Lojas com as portas fechadas, ruas vazias e somente o indispensável está aberto. O período de quarentena por conta da pandemia de coronavírus tem deixado grande parte da população mundial em casa. Alguns ainda conseguem continuar trabalhando, fazendo home office, mas há uma grande parcela que não tem essa opção.
Tanto tempo em casa pode te deixar ansioso, entediado e acabar fazendo mal pra saúde. Para ajudar a preencher o tempo e a cabeça, algumas pessoas e empresas estão disponibilizando serviços gratuitos durante o período de quarentena pelo coronavírus. São cursos, aulas, filmes, shows e diversas atividades para te ajudar a enfrentar esse período.
A gente separou uma lista de coisas que dá pra fazer, mesmo em quarentena.
Tem viagem marcada? Coronavírus e viagens: preciso cancelar? Quais os direitos do passageiro?
Diários da quarentena: 5 relatos de isolamento social pelo mundo
É preciso vigiar de perto esses senhores desobedientes
Serviços gratuitos na quarentena de coronavírus
Educação
Harvard
Já pensou em ter um certificado de uma das instituições de ensino mais famosas do mundo? No site da universidade você encontra mais de 100 cursos gratuitos (em inglês) distribuídos nas áreas de Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Desenvolvimento Educacional e Organizacional, Ciência Ambiental, Governo, Leis e Política, História, Humanidades, Matemática e Análise de Dados, Medicina e Saúde Pública, Religião e Espiritualidade, Ciência e Engenharia, Ciências Sociais.
Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está com 12 cursos online gratuitos para a população. É uma ótima oportunidade para dar um upgrade no currículo e garantir um certificado a mais. Para conseguir o certificado online, o aluno precisa de no mínimo 70% de aproveitamento. São cursos de Consumo Consciente de Energia, Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Lógica de Programação, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Fundação Getúlio Vargas
A FGV está com 55 cursos gratuitos em sua plataforma online. Um ótimo serviço pra quem quer aproveitar a quarentena do coronavírus pra garantir mais conhecimento. Alguns exemplos de cursos que você encontra por lá: Como fazer investimentos, Como Gastar Conscientemente, Direito de Família, Direito e Esporte, Fundamentos de Marketing, Motivação nas Organizações entre outros. Vale lembrar que, ao final do curso, há uma certificação.
Sebrae
São mais de 100 cursos gratuitos, com duração média de 3h. Só é possível fazer um de cada vez. Você pode escolher entre: Atendimento ao cliente, Marketing digital para o empreendedor, Gestão financeira, Como vender pela internet, Como administrar um pequeno negócio – e mais uma lista imensa. Todos os cursos são voltados para o empreendedor.
Vale lembrar que alguns desses serviços são gratuitos mesmo fora do período de pandemia de coronavírus.
Cultura
Fachada do Museu do Louvre. Foto: Benh LIEU SONG (Wikimedia Commons)
Amazon
A empresa disponibilizou para os brasileiros o download gratuito de centenas de e-books. Na lista, é possível encontrar títulos como “Os sertões”, de Euclides da Cunha, dissertações de mestrado, livros de auto-ajuda, infantis e vários outros segmentos com o selo da Scielo Livros.
Louvre
O Louvre está fechado até segunda ordem, mas é possível fazer um tour virtual por algumas galerias de um dos museus mais famosos do mundo – áreas como os Restos do fosso do Louvre, Antiguidades egípcias e Galerie d’Apollon, entre outras atrações.
Google Arts & Culture
Mais de 1.200 museus e acervos de renome ao redor do mundo, como o MET, em Nova York ou o Museu do Prado, em Madrid. Disponibiliza, por meio da tecnologia do street view, um tour virtual por obras distribuídas em mais de 70 países. .
Museus do Vaticano
O catálogo on-line dos museus do Vaticano apresenta as informações essenciais sobre as obras de arte móveis exibidas ao longo do itinerário da visita (não sobre as salas, os prédios ou a decoração). O banco de dados – que ainda está em fase de implementação e atualmente disponível apenas no idioma italiano – é atualizado, revisado e expandido regularmente.
Entretenimento
Imagem – Shutterstock
Faber-Castell
Até o dia 19 de abril a empresa está disponibilizando acesso gratuito a todos os cursos na plataforma online. Entre os cursos estão desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens, atividades para fazer em família e vários outros. Basta acessar o site, fazer o cadastro e escolher o curso.
GloboPlay
O acesso ao streaming da Rede Globo está liberado para não-assinantes por 30 dias. Chegou a hora de colocar a novela em dia, de maratonar séries como The Good Doctor, Modern Family, Sessão de Terapia, além de acompanhar os vários filmes e programas da emissora que estão no catálogo. O sinal dos canais Globoplay também está aberto nas TVs por assinatura.
Spcine Play
A plataforma da Prefeitura de São Paulo está com conteúdo gratuito por 30 dias. São conteúdos exclusivos com shows, espetáculos, palestras e performances da cidade de São Paulo.
Forbes
Pelo app, está liberado acesso gratuito a algumas edições da revista, uma das mais famosas do mundo.
Lucas Lucco
O cantor lançou o #Desafio quarentena saudável, um treino online de segunda a sábado, às 9 da manhã, para iniciantes e praticantes de esportes. Transmissão via live no Instagram, por 30 dias.
Rita Lobo
Quer experimentar fazer as melhores receitas? Todos os dias, às 12h, a chef dá dicas de cozinha no seu Instagram. Dá pra acompanhar a programação todinha na página dela e aprender pratos novos pra não cair na rotina!
Anitta
A cantora irá receber aulas de profissionais autônomos e transmiti-las nas lives do Instagram. Já teve aula de francês para iniciantes, culinária e exercícios físicos. Segundo ela, a ideia é: “Pensando nos trabalhadores autônomos que podem estar sendo afetados pela quarentena, resolvi fazer um estímulo de aulas online ao vivo no meu Instagram. Você trabalhador autônomo no Brasil que gostaria de divulgar seu trabalho online é só entrar em contato com @qgdaanitta e agendar nossa aula ao vivo nos stories pra toda a nossa audiência”. Esses profissionais, segundo a cantora, serão remunerados.
Garotas Estúpidas
A plataforma de Camila Coutinho vai promover, até dia 27, um festival cultural completamente online com atrações em formato LIVE: Silva e Giulia farão shows ao vivo de voz e violão; Monica Martelli uma apresentação humorística; Bela Gil receitas saudáveis – e tem muita gente bacana.