Dica de leitura: Do Amor e Outros Demônios

Muitos anos depois, diante das criptas funerárias, Gabriel García Márquez se lembrou da tarde em que sua vó contou a história da Marquesa Sierva Maria. É que uma das tumbas do Convento Santa Clara, construção com mais de 300 anos e que se preparava para virar hotel, guardava os ossos de uma mulher. Nada de anormal, não fossem os 22 metros de cabelos do esqueleto.

Na época um repórter com apenas 22 anos, García Márquez foi enviado para o convento para acompanhar a abertura das criptas. Ele se impressionou com a cena, que ocorreu em Cartagena das Índias, na Colômbia. E mesmo com especialistas no assunto garantindo que aquilo não era exatamente incomum, afinal o cabelo continua crescendo após a morte. Até aí tudo bem, mas 22 metros?

Vai ver os especialistas não conheciam a lenda que a avó do então repórter gostava de contar. Era a história de uma menina, filha de um marquês, que tinha vivido ali séculos antes, quando a Colômbia ainda era uma colônia espanhola. Essa menina era venerada em todo o Caribe, tinha fama de fazer milagres e uma cabeleira que se arrastava no chão. Morreu ainda adolescente e sem suspeitar que viraria personagem de um ganhador do Nobel de literatura.

do amor e outros demônios

Convento virou hotel de luxo (Foto: Divulgação)

Décadas mais tarde, García Márquez ligou a abertura das criptas com a história da avó, criando assim a história narrada em “Do Amor e Outros Demônios”, livro lançado em 1994. A personagem principal é Sierva Maria de Todos los Ángeles, filha do marquês, mas largada pelos pais. Dentro da própria casa: os pais viviam com ela, mas a menina foi educada pelos escravos da família.

Com uma cabeleira que já chamava atenção no dia do nascimento, Sierva Maria cresceu com uma promessa. Seus cabelos só seriam cortados no dia de seu casamento. A criança aprendeu a viver num mundo que misturava crenças católicas e africanas, entre padres e orixás. Um dia, ao passear pela cidade, Sierva Maria foi mordida por um cão raivoso. Não precisou desenvolver os sintomas da doença para que seu pai finalmente saísse do transe e resolvesse se preocupar com a menina.

O renascimento do amor paterno não fez bem para Sierva Maria, que acabou na mira da igreja. A criança que falava a língua dos escravos – três idiomas diferentes – conhecia e praticava rituais africanos e tinha cabelos enormes foi tratada como endemoniada. Ela foi enviada para um convento e a espera do milagre divino – o exorcismo – que seria feito pelas mãos do Padre Cayetano De Laura, que recebeu do Bispo a responsabilidade sobre o caso.

do amor e outros demônios

Do Amor e Outros Demônios não é um dos livros mais famosos de García Márquez. Mas não deixa de merecer um lugar na prateleira. Fala de intolerância religiosa e de preconceito contra a fé de origem africana; fala de uma América Latina que mudou, mas nem tanto assim. E fala do amor – ou daquilo que as pessoas pensam que é amor. É quase um conto de fadas, com uma Rapunzel presa na torre e com tranças para jogar, mas com uma dose enorme de realidade.

Com menos de 200 páginas, Do Amor e Outros Demônios é uma ótima forma de conhecer García Márquez e a Colômbia. Quem já é fã do escritor também vai gostar. Terminar a obra é fácil. Difícil é superar o sentimento após a leitura e exorcizar os demônios que ficam no ar.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Dica de leitura: Do Amor e Outros Demônios

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.