Tags:
Atlas: Estados Unidos

Livre – a jornada de uma mulher

Você já se imaginou no meio de uma floresta, fazendo uma trilha, e perder suas botas de caminhada num penhasco? E se essa fosse uma trilha de 1770 quilômetros, você fosse uma mulher sozinha de 26 anos e qualquer traço de civilização estivesse a dias de distância?

Essa história é verdadeira. Em 1995, Cheryl Strayed era uma jovem estadunidense à beira do abismo. Sua mãe havia morrido de uma forma repentina quatro anos antes, sua família se afastou e seu casamento com o namorado do colegial se tornou insustentável.

Em desespero, sem saber o que fazer da vida, Cheryl tomou uma decisão que várias vezes propomos aqui no blog. Ela decidiu fazer uma viagem. Mas uma viagem bem mais extrema do que qualquer pessoa é capaz. Sozinha, sem nenhuma experiência prévia com longas caminhadas, resolveu fazer uma trilha pela Pacific Crest Trail (PCT), que segue, na natureza selvagem, da fronteira americana com o do México à fronteira do Canadá. O trajeto cruza desertos, montanhas com neve e florestas.

PCT - Trilha do Livro Livre, Cheryl Strayed

Fonte: WikimediaCommons. Crédito: Jason Hollinger

“Agora que estava ali, descalça naquela montanha da Califórnia, realmente em outra vida, parecia que tinha passado anos desde que tomei a discutível e insensata decisão de fazer uma longa caminhada sozinha na PCT para me salvar. Quando acreditei que todas as coisas que fui antes me prepararam para esta jornada. Mas nada tinha ou poderia ter me preparado. Cada dia na trilha era a única preparação possível para o dia seguinte. E, às vezes, nem mesmo o dia anterior me preparava para o que viria a seguir”,  (Livre, Cheryl Strayed – Editora Objetiva, 2013).

Cheryl escreveu um livro sobre sua história, muitos anos depois de terminar a caminhada. Livre – A jornada de uma mulher em busca do recomeço (em inglês o título é Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail) foi lançado aqui no Brasil em 2013 e eu ganhei de aniversário. Nem preciso dizer que amei o livro, uma vez que estou aqui no blog falando dele.

Livre, Cheryl Strayed

Eu me identifiquei com a autora, apesar de nunca ter vivido nem 10% dos perrengues que ela passou na vida. Mas porque de certa forma já vivi a experiência de deixar tudo de lado para me descobrir. A Cheryl conta em Livre, de uma forma honesta, engraçada, emocionante e assustadora, tudo o que viveu e descobriu sobre si mesma enquanto fazia sua caminhada desesperada.

Eu não dei nenhum spoiler sobre Livre (e nem pretendo) uma vez que as informações acima você encontra na sinopse e no prólogo. Mas recomendo o livro para todo mundo que tem curiosidade ou interesse em perceber como uma viagem é capaz de transformar as pessoas. Acredito que boa parte de nossos leitores que já pensou sobre isso ao ler alguns de nossos posts vai gostar do livro.

O video mostra a autora falando sobre a caminhada e algumas fotos bem legais do trajeto

Livre entrou para a lista dos mais vendidos do The New York Times e vai virar filme, protagonizado pela Reese Witherspoon. Espero que o filme faça justiça ao relato maravilhoso que encontramos no livro.

Foto do Twitter @ZSHLiterary comparando a foto original da Cheryl com a Reese

*Foto Imagem Destacada: WikimediaCommons. Crédito: Steve Dunleavy


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 comentários sobre o texto “Livre – a jornada de uma mulher

  1. Adorei a dica! Agora vou ter que ler o livro antes de assistir o filme. Pena que só fiquei sabendo da promoção do sorteio de vocês agora, faltando 24 minutos pra terminar hahaha Valeu pela sugestão, beijo!

  2. Gostei da dica, vou procurar o livro! Ah, estou à procura de livros justamente com essa pegada de relato de viagem, se vocês tiverem mais algum pra indicar… 🙂

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.