Tags:
Atlas: Montevidéu, Uruguai

A Feira Tristán Narvaja, em Montevidéu

Você pode entrar numa máquina do tempo e voltar ao começo do século 20. Montevidéu será diferente, claro, mas a Feira Tristán Narvaja estará lá. Uma das maiores feiras de rua da América do Sul acontece todos os domingos, há cerca de 100 anos, bem no centro da capital do Uruguai. No começo ocupava a esquina da rua Tristán Narvaja (que na época tinha outro nome) com a Avenida 18 de Julho, a principal da cidade.

As décadas se passaram, os uruguaios tomaram gosto pela feira, que foi crescendo, crescendo, crescendo… até chegar ao tamanho atual, ocupando diversas quadras não só da rua Tristán Narvaja, mas também de várias ruas ao redor. Com isso, a feira virou programa obrigatório para o turista que passa um fim de semana na cidade, mais ou menos como acontece com a Feira de San Telmo, em Buenos Aires.

Não é por ser perto de casa que dá para viajar sem seguro: saiba por que contratar um seguro de viagem para ir ao Uruguai e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

feira Tristan Narvaja 4

Veja também: Qual moeda levar para o Uruguai?

Mas a comparação entre as feiras portenha e a uruguaia para por aí: de resto, a experiência na Tristán Narvaja é completamente diferente. Tem quem não goste tanto – a Naty, por exemplo, não é muito fã. Mas não dá para negar que a feira de Montevidéu tem o seu charme. Nem que seja perceber que a feira é um dos programas de domingo favoritos dos uruguaios, que lotam a região, sempre com uma garrafinha térmica na mão e tomando um mate enquanto observam as melhores ofertas do dia.

Feira Tristán Narvaja, Montevidéu

Feira Tristán Narvaja, Montevidéu

Como eu acho que observar a vida do povo local é uma das coisas mais legais da viagem, curti a experiência. Não vai ser difícil encontrar gringos por lá, mas a Tristán Narvaja ainda é em essência uruguaia.

Uma explicação para isso está nos produtos que são vendidos na feira. Ao contrário de San Telmo, que tem muitas lembrancinhas, artesanato, antiguidades e coisas do tipo,  a Tristán Narvaja vai além: tem quem venda frutas, queijos, legumes, roupas, filhotes de animais, flores, livros e muitas outras coisas. Tipo, muitas outras coisas mesmo. Até máquinas de lavar.

Animais na Feira de TRistan Narvaja

Feira Tristán Narvaja, Montevídeo

Feira Tristán Narvaja, Montevídeo

Feira Tristán Narvaja, Montevídeo

Essa é outra diferença da Tristán Narvaja em relação à Feira de San Telmo. Na última, existe uma organização, com os mesmos comerciantes vendendo as mesmas coisas no mesmo lugar, todo domingo. Já na feira uruguaia, o caos vai aumentando a medida que você se afasta do cruzamento da 18 de Julho com a Tristán Narvaja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em algumas ruas fica a impressão de que os moradores fizeram aquela faxina em casa e descobriram um monte de quinquilharias que eles não queriam mais. A solução? Esperar o domingo chegar, estender um tapete na rua e tentar fazer uma grana extra, afinal o que é inútil para você pode ser muito importante para alguém.

Veja também: Onde ficar em Montevidéu

Feira Tristán Narvaja, Montevídeo

Feira Tristán Narvaja: informações úteis

A Feira de Tristán Narvaja acontece todos os domingos, do começo da manhã até o meio da tarde. Dá para almoçar por lá mesmo, nas várias barraquinhas da feira. Nós preferimos seguir para o Mercado del Puerto, que não fica tão longe dali.

Outra opção para almoçar é o Mercado de la Abundancia (Rua San José, 1312), que é menos turístico, tem preços mais em conta e fica bem mais perto da feira. Se optar por fazer isso, verifique antes se o Mercado está aberto, já que o funcionamento dele não é diário e há domingos que o local permanece fechado.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por email


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “A Feira Tristán Narvaja, em Montevidéu

  1. Olá!

    Eu curti essa feira, tenho uns isqueiros Zippo super legais que funcionam com alguns devidos reparos, são raros! Geralmente eu gosto de relíquias, dos mercadões, feiras livres, povo nas ruas.. Uma coisa que me marcou nessa rua foi a sede do movimento de liberacion nacional dos Tupamarus, hoje um dos seus expoentes é o sr. Mujica presidente..

    Já recebi os Roteiros da índia! Parabéns pelo trabalho! Ainda não li tudinho mas tenho certeza que vai me ajudar a planejar.. “manual” de primeira elaborado por pessoas responsáveis, profissionais… Poderia ser uma dissertação de mestrado de utilidade pública!

    Muito bom galera, sempre trazendo novidades…

    Abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.