4 iniciativas de jornalismo de viagem que valem a pena conhecer

Um dos conceitos-chave que aprendi no mestrado em Jornalismo de Viagens foi a diferença entre jornalismo turístico, que se dedica a dar visibilidade a destinos e facilitar o planejamento de uma viagem, e o jornalismo de viagens, que fala sobre culturas, problemas sociais e políticos de países distantes não apenas para despertar o desejo de viajar, mas também para informar os leitores sobre lugares distantes e torná-los mais próximos.

Cada uma dessas categorias tem um público distinto, importância e função de existir. Tanto que aqui no 360meridianos fazemos um pouco dos dois. Mas talvez por conta do meu momento profissional, tenho me interessado cada vez mais pelo jornalismo de viagens e, por isso, resolvi compartilhar com vocês algumas das iniciativas que eu mais gostei de conhecer nesse campo.

5W – Crónicas de larga distancia

revista5w.com

Por meio das perguntas essenciais do jornalismo (Quê? Quem? Quando? Onde? Por quê?), os repórteres do 5W constroem narrativas sobre culturas distantes que conhecem em suas viagens, sempre com um forte viés político e social. Essa é a minha iniciativa favorita dessa lista. Quando eu crescer, quero ser como eles. O único problema é que está em espanhol, mas vale a pena dar uma olhada. O projeto é formado por um site, uma revista anual e livros.

5w - Crônicas de larga distancia

Não conta lá em casa

globosatplay.globo.com/multishow/nao-conta-la-em-casa

Esse já é um grande conhecido do público brasileiro. Reality show exibido pela Multishow, o programa acompanha as andanças de três aventureiros que viajam a lugares com graves problemas políticos e sociais, os típicos destinos que você não teria coragem de contar para a sua mãe que vai visitar. Países em guerra ou crises graves, lugares arrasados por desastres naturais, ditaduras fechadas com poucos direitos civis para habitantes e turistas. Todos esses são destinos perfeitos para o Não Conta Lá em Casa. Além do programa, há também um livro sobre as viagens da primeira temporada.

Não conta lá em casa - Livro

Que mundo é esse?

globosatplay.globo.com/globonews/que-mundo-e-esse

Outro programa de TV dos meninos do Não Conta Lá em Casa, o Que mundo é esse? busca entender e explicar circunstâncias, contextos, origens e desdobramentos de fatos, situações e personagens do nosso tempo. Cada temporada aborda um país diferente e busca desvendar os processos internos que levam a determinada situação. Entre os países já visitados, o Curdistão, um país ocupado pelo Estado Islâmico, e os Estados Unidos às vésperas da eleição de Trump.

Que mundo é esse - Jornalismo de Viagens

Crónicas del Estallido

cronicasdelestallido.net

Ao percorrer a América Latina, do México à Argentina, os jornalistas Martín Cúneo e Emma Gascó se propuseram a documentar a história dos movimentos sociais que transformaram a região desde os anos 1990. Além do site com reportagens sobre os países visitados, há também um livro sobre o mesmo tema. Em Espanhol.

Cronicas del Estallido - Jornalismo de Viagens

Clube Grandes Viajantes

Olá, somos a Luíza Antunes, o Rafael Sette Câmara e a Natália Becattini. Há 10 anos fazemos o 360meridianos, um blog que nasceu da nossa vontade de conhecer outras terras, outros povos, outras formas de ver o mundo. Mas nós começamos a sonhar com a estrada ainda crianças e sem sair de casa, por meio de livros sobre lugares fantásticos. A gente acredita que algumas das histórias mais incríveis do mundo são sobre viagens: a Ilíada, de Homero, Dom Quixote, de Cervantes; Harry Potter, Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos. Todo bom livro é uma viagem no tempo e no espaço. E foi por isso que nasceu o Grandes Viajantes: o clube literário do 360meridianos. Uma comunidade feita para você que ama ler, escrever e viajar.

Somos especialistas em achar livros raros, já esquecidos pelo tempo. Fazemos a curadoria de crônicas, contos e histórias de escritores e escritoras incríveis, que atualizamos numa edição moderna e bonita. A cada mês você receberá em seu e-mail uma nova aventura sempre no formato de livro digital, que são super práticos, para você ler onde, quando e como quiser.

Além do livro raro e do bônus exclusivo, recompensas que todos os nossos associados recebem, oferecemos duas experiências diferentes à sua escolha:

1) Para quem quer se aprofundar nas histórias e conhecer pessoas com interesses parecidos;< br/>
2) Para quem, além de ler, também quer escrever seus relatos.

Conheça cada uma das categorias e escolha a que combina melhor com você. Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 comentários sobre o texto “4 iniciativas de jornalismo de viagem que valem a pena conhecer

  1. Olá Natália, como vai?

    Pela primeira vez comento aqui no 360meridianos, embora seja um leitor assíduo.

    Sou jornalista e estou concluindo a graduação em turismo. Meu tema de conclusão de curso deve ir justamente para a área do jornalismo de viagens. Gostaria de saber se você poderia me sugerir autores que falem sobre o assunto a partir de obras científicas, sejam artigos ou livros. Caso haja algum, será de grande valia para minha pesquisa.

    Desde já, agradeço.

    1. Olá Tiago,

      Infelizmente não conheço nenhuma publicação científica que fale de jornalismo de viagem, na minha pós, as leituras eram de áreas afins (como antropologia, história, arqueologia, etc). A Cásper Líbero está com um curso nessa área, acredito que eles possam te ajudar…

      abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.