Onde ficar em Budapeste: melhores bairros

Escolher o melhor bairro onde ficar em Budapeste não é tarefa complicada: a maior parte das atrações da cidade fica em torno do centro histórico, e, por isso se hospedar próximo a ele é a melhor escolha.

A boa notícia é que há alguns bairros para escolher nessa região, e eles tem uma ampla gama de tipos de hospedagem que vão agradar todos os bolsos e estilos de viagem. Há desde hotéis de luxo e hostels econômicos para se hospedar no centro de Budapeste.

Para facilitar sua vida, preparamos esse guia com todos esses bairros, para você entender melhor a cidade e escolher bem onde ficar em Budapeste. Vamos lá?

É melhor ficar em Buda ou em Peste? Entenda o mapa da cidade

Buda e Peste foram, por muito tempo, duas cidades distintas cortadas pelo Rio Danúbio. A união só ocorreu em 1873, quando as duas anexaram seus territórios, juntando-se também a Ôbuda, a parte da antiga Buda, que já foi um assentamento celta.

Hoje, Buda, que fica na margem direita do Danúbio, é uma área mais residencial onde se concentram as partes verdes da cidade. De turístico, por ali, está toda a área do Castelo de Buda, que reúne museus, igrejas e bons lugares dos quais se tem uma boa vista do rio e de Peste.

Já o lado de Peste é onde o movimento acontece: ali estão a maioria dos hotéis, bares, pubs, restaurantes e várias atrações turísticas, como o Parlamento e outros prédios públicos, a Catedral de S. Estevan e o distrito judeu.

Quanto custa, em média, uma hospedagem em Budapeste?

Isso varia muito com seu estilo de viagem, claro! Mas espere pagar cerca de 20 euros para uma hospedagem em hostel e entre 40 e 100 euros para hotéis e pousadas.

Os 5 melhores bairros onde ficar em Budapeste

Além de contar com duas partes, Budapeste é ainda dividida em 23 distritos batizados com números romanos. Se você já esteve em Paris, vai se lembrar: é algo parecido com a divisão dos arrondissements. 

Os distritos mais próximos do centro são, além dos mais próximos às principais atrações de Budapeste, também os que concentram a maior oferta hoteleira. São eles:

  1. Distrito VII – Erzsébetváros
  2. Distrito VIII – Joszéfaros
  3. Distrito V – Belváros-Lipótváros
  4. Distrito VI – Terézváros
  5. Distrito I – Budavar

Explicações dadas, bora conhecer melhor cada um dos melhores bairros onde ficar em Budapeste.

1. Erzsébetváros, o bairro judeu

Erzsébetváros é o antigo bairro judeu de Peste. Ali, no final da Segunda Guerra Mundial, foram estabelecidos guetos para os quais a população judia foi enviada para viver em uma situação desumana.

Hoje, o bairro continua tendo importância para os descendentes de seus moradores, pois marca um capítulo de sua história que não pode ser esquecido. Ao mesmo tempo, foi ali, em antigos prédios abandonados, que surgiram os famosos pub ruínas da cidade.

O bairro hoje é o principal local para aproveitar a noite de Budapeste e tem dezenas de novos bares, restaurantes e hostels. Ou seja, lá é o melhor lugar para se hospedar caso você queira ficar no centro da bombância da cidade. E provavelmente onde você vai achar mais opções econômicas.

Veja algumas opções de hospedagem nessa região:

Econômica

Custo/benefício

Confortável

Encontre mais hotéis no distrito judeu

2. Joszéfvaros

Próximo ao bairro judeu, o Jószefváros, também chamado de Distrito VIII, é um bairro residencial com uma boa localização central. Embora no passado tenha sido um local de prostituição e violência urbana, hoje isso não é mais realidade.

A região passou por um processo de gentrificação e há ali muitos prédios novos sendo construído, ocupado o lugar de construções antigas e em ruínas.

Por isso, é possível encontrar ali hospedagem mais em conta, em especial se você preferir ficar em apartamentos, hotéis e hostel novos.

O local é atendido pela linha M4 do metrô e está próximo a uma avenida onde passam muitos ônibus, além de estar a cerca de 30 minutos de caminhada das atrações centrais.

E não precisa ficar preocupado: o Jószefváros é um lugar seguro, mesmo à noite.

Veja algumas opções de hospedagem nessa região:

Econômica

Custo/benefício

Confortável

Encontre mais hotéis na região

3. Belváros-Lipótváros

Para quem prefere ficar mais perto do rio e da vista incrível de Budapeste, os distritos vizinhos Belváros e Lipótváros são a melhor pedida. Esse é o centro de Budapeste, onde estão as construções mais bonitas, como os prédios do governo, ruas famosas para as compras e também o Parlamento e outros prédios importantes.

E, claro, uma grande oferta de restaurantes, bares, boates, de preços variados. Dali você também chega facilmente em qualquer outra área da cidade, a pé ou usando transporte público. Nessa área, sempre há movimento, seja de manhã ou de noite.

Veja algumas opções de hospedagem nessa região:

Econômica

Custo/benefício

Confortável

Encontre mais hotéis em Belváros-Lipótváros

4. Terézváros

Também em Peste, o distrito de Terézváros abriga a rua mais bonita da cidade, a Andrássy út, que vai do centro até a Heroes Square.

Essa é uma avenida elegante e parte dela é Patrimônio da Unesco, onde fica a Ópera de Budapeste e as lojas de marcas de luxo internacionais. Essa região é vizinha tanto do Distrito Judeu quanto de Belváros. Grandes são as chances dali ter preços mais altos de hospedagem, mas também existem alguns hostels na região.

Econômica

Custo/benefício

Confortável

Encontre hospedagem em Terézváros

5. Budavár: O Distrito do Castelo

Dificilmente você vai achar algum hotel na região de Buda que não fique no Distrito do Castelo, conhecido por ali como Budavár. Por ali, as ruas são lindas e têm história que vem desde o século 13.

Toda a área está no alto de uma colina, a beira do Danúbio, com vistas maravilhosas. O acesso dali para Peste é fácil, seja a pé, seja usando transporte público. Mas não espere encontrar muitas opções econômicas de hospedagem.

Econômica

Custo/benefício

Confortável

Encontre hospedagem no Distrito do Castelo

Dicas de hotéis baratos em Budapeste

Um dos hostel que já testamos em Budapeste foi o Season Hostel 2. Essa foi a opção mais econômica que encontramos em nossas pesquisas.

Mas, não se assuste quando chegar: o hostel funciona dentro de uma escola, com direito a corredores e bibliotecas. Apesar disso, é confortável, fica perto das atrações de Peste e tem fácil acesso a Buda. Um tram que te leva para a parte mais badalada da cidade passa quase em frente e, para os mais animados, é possível ir a pé. Os quartos são limpos e os banheiros são no estilo vestiário.

Além disso, neste post já sugeri os bairros mais centrais de Budapeste, mas a cidade é relativamente grande, então se você não encontrou o que queria, pode ver todas as opções de hospedagem em Budapeste clicando ali.

Para facilitar sua busca, separei também a lista com todos os hostels de Budapeste, todas as acomodações com donos locais e também, para quem valoriza conforto, as opções de hospedagem com a classificação “Muito Bom” ou mais.

Seguro de viagem para a Europa

O Seguro de Viagem é obrigatório na Hungria, assim como todos os países da zona Schengen, e pode ser exigido na imigração. E não vale qualquer seguro, é preciso que tenha uma cobertura mínima de 30.000 euros.

Você pode conseguir seguro de viagem para a Europa, com desconto de até 25% para os nossos leitores. Basta usar o cupom 360MERIDIANOS05. Dá uma olhada nas ofertas abaixo. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Se você reservar seu hotel clicando nos links deste texto, você colabora com o 360meridianos – uma pequena parte do valor da sua reserva pelo Booking é transferida pra gente – sem que você gaste nada a mais com isso. 

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

    • É bem fácil Lara. Ali na região central dá para fazer tudo a pé, o metrô da cidade chega em todos os lugares e também tem a opção de ônibus (o google maps informa as linhas).

      A melhor região para ficar hospedada e se locomover mais a pé seria o Bairro Judeu

  • vou para um evento em Budapeste e devo ficar uns 10 dias,estou procurando hotel p hospedar.
    Obrigado

    • Oi José!

      Dá uma olhada nos links indicados no post, tem várias opções de acordo com as regiões.

  • Olá, td bem ? . . . saindo do circuito dos hotéis, pois estou alugando pelo AirBnb, algum lugar bom . . . estarei Budapeste agora em Setembro.

    abraço, Eduardo

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

Quer saber quais documentos são necessários para uma viagem internacional? Este texto é um guia…

8 horas atrás

Onde ficar em Lavras Novas: as melhores pousadas

Onde ficar em Lavras Novas? Essa pergunta não tem uma resposta lá complicada: Lavras Novas…

4 dias atrás

O que fazer em Fortaleza: praias, passeios e pontos turísticos

O que fazer em Fortaleza? A capital do Ceará é uma cidade linda, com 34…

1 semana atrás

Filandia, Salento e o Triângulo do Café da Colômbia: roteiro e dicas

Que a Colômbia é uma das principais produtoras de café do mundo, todo mundo sabe.…

2 semanas atrás

Onde Ficar em Porto de Galinhas: Qual o Melhor Lugar?

Nesse texto você encontra um guia completo sobre onde ficar em Porto de Galinhas. Selecionamos…

2 semanas atrás

O que fazer em Olinda em 1 dia: Principais Pontos Turísticos

Em dúvida sobre o que fazer em Olinda? Neste post, preparamos um roteiro de um…

3 semanas atrás