fbpx
Tags:

Como usar o Instagram para planejar uma viagem

Há muito tempo que o Instagram deixou de ser um reduto de hipsters que gostam de compartilhar seus almoços e cafés caros. As fotinhas com apelo vintage evoluíram para se tornar um grande catálogo colaborativo onde todos postam um pedacinho de suas experiências.

Com a popularização da rede, ela se tornou uma valiosa fonte de informações sobre os mais diversos temas. Já aprendi muita coisa segundo perfis de gente que tem os mesmo interesses que eu, desde música, moda, decoração, gastronomia e nutrição até, adivinhem, viagens! E, para quem dúvida da utilidade do app favorito de muita gente, saiba que ele pode até mesmo ser útil na fase de planejamento (e não apenas para ostentar suas férias).

A photo posted by @360meridianos on

Siga

Coloque uma pitada de viagens no seu feed. Comece a seguir os seus blogueiros de viagem favoritos (dica: @360meridianos :P), encontre outras pessoas que se interessam pelo tema e viajam bastante. Siga os perfis oficiais dos destinos que você quer visitar, gente que dê dicas interessantes de restaurantes, bares, baladas, museus e o que mais te interesse. A tendência é que o seu feed do Instagram se transforme em uma galeria personalizada, onde você poderá ver de tudo o que gosta. Vez ou outra, você vai topar com dicas que podem ajudar no seu planejamento de viagem, tanto nas fotos quanto em links para posts de blog que as pessoas colocam em seus perfis.

Pesquise

 

Hashtags

A forma mais popular de organização de conteúdo no Instagram é através das hashtags. Sempre que postar uma foto, inclua as principais hashtags para aquele lugar ou tema. Assim, ela será facilmente encontrada por pessoas que se interesse pelo assunto. Quando você for fazer uma pesquisa para uma viagem, pode usar a busca por hashtags para encontrar perfis e dicas interessantes.

E você não precisa ficar preso apenas ao nome do país e da cidade, quanto mais específica as hashtags que você encontrar, melhor será sua pesquisa. Por exemplo, se você quer dicas de restaurantes legais no Trastevere, não busque apenas a hashtag #Roma, mas dê uma olhada também em #Trastevere e similares. Esse artigo do blog do Instagram tem dicas de como usar melhor as hashtags. Outra forma interessante de usar as hashtags é criando uma específica para a sua viagem. Assim você terá um álbum com suas próprias fotos e dicas para compartilhar com os seus seguidores e para guardar de recordação. Só lembre-se de criar uma hashtag única, que nunca tenha sido usada antes.

Geolocalização

Outra forma de encontrar conteúdo sobre o seu destino no Instagram é através da geolocalização. Uma vez que você já tenha um roteiro mais ou menos estruturado da sua viagem, você pode usar a busca por localização para encontrar restaurantes, bares e atrações próximos ao seu hotel ou dos lugares que você já pretendia visitar. Com essa função, você também vai encontrar diversas dicas de pessoas que vivem na cidade e que você não descobriria de outra forma.

E se, ao rolar pelo seu feed, você encontrar alguma coisa que te chame a atenção, também dá para conseguir a localização exata de onde a foto foi tirada através desse recurso e ver outras fotos que foram tiradas do mesmo lugar. Se você gostar muito das fotos dessa pessoa, vá para seu perfil e clique na aba mapa para ver outras coisas legais que ela descobriu ao redor do mundo. Uma mão na roda para viajantes, não? Só tome o cuidado de verificar se a localização utilizada foi a de onde a foto foi tirada e não a do lugar onde o dono da conta estava quando postou.

A photo posted by @360meridianos on

Capture

Está passando de bobeira pelo feed e viu uma dica legal de algum lugar que você quer visitar algum dia? Tire um print da sua tela e guarde para consulta futura. Um bom lugar para organizar esse tipo de informação é no Evernote. Com o tempo, você vai ter uma biblioteca de dicas de todos os destinos da sua bucket list.

Converse

Antes da sua viagem, poste uma foto no seu perfil e escreva quais as dicas você precisa na legenda. Talvez você queira uma indicação de um restaurante legal, ou de um café descolado. Pergunte aos seus seguidores e complete com hashtags do lugar visitado. Acredite, as pessoas adoram compartilhar as experiências delas. Você deve receber diversos comentários com dicas diferentes. E o inverso também funciona bem: entre em perfis que postam fotos dos lugares que você vai visitar e deixe sua pergunta nos comentários.

Retribua

Quando estiver viajando ou mesmo explorando sua cidade, lembre-se de também colocar suas dicas na rede para que o acervo sobre o tema não pare de crescer. Mostre a todos os cantinhos mais legais que você descobrir e lembre-se de usar as principais hashtags sobre o tema e o recurso de geolocalização.

Avalie este post

Autor


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Como usar o Instagram para planejar uma viagem

  1. Sim! O instagram vai dominar o mundo, Nati! Hahahaha

    Ao invés de capturar a imagem da tela, como você disse, eu tô me acostumando a usar a ferramenta nova do instagram de salvar os posts. Aquele marcadorzinho que fica embaixo das fotos, sabe? Tem me ajudado bastante.

    1. Ei Vitória, esse post é mais antigo que essa funcionalidade, mas realmente é uma ótima forma de guardar as informações agora. Ficou ainda mais fácil!

      Abraços e obrigada pela dica!

    1. Ligia, na hora de postar a foto, tem uma opção de adicionar o local. Para pesquisar, basta abrir a parte de pesquisa e clicar no campo de busca, ai vai aparecer quatro icones, o último deles é um pontinho tipo o que usam no Google Maps, lá você busca por geolocalização.

      Abraços

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.