post sobre quanto custa viajar pela Grécia e também sobre como se locomover pelo país, mas vamos aprofundar mais em como montar sua viagem. Para começar, veja qual foi meu roteiro pela Grécia (descontando os dias de trânsito):

5 dias em Atenas

2 dias em Meteora

2 dias e meio em Thessaloniki

4 dias em Halkidiki, explorando diferentes praias.

Visitar a Grécia Meteora

Monastério de Varlaam, em Meteora

Decidi ficar mais dias em Atenas porque uma amiga mora lá. São necessários pelo menos três dias para conhecer os pontos turísticos e aproveitar a vida cultural e noturna da cidade. Dois dias em Meteora são suficientes. Acredito que todo mundo deveria incluir a cidade no roteiro. O lugar é incrível. E dá para completar com um terceiro dia em Delfos, que fica no meio do caminho. Eu ia fazer o passeio, mas acabei desistindo na última da hora.

Já Thessaloniki, ou, em bom português, Tessalônica, é a segunda maior cidade da Grécia e fica na região da Macedônia Central, a terra do Alexandre, o Grande. Mas não confunda com o país Macedônia, que faz fronteira com a Grécia. Tessalônica, além de ser uma excelente cidade base para explorar melhor a região, é também rica em história e em festas, bares e restaurantes, por ser a cidade com o maior número de jovens no país.

Por fim, também na região da Macedônia Central fica Halkidiki. A área é formada por três penínsulas e centenas de praias. É uma ideia diferente para quem quer aproveitar as praias gregas e entrar em contato com outra parte da história do país. Além disso, a região de Halkidiki é mais barata que as ilhas e não envolve transporte de balsa. A foto da imagem destacada, lá no começo do post, é de lá!

Para ir às ilhas, é razoável dedicar no mínimo três dias para cada uma. Algumas, como Creta, são maiores e exigem mais tempo. Também dá para alugar um barco (se você não for de enjoar muito) e circular por várias ilhas sem se preocupar em pagar hospedagem. O site Greeka tem um ranking das ilhas gregas – pode ser uma boa para quem está na dúvida de qual escolher.

Quanto tempo ficar na Grécia?

Eu acho que uns 15 dias é o ideal, já que permite conhecer a parte continental (Atenas, Meteora e Delfos) e as praias (seja Halkidiki ou duas/três ilhas), num roteiro mais ou menos parecido com o meu. As ilhas mais visitadas são Santorini, Mykonos e Rhodes.

Veja ainda: O que fazer em Atenas

Creta também é muito procurada, mas como é gigante, pode valer a pena se concentrar apenas nessa área. Mas, como disse no começo, há bem mais ilhas do que essas: você pode alugar um barco, por exemplo, e explorar o máximo de lugares possíveis.

E claro, dá para ficar menos tempo. Para quem vai ficar 10 dias, por exemplo, eu sugeriria comprimir Atenas (2 dias), Meteora/Delfos (2 dias) e duas ilhas ou Halkidiki ou Creta em 6 dias.

Só tem 7 dias? Nesse caso, minha sugestão é que você escolha uns dois lugares que queira muito ver e foque neles. Pode ser só Atenas e uma ilha. Ou quem sabe Meteora e a Macedonia Central. Ou ainda um cruzeiro pelas ilhas gregas. A grande questão é se planejar para passar mais tempo curtindo a Grécia do que dentro de um ônibus ou barco, tendo que chegar de um lugar para o outro!

Links bons para organizar sua viagem pela Grécia

Visitar a Grécia Atenas

Marina Zeas, nos arredores de Atenas

Alguns blogs me ajudaram bastante no planejamento da viagem. Recomendo a leitura dos blogs Fragata Surprise e Turomaquia. Nos dois há muita informação interessante. O Wikitravel Greece (em inglês) também é uma boa fonte para desvendar os mistérios da preparação de um roteiro grego. Também recomendo o site de turismo oficial do país, o Discover Greece.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 comentários sobre o texto “Como organizar seu roteiro pela Grécia

  1. Olá Luiza,
    Estou com a viagem programada para final de Março, ainda é época fria então estou na dúvida sobre o roteiro e queria uma opinião. Vale a pena ir para as ilhas nessa época ou reservo todos os meus 11 dias para conhecer apenas a parte continental?

    Obrigada!

    1. Oi Mariana,

      Não acho que você vai conseguir pegar praia, mas pode ser que as paisagens estejam bonitas. Se for para ir para ilhas, escolha alguma que tenha coisas interessantes para ver além de praia e veja em fóruns da internet para conferir se não estará tudo fechado nessa época fora da temporada.

      De qualquer forma, tem muitos lugares na Grécia continental que valem a pena conhecer.

  2. LUIZA, BOA TARDE.
    MEU NOME É DENIS, BRASILEIRO E TENHO 3 SEMANAS ! VC ME AJUDA A MONTAR UMA VIAGEM DOS SONHOS?? VOU SOZINHO, GOSTO DE VIAJAR SOZINHO. GOSTO DE CONFORTO MAS SOU DESCOLADO. GOSTO DEFAZER CAMINHADAS! ORÇAMENTO TRANQUILO!!
    OBRIGADO

  3. Olá Luiza, tudo bem? Tenho 13 dias para organizar meu roteiro entre grecia e turquia. Pensei 8 dias na turquia e 7 na grécia (Atenas e uma ilha). Qual sua opinião?

      1. Luiza, se puder entrar em contato eu agradeço. Nao sei nada de grecia e estou querendo conhecer Atenas, Rodhes, Creta mykonos e santorini.

        Minha principal duvida esta quando ao deslocamento para as ilhas.

        Tks

    1. Palpites: 2016-2017 não tem sido uma época muito segura na Turquia, especialmente ao sul. Istambul é fantástica e justifica ficar pelo menos 3 dias (Grande Bazar, estreito de Bósforo, mesquita azul, torre de Galatasaray e museu de Santa Sofia são os destaques); se vai depois para Grécia, ficar em Cushadasi e visitar Éfeso; na Capadócia, use Urgup como base se você pensa em voar de balão e experimente um dos hotéis incrustados na rocha.

    2. Danilo, países tão perros, mesma cultura, mas tão diferentes…
      A turquia é algo mágico.
      Desculpa me intrometer, mas eu faria apenas Turquia ou apenas Grécia. Não dividiria seu tempo.
      Explore o país ao Maximo que vc puder. Depois partir para outro.
      Não sou fã dessa que conheço tantos países… mas conhecer superficialmente.
      Conheça a fundo. A turquia tem vilarejos onde tem pastores.
      Tem a capadócia que é indescritível, tem o litoral com lugares paradisíacos, pumakale é um tesouro, a casa da Virgem Maria é arrepiante.
      E Istambul, é de tirar o fôlego.
      Não conheço a Grécia ainda, vamos agora em junho.
      Mas não dividiria o tempo em 2 países tão complexos.
      A turquia posso te garantir que vc achará pouco 15 dias.
      Desvende a Turquia. Depois me conte.
      Por incrível que pareça foi o país mais seguro que já fui até hoje.

  4. oi Luiza vou para Portugal no dia 11/11 e no dia 16/11 estarei indo para Grécia,vou ficar 5 dias lá,vc poderia me ajudar em qual roteiro fazer sendo que queremos Atenas e Santorinni,vc pode me ajudar onde ficar,o que vizitar e como i de um lugar a outro?obrigada!!

    1. Oi Antônia,

      Nós não fazemos roteiros personalizados, mas aqui no blog você encontra muitas informações para montar seu roteiro de maneira independente

  5. Bom dia,
    gostaria de umas informações, por favor.
    Estarei na Grécia entre os dias 15 e 20 de agosto deste ano. Estou pesquisando sobre roteiros e encontrei este site. Será ótimo se você puder me ajudar.
    O que você recomenda para fazer em um roteiro de 5 dias pela Grécia, entre Atenas e demais ilhas?
    Desde já, muito obrigado!

    1. Oi Carlos,

      Eu ficaria 2 dias em Atenas e 3 dias em uma ilha só. Aí você precisa escolher qual, de preferência alguma que tenha aeroporto, para que você possa ir de avião!

      abraço

  6. Luiza, Vou ficar 3 dias ma Grécia, vou direto para Atenas, porém queria aproveitar a praia em alguma ilha. Teria alguma sugestão de algo perto e barato, pois tenhos poucos dias…. Agradeço a informação….

    Carol

  7. Olá Luiza boa noite! Quero viajar para Grecia em 20/07/2016 saindo do RJ. Tenho 10 dias, e quero fazer coisas como, ficar em um hotel que tenha uma varandinha para o mar, um bom jantar mediterraneo, ir numa danceteria a noite. jantar em uma praia, visitar aquelas casinhas brancas, etc….pode me dar dicar. Queria conhecr as ilhas mais famosas e a capital Atenas. Muito obrigada

    1. Oi Soeli,

      Em Atenas você não terá como ficar de frente para o mar, porque ele fica distante do centro da cidade.
      O lugar dos seus sonhos me parece ser Santorini. Rodhes, Mikonos, Creta também são bem famosas.

      abraço

  8. olá podem me passar uma informação , no roteiro da Grécia não achei esta . Gostaria de saber se para ir de Atenas para Ilha de Santorine e Myconos os barcos vão todos os dias ? É um passeio de Ida e Volta ou não? Consigo visitar em um dia ou preciso me hospedar nas ilhas. Pois ficarei a princípio em Atenas e não sei se permaneço com a reserva do hotel em Atenas . Quero conhecer Atenas e no mínimo essas ilhas.

  9. Olá Luiza.Estou planejando ir à Grécia em setembro do ano que vem(2016 coma minha esposa. Primeiro: é uma boa época em termos de clima e preço?
    No mais, pretendo ficar cerca de 18/19 dias, ao todo, incluindo todos os deslocamentos. Estou pensando em visitar Atenas, Meteora, Delfhos e duas ilhas : Santorini e Milos.
    Pretendo ficar uns 5 dias em Atenas,2 em Meteora, 1 dia de excursão a Delfhos(quando estiver em Atenas),3 dias em Santorini e 3 dias em Milos, mais todos os deslocamentos, incluindo a viagem de ida e volta ao Brasil, o que daria uns 18 dias.

    Será que vale à pena eu me hospedar em Delfhos?

    Você teria uma outra sugestão de roteiro?

    Grato

    Robson.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.