fbpx
Tags:
Atlas: Berlim, Alemanha

Restaurantes em Berlim: guia de onde comer bem e barato

Berlim é um paraíso para amantes de uma boa comida. Dá para encontrar restaurantes em Berlim de todas as partes do globo, afinal, essa é a cidade mais multicultural da Europa. E a gente mostra isso nesse guia cheio de opções de onde comer em Berlim.

De restaurantes internacionais e hipsters em Kreuzberg às tradicionais salsichas alemãs, passando pelo icônico dönner kebab, em Berlim há comida para todos os gostos! E ainda tem uma boa notícia: comer em Berlim não sai caro. É possível encontrar comida boa por alguns poucos euros ou se deleitar em restaurantes estrelados.

Neste texto, você encontra várias opções de lugares onde comer em Berlim. Para ajudar você a se localizar na cidade, você também encontra um mapa interativo que te mostra onde fica cada um dos restaurantes indicados nesse texto.

E fique tranquilo, praticamente todos os restaurantes em Berlim listados aqui têm alguma ou várias opções vegetarianas e/ou veganas no cardápio, como é bem típico de acontecer na capitão da Alemanha.

Preparados para encher a pança?

Restaurantes em Berlim, Alemanha

Há muitas opções de restaurantes em Berlim, e elas servem para todos os tipos de viajantes, seja você um caçador de comida de rua ou um colecionador de estrelas Michelin. E a diversidade vai muita além, é possível fazer uma volta ao mundo gastronômica pelas ruas da cidade.

Mas como a gente sabe que nem sempre temos tempo de ver tudo o que queremos em uma viagem, uma boa ideia é realizar um  tours gastronômicos em Berlim (como esse aqui!), que vai permitir que você experimente diversos tipos de prato, economize tempo e ainda fique por dentro da história e da cultura por trás deles.

Veja agora quais são nossas sugestões de onde comer em Berlim:

  1. Curry 36
  2. Feira gastronômica do Mauerpark
  3. Burguermeister
  4. Berlinburger International (ou BBI)
  5. The Bird
  6. BurgerAMT
  7.  Zur Haxe
  8. Holzmarkt
  9. Alt Berliner Wirtshaus Henne
  10. Imren Grill
  11. Gözleme Restaurant
  12. Humbaba Falafel
  13. Maroush
  14. Café do Brasil
  15. Thai Park
  16. Macondo Bar e Café
  17. Café Pförtner
  18. Lula Deli and Grill

Onde comer barato em Berlim?

1. Curry 36

Fachada do Curry 36, restaurante em Berlim que vende os tradicionais currywüsts

Se você estiver em busca do melhor salsichão com curry da cidade, o famoso e tradicional currywüst berlinense, o lugar é, segundo muita gente por lá, o Curry 36. Essa rede tem diversas lojas espalhadas pela cidade e é famosa por ser uma opção rápida e barata para comer em Berlim no meio do dia.

Um dos melhores endereços para turistas é a que fica dentro estação Warschauer Str.

Endereço: S-Bahnhof An der Ostbahn, Warschauer Str. 8

Horário de atendimento: todos os dias, de 9h às 23h

Faixa de preço: $

2. Feira gastronômica do Mauerpark

Mauer Park Berlim

Leia também:
5 mercados de pulga que vale a pena conhecer em Berlim
A feira do Mauerpark em Berlim

Todos os domingos, enquanto o tempo permite, o Mauerpark se transforma em um enorme mercado de pulgas a céu aberto. Mas o que nem todo mundo sabe é que além de roupas, artesanato e objetos vintage, o lugar também conta com uma feirinha gastronômica com inúmeras opções para comer barato em Berlim.

As barraquinhas servem comida de rua de várias partes do mundo, do kebab a comida coreana, por exemplo. Todo mundo consegue achar algo para se deliciar por ali e ainda pode se jogar na grama do parque para aproveitar a movimentação do lugar depois.

Endereço: Bernauer Str. 51-64

Horário de atendimento: Domingo, até o fim da tarde. Costuma ficar mais animado depois das 12h.

Faixa de preço: $

Onde comer hambúrguer em Berlim?

Hamburgues, cerveja e porção de mandioca no Neukölln, Berlim

Não sei se esse título existe, mas se não existir, deveria: Berlim é a capital mundial do hambúrguer. É perfeitamente possível comer em uma hamburgueria por semana ali durante meses sem repetir nenhuma. E quem é fã do prato concorda: os hambúrguers daqui estão entre os melhores do mundo.

3. Burgermeister

Uma das hamburguerias mais tradicionais da cidade, o Burguermeister funciona em uma casinha verde de madeira, em baixo da linha de metrô e quase de frente para a saída da estação U1 Schlesisches Tor.

Muita gente em Berlim considera essa a melhor hamburgueria de Berlim. Mas esse tipo de seleção é sempre polêmico. Por isso, acho que você vai ter que ir até lá para provar por você mesmo. Além dessa, há outras filiais na cidade, e não é raro encontrar fila.

Endereço: U1 Schlesisches Tor, Oberbaumstraße 8

Horário de atendimento: Todos os dias, as 11h às 2h. Aos sábados e domingos, vai até as 4h.

Faixa de preço: $$

4. Berlinburger International (BBI)

Ainda no quesito melhores hamburguerias, a Berlinburger International (ou BBI) é uma das melhores que você vai conhecer na sua vida. O motor ali sempre foi o queijo, mas experimente também provar a batata frita com chilli.

O espaço minúsculo, em Neukölln, tem um cardápio com opções bastante inventivas. Mas, atenção: é melhor ir com fome, porque é tudo gigante! O meu hambúrguer favorito lá é o o 3-Kase Hoch.

Endereço: Pannierstraße 5

Horário de atendimento: De segunda a quarta, das 12h às 22h. De quinta a domingo, das 12h às 23h.

Faixa de preço: $$

5. The Bird

Outra opção deliciosa e gigantesca de sanduíche, que está sempre cheia de gente, é a The Bird, que fica na Am Falkplatz, em Prenzalauer Berg. A porção de batata que acompanha o hambúrguer também é generosa, ou seja, vá com fome!

6. BurgerAMT

E quem estiver com fome pode experimentar a BurgerAMT, que tem ambiente descolado, com decoração inspirada no hip hop e skate, e preços justos.

Eles têm vários endereços na cidade. Um dos mais famosos é o de Friedrichshain, em frente a Boxhagener Platz.

Onde comer comida tradicional alemã em Berlim?

Por parecer estranho, mas comida tradicional alemã não é o forte de Berlim. Isso porque os pratos que a gente costuma identificar assim são típicos do sul da Alemanha, da região da Bavária, por exemplo, que é onde fica Munique.

Por isso, grandes são as chances dos restaurantes de comida tradicional alemã na cidade serem pegadinhas. Mas há exceções, e a gente te mostra quais são agora.

7. Zur Haxe

comer joelho de porco em berlim

Esse restaurante alemão em Berlim foi indicação foi de um amigo nativo, que vem do sul do país e sabe do que está falando: o Zur Haxe serve porções gigantescas de Joelho de Porco (Haxe, em alemão).

Também tem vários pratos com variações de carne de porco, schnitzel, chucrute e batatas. Tudo num ambiente daqueles, digamos, peculiares.

8. Holzmarkt

Já o salsichão alemão, esse sim você encontra em todas as esquinas, em diferentes barraquinhas, feiras de rua e nos menus de muitos lugares. Para quem visita a cidade no verão, uma sugestão é ir num beer garden, onde é comum ter salsichão na grelha.

Minha sugestão é o Holzmarkt. Esse espaço na beira do rio tem barraquinhas, além de um café e um restaurante.

9. Alt Berliner Wirtshaus Henne

Salsichão, salada de batata e salada de repolho são algumas das poucas opções nesse restaurante tradicionalíssimo na cidade. Mas a estrela ali é outra: o frango frito que passa a noite dormindo no leite, o que o deixa extremamente molhadinho por dentro e crocante por fora.

A experiência ainda é coroada por um ambiente retrô. Esse restaurante em Berlim existe há mais de 100 anos e tem a cara de uma Alemanha que parou no tempo e não acompanhou a modernização da cidade. Aliás, os senhorzinhos que comandam o lugar não falam inglês.

Onde comer comida turca e árabe em Berlim?

A comida mais tradicional de Berlim não é joelho de porco ou salsichão. É turca. Não tem uma esquina em que você não vá encontrar um kebab e não tem uma pessoa na cidade que não vai te dizer para conhecer o melhor döner ou falafel de Berlim.

10. Imren Grill

O grande bairro de imigração turca em Berlim é Neukölln – lá você encontra delícias da comida turca. Por exemplo, o restaurante de kebab favorito das pessoas que conhecemos em Berlim é o Imren Grill.

E muita gente deve pensar igual, já que o local está sempre muito movimentado, especialmente na hora do almoço.

Como fica aberto de madrugada, também é uma boa pedida para a larica pós-rolê. Fica na Karl Marx Strasse.

11. Gözleme Restaurant

Além pertinho fica outro restaurante turco excelente para quem quer explorar mais a culinária turca e ir além do kebab, o Gözleme Restaurant. Por ali, a melhor pedida são os pratos quentes: manti é delicioso!

teller kebab haloumi berlim al hanan

12. Humbaba Falafel

Para sair um pouco do eixo e experimentar restaurantes em Berlim em outros bairros, não deixe de passar pelo Humbaba Falafel, em Moabit. Tem opções de molho e hummus muito gostosas e opções de pratos veganos que são deliciosos e bem servidos.

13. Maroush

Outro lugar especial, que foi indicação de um refugiado sírio e que tem um shawarma (o primo árabe do kebab) incrível é o libanês Maroush. Fica perto de Kotbusser Tor, em Kreuzberg e tem uma uma decoração linda.

Onde comer comida brasileira em Berlim?

Deu saudade de casa? Pois saiba que o Brasil não fica de fora na volta ao mundo gastronômica pelos restaurantes de Berlim. Veja algumas dicas de onde comer feijoada, coxinha e outros quitutes brasileiros.

14. Café do Brasil

Comida tradicional brasileira no coração de Berlim. O lugar é famosos pela feijoada e pelas caipirinhas, mas serve outros itens tradicionais da nossa gastronomia, como salgados, churrasquinho, moqueca e até deliciosos sucos de frutas. Há um brunch tropical começando as 11h.

Onde comer comida asiática em Berlim

Comida tailandesa, vietnamita, indiana, coreana, japonesa, chinesa… Você dá o nome do país asiático e certamente vai encontrar um restaurante desses em Berlim.

15. Thai Park

Uma dica imperdível e que não está em quase nenhum guia por aí é o Thai Park. O Thai Park é uma feira de comida tailandesa, organizada por imigrantes, com opções ótimas e que custam 3 euros (ou até menos) o prato. Mas essa só é uma sugestão válida pra quem visita Berlim nos meses mais quentes. Como é uma feira aberta, o lugar só funciona até outubro.

Onde comer comida latina em Berlim?

Se você quer explorar outro canto do mundo, que tal provar comida dos nossos vizinhos? A comunidade latina em Berlim também é enorme e nós também deixamos nossa marca por lá.

16. Macondo Bar e Café

Bandeja Paisa, prato típico da Colômbia

O Macondo Bar e Café é um restaurante colombiano bem no miolinho de Friedrichshain. Além de servirem pratos bem típicos do país, como a Bandeja Paisa com suco de lulo, uma fruta andina parecida com o tomate, ele ainda tem espaço para eventos que servem tanto de ponto de encontro quanto de difusão da cultura latina.

Onde comer pizza, brunch e outras coisas em Berlim

Quer algo diferente, talvez uma pizza, um café saudável ou mesmo um Brunch? Então se liga nessas dicas de restaurantes em Berlim para todos os gostos!

17. Café Pförtner

cafe pferd em berlim restaurante

Os restaurantes em Berlim podem ser muito pouco convencionais

O Café Pförtner tem mesas dentro de um ônibus. Fica no bairro Gesundbrunnen, no norte da cidade (estação de metrô mais próxima: U Osloer St.). Além de um dos ambientes mais diferentões de Berlim, ali você vai achar opções de comida deliciosas e saudáveis. Não é à toa que fica lotado na hora do almoço. O espaço também funciona como um café, então vale a pena ir lá só para tomar um cappuccino.

18. Lula Deli and Grill

onde comer brunch em berlim

Lula Deli, um dos nossos restaurantes em Berlim favoritos para Brunch! 

Outra alternativa muito legal para quem quer tomar um brunch ou comer uma pizza artesanal é o LuLa Deli and Grill, que fica em Friednau (estações de metrô: U Friedrich-Wilhelm-Platz e S Friednau).

O lugar serve diversas opções de Brunch bem completos, tudo custando por volta de 10 euros. Além disso, funciona no almoço e jantar. Uma das áreas do restaurante foca em hambúrgueres e saladas. Na outra, pizzas e focaccias. Tudo feito na hora.

Endereço: Lauterstraße, 14-15

Horário de atendimento: Todos os dias, das 9h às 23h

Faixa de preço: $$

Dicas para planejar sua viagem para Berlim

Para encontrar um guia completo com atrações e sugestões de roteiro em Berlim, leia o O que fazer em Berlim: atrações e roteiros de 3, 4 e 5 dias.

O seguro de viagem é obrigatório na Alemanha, assim como em todos os países signatários do Acordo de Schengen. Lembre-se de comprar o seu antes de viajar, assim você não corre o risco de enfrentar problemas na imigração.

Para isso, nós recomendamos utilizar o comparador de seguros Seguros Promo. Você pode ver os preços clicando aqui. Você ainda ganha até 25% de desconto aplicando o cupom 360MERIDIANOS05. Veja algumas ofertas abaixo:

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Temos muitas e muitas dicas para escolher a hospedagem na cidade no post Onde ficar em Berlim: os melhores bairros.

Inscreva-se na nossa newsletter

4/5 - (1 vote)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.