Tags:
Atlas: Barcelona, Espanha

Onde ficar em Barcelona: dicas de hotéis e bairros

Por ser uma cidade tão grande e diversa, pode ser difícil decidir onde ficar em Barcelona. Isso porque a capital catalã tem de tudo um pouco.

Quer uma cidade histórica, de ruas labirínticas e cheia de mistérios? Basta passear pela Cidade Velha. Procura por museus e um pouco de arte? Tem também, assim como praias, parques, bares e outras atrações.

E olha que nós nem falamos do Antoni Gaudí e da Sagrada Família, um passeio inesquecível. Tantas atrações podem te deixar confuso sobre qual é o melhor lugar para se hospedar em Barcelona. Neste texto, elencamos alguns dos melhores bairros e regiões da cidade para você decidir sem erro.

Melhores localizações para ficar em Barcelona

Os melhores bairros onde ficar em Barcelona são:

  1. Eixample
  2. Bairro Gótico
  3. El Raval
  4. La Ribera e El Born
  5. Vila de Gràcia
  6. Barceloneta

1. Eixample

Eixample, Passeig de Gracia, um dos principais bairros de Barcelona, onde fica a Casa Bartló

Essa é uma região bem luxuosa e moderna da cidade. Sim, muitos hotéis de luxo se concentram nesse distrito de Barcelona, assim como lojas de grandes marcas internacionais. Mas também dá para achar albergues e hotéis em conta por lá. Foi nesse bairro que me hospedei na minha primeira passagem pela cidade.

Ao contrario do Bairro Gótico, cheio de ruelas com cara de Idade Média, o Eixample tem avenidas largas e quarteirões bem traçados. O bairro nasceu no século 19, numa espécie de ampliação planejada da cidade.

Por falar em avenidas largas, a mais famosa do bairro é o Passeig de Gràcia, que está para Barcelona assim como a Champs Élysees está para Paris. Não falei que era luxo puro?

Tenha em mente que o Eixample é um distrito grande, que engloba cinco bairros, portanto pesquise a localização exata do hotel dentro do distrito antes de reservá-lo. Independente de qualquer coisa, é provável que você esteja bem localizado, mas pode ser mais próximo do Bairro Gótico ou da Sagrada Família, por exemplo.

Já que falamos de atrações turísticas, a Casa Batlló, outra grande obra de Gaudí, fica nesse distrito. Vale dizer também que o Eixample é bem central e tem ótimo serviço de transporte público e muitas estações de metrô, o que torna fácil o deslocamento para outras partes da cidade (inclusive o aeroporto) a partir dali.

O Eixemple é sem dúvidas o melhor bairro onde ficar em Barcelona.

Hotéis no Eixample, em Barcelona

Econômico

  • Somnio Hostel: Hostel com opções de quartos privativos e confortáveis, com ótima localização e preço em Barcelona. Já foi testado e recomendado pela equipe do 360.
  • Hostal Oliva: Pousadinha charmosa e confortável ao lado da estação Passeig de Gràcia.

Custo/benefício

  • Praktik Vinoteca: Hotel design com temática de vinho, conta com uma vinoteca na propriedade com uma boa seleção de rótulos
  • Violeta Boutique: Pousada boutique que funciona em um casarão restaurado to século 19.

Conforto

  • Me Barcelona: Com piscina no terraço e jardim, é uma das opções mais bem avaliadas pelos hóspedes
  • NH Calderon: Hotel elegante bem na avenida Passeig de Gràcia, a um quarteirão da Casa Bartló. Tem uma vista fenomenal do terraço.

Veja opções de hospedagem em Eixample

2. Bairro Gótico

Bairro Gótico, uma das melhores regiões para se hospedar em Barcelona

Com construções históricas, ruas labirínticas, antigas muralhas romanas, uma bela catedral e vida por todos lados, o Bairro Gótico tem lá o seu charme.

Apesar de que, como nós já contamos em outro post, esse bairro pouco tem de gótico, ele continua sendo a parte mais antiga de Barcelona e apareceu até mesmo no livro Dom Quixote. Mas a região foi completamente revitalizada antes da Exposição Universal de 1929, que mexeu muito com Barcelona.

Em todo o caso, a cada esquina do Bairro Gótico você vai encontrar artistas de rua e prédios bonitos, mesmo que não sejam famosos. O Bairro Gótico tem diversas opções de hotéis, para todos os bolsos e gostos.

Essa pode ser uma boa opção de hospedagem caso você queira ficar perto de tudo e no meio do olho do furacão, mas é preciso alertar para a quantidade de gente, principalmente turistas, vagando pelas estreitas ruas da região. Como esse é um bairro de vida noturna agitada, verifique se o seu hotel tem proteção acústica.

Hotéis no Bairro Gótico de Barcelona

Econômico

  • Hostal Lausanne: Pousadinha charmosa e bem decorada, com quartos privativos e banheiros compartilhados.
  • Itaca Hostel: Lindo hostel com quartos modernos, coloridos e iluminados. Todas as camas contam com armários individuais.

Custo/benefício

  • Cuatro Naciones: Hotel clássico construído em um prédio do século 18. Oferece um bom café da manhã incluído na diária.
  • Hostal Sol y K: Linda pousada com quartos grandes e confortáveis e uma cozinha de uso comunitário.

Conforto

  • Colón Hotel Barcelona: Localizado em frente à Catedral, tem um lindo terraço com bar, piscina e vista para a cidade.
  • Ohla Barcelona: Hotel boutique com piscina na cobertura, três espaços culinários com gastronomia catalã e quartos com uma bela vista do Bairro Gótico.

Veja opções de hospedagem no Bairro Gótico

3. El Raval

El Raval, bairro da cidade velha de Barcelona

El Raval já teve uma fama ruim em Barcelona, mas muita coisa mudou nos últimos anos. Hoje, essa região é uma das mais concorridas da cidade e não fica atrás na hora de oferecer alternativas bacanas de hospedagem. Mochileiros também vão achar muitos albergues nessa parte da cidade, e também outras opções baratas.

Assim como o Gótico, esse bairro fica no distrito da Cidade Velha. Ou seja, você estará pertinho de muitos pontos turísticos e provavelmente nem precisará usar transporte público para conhecer boa parte deles, mas com a vantagem de não ser tão apinhado de gente como o vizinho.

A praia de Barceloneta também não fica tão longe: nós fomos até lá a pé, partindo desse bairro. Mas caso caminhar não seja seu forte, não se preocupe – o bairro tem várias estações do metrô.

A única recomendação é que você leia as resenhas dos hotéis antes de reservar por ali. É que algumas áreas do bairro ainda estão um pouco degradadas e passam a sensação de insegurança.

Hotéis no El Raval, em Barcelona

Econômico

  • Hostal La Palmera: Pousada agradável localizada atrás do Mercado de la Boqueria, quartos limpos e confortáveis.
  • Hotel Lloret Ramblas: Hotel simples com ótimos preços e acomodações limpas e confortáveis.

Custo/benefício

Conforto

  • Hotel 1898: Situado Rambla, fica em um edifício restaurado do século 19 e oferece piscina na cobertura e terraço ao ar livre.
  • Gaudi Hotel: Oferece um terraço compartilhado com vista do Palau Güell e da cidade.

Veja opções de hospedagem em El Raval

4. El Born

El Born, bairro boêmio da cidade velha de Barcelona, com opções baratas de hospedagem

Também dentro da cidade velha fica La Ribera, outra região interessante de Barcelona. La Ribera tem construções históricas e pontos turísticos, mas por algum motivo parece ter um pouco menos (eu disse um pouco) turistas do que o Bairro Gótico, que fica pertinho, do outro lado da Via Laietana.

A parte mais baixa de La Ribera, quase no caminho para Barceloneta, passou a ser chamada de El Born, uma referência ao mercado de mesmo nome, erguido no século 19.

El Born é apontado por muitos como uma região que está entrando na moda e começando a ser descoberta pelos viajantes. Por perto ficam também o Museu Picasso e a Igreja de Santa Maria del Mar. Restaurantes e bares famosos também estão nessa área.

Uma dica: se você fizer questão de ficar em El Born, certifique-se o hotel escolhido está no lugar certo. Essa é uma área pequena que não chega a ser um bairro – está cercada pela Via Laietana, pelo Passeig d’Isabel II, a Carrer de la Princesa e Passeig Picasso.  Se o hotel estiver dentro desses limites, pode ter certeza que você está no lugar certo.

Hotéis no El Born, em Barcelona

Econômico

  • Hostal Hera: Localizado dentro de um prédio histórico, tem quartos com banheiros privativos, claros em amplos.
  • Som Nit Born: Fica em um edifício neoclássico do século 19, escolhido para protagonizar a primeira fotografia já tirada na Espanha. O local também serviu de moradia para Picasso.

Custo/benefício

  • Hotel Oasis: Hotel confortável, com piscina, terraço e café da manhã servido na propriedade.

Conforto

Veja opções de hospedagem em El Born

5. Vila de Gràcia

Vila de Gracia, um bom lugar para ficar em Barcelona,

Distrito de Barcelona, Gràcia fica na parte mais alta da cidade, relativamente longe da praia de Barceloneta e do Bairro Gótico. Por outro lado, está nessa região o Parque Güell, outra grande atração cheia de trabalhos do Gaudí.

Por falar no famoso arquiteto, o Templo da Sagrada Família, a obra-prima (inacabada) dele não fica por ali, mas também não está longe: em torno de 10 minutos de metrô ou 20 de caminhada e você estará lá. Inclusive, vale dizer que o serviço de metrô existe sim no Gràcia, apenas não espere uma estação em cada esquina e você não se decepcionará.

O bairro tem fama de boêmio e as ruas e becos do Gràcia são bem animadas, sem contar os restaurantes. Isso é bom se você quer ficar perto do movimento, mas pode ser um problema à noite, por conta do barulho.

O Gràcia é uma opção de hospedagem longe do centro e exatamente por isso menos turística, mas interessante. Dica importante: não confundir esse distrito com os hotéis que ficam ao redor do Passeig de Gràcia, no Eixample.

Hotéis na Vila de Gràcia, em Barcelona

Econômico

  • Casa Gracia: Hostel moderno com terraço compartilhado, lounge, cozinha, área para refeições e com uma recepção 24 horas.
  • BCN Urbaness Hotels Bonavista: Quartos simples e confortáveis. Conta com uma burger bar e um terraço.

Custo/benefício

Conforto

  • Hotel Casa Fuster G.L. Monumento: Fica na luxuosa Casa Fuster, construída em 1908 pelo arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner. A construção é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Radisson Blu 1882: Terraço com vista para a bela igreja Sagrada Família, além de piscina ao ar livre e academia.

Veja opções de hospedagem no distrito de Gràcia

6. Barceloneta

Barceloneta, uma boa opção para se hospedar em barcelona

O bairro localizado logo em frente à praia mais famosa de Barcelona faz parte da Cidade Velha e é uma região com história e cultura única. Essa é uma opção menos usual onde ficar em Barcelona, mas pode render uma viagem interessante.

Os prédios antigos, bares e restaurantes ainda preservam um ar boêmio e as arraigadas tradições catalãs dos pescadores que se alojaram ali no século 18.

Essa é uma boa opção de hospedagem se você gosta de ficar perto do mar. É também um bairro vizinho ao Gótico, mas um pouco mais distante do centro.

Hotéis na Barceloneta

Econômico

Custo/benefício

  • Hotel 54 Barceloneta: Hotel design tem um terraço elegante com vista para o porto. Fica bem de frente para a praia.

Conforto

  • W Barcelona: Fica em um prédio impressionante em forma de vela, parte marcante do cartão postal da cidade. Apresenta decoração deslumbrante e vista fantástica de Barcelona.
  • Sofitel Barcelona Skipper: Cinco estrelas localizado próximo ao porto e a apenas 100 metros da praia.

Veja opções de hospedagem na Barceloneta

Onde ficar em Barcelona: nossas dicas de hotéis e hostels

Eu estive duas vezes em Barcelona. A primeira vez fiquei num hotel ruim que não merece ser nomeado, mas na segunda me hospedei no Hotel Serhs del Port, que está na Avenida Paral-lel e estrategicamente perto de tudo que importa: as Ramblas, Barceloneta e o Bairro Gótico estão a poucos minutos de caminhada. Recomendo a localização e o hotel.

Se quiser opções mais baratas na mesma área (praticamente no mesmo quarteirão, na realidade), recomendo o Hostal Bcn Port. Você também pode pesquisar por todas as opções de albergues em Barcelona.

Ainda tem dúvidas de onde ficar em Barcelona? Deixe nos comentários. Além das minhas passagens pela cidade, o 360 já teve a experiência de morar em Barcelona – a Natália viveu lá por um ano, entre 2016 e 2017. Vai ser um prazer te ajudar.

Qual o preço médio de uma hospedagem em Barcelona?

O valor das diárias varia muito de acordo com o seu estilo de viagem. Uma pousada familiar, simples, cobra a partir de 60 euros para o quarto duplo.

Uma cama em um quarto coletivo de hostel custa a partir de 40 euros.

É importante frisar em, em Barcelona e na Espanha em geral, os hostales são uma boa opção de hospedagem econômica. Eles não são hostels, mas sim pousadas simples, guest houses.

Quantos dias ficar em Barcelona

Para aproveitar bem a cidade, o ideal é ficar pelo menos 4 dias em Barcelona. Dessa forma, você consegue visitar todas as atrações principais e curtir um pouquinho a vida cultural e boêmia da cidade.

É claro, como uma metrópole cosmopolita e viva, dá para ficar muito mais tempo se você quiser sentir o gostinho do que é morar em uma cidade como essa.

Melhor época para viajar para Barcelona

Por ser um lugar de clima mais ameno, Barcelona pode ser visitada em todas as épocas do ano.

No verão, o calor pode ser intenso, mas isso é compensado pela agitada programação cultural da cidade nessa época. Em agosto, todos os bairros da cidade organizam festas populares e há também eventos e shows por todos os lados.

O inverno não chega a ser um impeditivo, para se quiser temperaturas mais agradáveis, visite a cidade na primavera e no outono, de maio a junho e de setembro a outubro.

Seguro de viagem para Barcelona

O Seguro de Viagem é obrigatório na Espanha, assim como em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração.

Além disso, é importante em qualquer viagem, uma vez que te protege contra imprevistos, acidentes, extravio de malas e cancelamento da viagem. Sobre esse assunto, leia o texto: qual o melhor seguro viagem Barcelona?

Leitores do blog tem desconto com o código 360MERIDIANOS05.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
O 360meridianos é parceiro do Booking.com. Fazendo sua reserva pelos links desse post, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar o 360 a continuar fornecendo informação de viagens independente e de qualidade.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 voto)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

20 comentários sobre o texto “Onde ficar em Barcelona: dicas de hotéis e bairros

  1. Oi Rafael ou Natalia

    Em maio do ano que vem vou passar 3 dias em Barcelona com mais 2 amigas. Quais bairros voces indicam em relação a segurança (ja que estaremos sozinhas), localização, e preço?

  2. Olá Rafael!!! Estou indo estudar em BCN e estou precisando de dicas de imobiliárias para alugar apartamento. Já pesquisei umas mas não achei muita opção na região central (Eixample, Born, Gracia, Sants, Raval etc…)dentro do perfil desejado.Abs

  3. Rafael
    Estarei em Barcelona no período de 20 de agosto a 11 de fevereiro. Poderia me ajudar com dicas para alugar apto mobiliado, gostei do bairro eixample direta. Obrigada

    1. Ei, Vitoria. Aqui está listado por bairro e só apartamentos:

      https://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?aid=367502&sid=8a5977eed577df523a626bcf10a6e5af&class_interval=1&district=167&dtdisc=0&inac=0&index_postcard=0&label_click=undef&postcard=0&room1=A%2CA&sb_price_type=total&ss_all=0&ssb=empty&sshis=0&nflt=ht_id%3D201%3B&lsf=ht_id%7C201%7C762&unchecked_filter=hoteltype

      Talvez seja interessante você reservar alguma coisa pelas primeiras semanas e tentar achar algo mais em conta quando chegar lá, afinal você vai ficar muito tempo e os preços tendem a cair se você negociar pessoalmente.

      Abraço.

  4. Ola Rafael……no verão quero visitar Barcelona vou com o meu marido e 2 meninas vamos de carro queria saber o sitio mais economico para alugar apartamento…..bjs

  5. Eixample não é o mais caro Rafael, na verdade a maioria dos meus colegas de turma moram por essa região que tem apartamentos bem simples. Os mais caros são Sarria e Pedralbes.

  6. Ou Rafael.
    Irei à Barcelona em março, para a maratona.
    A largada será na a Av. Reina María Cristina.
    Gostaria de saber qual seria o melhor bairro para ficar, de modo a ir a pé para a largada.
    Obrigado
    Wallace

    1. Esses aqui ficam mais ou menos próximos, Wallace:

      https://www.booking.com/hotel/es/firapalace.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      https://www.booking.com/hotel/es/paral-lel.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      https://www.booking.com/hotel/es/ayre-gran-via.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      https://www.booking.com/hotel/es/climent.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      https://www.booking.com/hotel/es/mybedbcn.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      https://www.booking.com/hotel/es/bbarcelona-apartments-plaza-espaa-a-center.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      https://www.booking.com/hotel/es/ghat-apartment-poble-sec.pt-br.html?aid=367502;label=gog235jc-searchresults-xb-XX-district_1288-unspec-br-com;sid=32309c9527a2241758c4906ac798bcdb;atlas_nodate=1;atlas_src=sr_iw_title;dist=0;room1=A%2CA;sb_price_type=total;type=total&

      Abraço.

  7. Ola,

    Irei a Barcelona pela primeira vez, mas terei pouco tempo, apenas 3 dias para andar bastante e conhecer o maximo que puder…. Apenas não vi relatos sobre hostel/hotel… Pode me dizer alguns que ja ficaram com boa localização e preço economico para duas pessoas?

    Obrigada

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.