fbpx
Tags:

12 locações de filmes e séries que você pode visitar

Hogwarts, Terra-Média, os Sete Reinos e vários planetas de Guerra nas Estrelas: você pode conhecer todos esses lugares. Ou pelo menos as locações que serviram de cenário para esses filmes e séries de ficção.

Como a equipe do 360 é viciada em séries de fantasia, resolvemos fazer um post para facilitar nossa próxima volta ao mundo. Por isso, prepare-se para conhecer novos universos sem sair do nosso bom e velho planeta Terra.

Numa galáxia nem tão distante…

Você poderia dar uma volta ao mundo focada apenas nas locações de Guerra nas Estrelas. Que tal conhecer Tatooine, o planeta desértico onde nasceu Darth Vader e onde morou Luke Skywalker?  Várias locações usadas para criar Tatooine ficam numa área de deserto da Tunísia.

Locações de filmes de ficcção

Foto: Wolkenkratzer, Wikimedia Commoms

Locações de filmes da ficção

Foto: Veronique Debord, Wikimedia Commons

Guerra nas Estrelas

Locações de Guerra nas estrelas

Casa onde cresceu Luke Skywalker (Foto: Stefan Krasowski, Wikimedia Commons)

Guerra nas Estrelas

Se Tatooine fica na Tunísia, as florestas de Endor – a  lua  que aparece em “O Retorno de Jedi” e onde vivem os Ewoks – fica num Parque Nacional Redwood, na Califórnia, Estados Unidos.

Cenários de Guerra nas Estrelas

Foto: Domínio Público

Guerra nas Estrelas

Já Hoth, o planeta gelado que serve de base pra os rebeldes em o Império Contra Ataca, é Hardangerjøkulen, glaciar na Noruega.

Cenários de filmes de ficcção

Smtunli, Svein-Magne Tunli, Wikimedia Commons

Guerra nas Estrelas

A Terra-Média é logo ali

A Terra-Média é o mundo criado pelo escritor J. R. R. Tolkien para os livros (e, mais tarde, filmes) “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, entre outros. Só que no mundo real a Terra-Média atende por outro nome – Nova Zelândia. Já pensou em visitar o Condado, o local que serve de casa e é adorado pelos Hobbits? Ó:

locações de filmes de ficcção

Foto: divulgação

Senhor dos Anéis

Caso queria visitar o Condado, procure por Hobbinton, o cenário que foi usado nos filmes e permanece de pé, agora como atração turística. Hobbinton fica na Ilha Norte da Nova Zelândia, a cerca de duas horas de carro da maior cidade do país, Auckland. E sabe o que também fica na Ilha Norte? Mordor.

Boromir meme

Você não sade de nada, Boromir. Dá para entrar caminhando em Mordor tranquilamente – você só precisa ter um pouco de fôlego e procurar pelo Parque Nacional Tongariro. Reconhece o local da foto abaixo? Sim, essa é a Montanha da Perdição, onde o Senhor do Escuro forjou o Anel do Poder e o único lugar onde o Anel pode ser destruído.

Tongariro, Nova zelândia

Senhor dos Anéis

A Nova Zelândia está cheia de cenários da Terra-Média. Temos dois textos sobre o assunto, mostrando as locações de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit“.

Os cenários de Harry Potter

Se você é daqueles que acreditam que a coruja errou o endereço da sua casa e a carta de Hogwarts extraviou, bem, você ainda pode ir ao mundo dos bruxos por conta própria. Além dos lugares reais de Londres que são citados em Harry Potter, tipo a estação Kings Cross, outros foram usados como locações para os filmes. Tipo o Viaduto de Glenfinnan, na Escócia. Você se lembra dele? Claro que sim.

Cenários de Harry Potter

Foto: Benutzer Nicolas17, Wikimedia Commons

Harry Potter no trem

Construída no ano 678 d.C, a Catedral de Gloucester, na Inglaterra, apareceu em várias partes da série, sempre representando lugares de Hogwarts. Lembra das cenas em que Harry, Rony e Hermione lutam contra um troll, em “A Pedra Filosofal”? Dá para reconhecer várias partes da Catedral nessa parte do filme.

Catedral Harry Potter

Foto: Diliff, Wikimedia Commons

Harry Potter troll

Clique e conheça também os cenários de Harry Potter em Londres

Os Sete Reinos e a Guerra dos Tronos

Ok, não é um filme, mas a não ser que você esteja perdido numa guerra em algum canto da Baía dos Escravos, então é provável que você saiba que a Guerra dos Tronos e os Sete Reinos estão bombando há alguns anos. Baseada nas obras de George R. R. Martin, a série da HBO já está na quarta temporada e neste momento tem uma legião de fãs sofrendo de uma tremenda abstinência. Enquanto a quinta temporada e o sexto livro não chegam, mate um Stark as saudades da série visitando as locações, que estão espalhadas por países como Irlanda, Malta e Marrocos.

A foto abaixo é de uma estrada irlandesa conhecida como Dark Hedges, mas na ficção atende pelo nome de Estrada do Rei.

Cenários de Guerra dos Tronos

Foto: John5199, Wikimedia Commons

Guerra dos Tronos estrada do rei

Já a cena do casamento entre Daenerys e Khal Drogo tinha como cenário um importante cartão-postal de Gozo, em Malta. Infelizmente, a Janela Azul de Malta desabou em 2017, após ser atingida por uma violenta tempestade.

Cenários de Guerra dos Tronos

 Foto: MalteseKnight, Wikimedia Commons

Guerra dos Tronos locações

Se você resolver iniciar uma busca aos cenários de Guerra dos Tronos, um bom ponto de partida é essa matéria do Daily Mail.

Altas Aventuras na América do Sul

Essa é a história do velhinho e do escoteiro que vão juntos, meio que sem querer, para o Paraíso das Cachoeiras. O local que inspirou a animação existe. Fica na Venezuela, que foi visitada pela produção do filme. O Salto Angel, mais alta queda d’água do planeta, com 979 metros, é o lugar dos sonhos do velho Carl. 

Cenários de filmes e séries

Foto: Jlazovskis, Wikimedia Commons

Venezuela em UP

Batman na Índia?

Lançado em 2012, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge teve cenas gravadas no Rajastão, estado da Índia que faz fronteira com o Paquistão. As cenas mostram o herói preso num lugar remoto em que a fuga é aparentemente impossível. Pois bem, assim que Bruce Wayne / Batman consegue sair de lá, vemos o  Forte Mehrangarh, em Jopdpur, no fundo da cena.

Forte de Jodhpur, Índia

Cenários de Batman na Índia

O detalhe é que a gravação foi feita na mesma época em que os norte-americanos mataram o Osama Bin Laden, não muito longe dali. A operação militar, que colocou toda a área em alerta, acabou impedindo que a produção de Batman fizesse tomadas aéreas do local. Nós já estivemos em Jodpur – aproveite para ler nosso texto sobre a cidade.

Segundo o Buzzfedd, o Chand Baori Well, monumento histórico que também fica no Rajastão, serviu de cenário e inspiração para as cenas da prisão.

Locações de filmes de ficcção

Foto: Doron, Wikimedia Commons

Locações de filmes e séries de ficção

*Imagem destacada: Guerra dos Tronos, Divulgação

Clube Grandes Viajantes

Assine uma newsletter exclusiva e que te leva numa viagem pelo mundo.
É a Grandes Viajantes! Você receberá na sua caixa de email uma série de textos únicos sobre turismo, enviados todo mês.
São reportagens aprofundadas, contos, crônicas e outros textos sobre lugares incríveis. Aquele tipo de conteúdo que você só encontra no 360 – e que agora estará disponível apenas para nossos assinantes.
Quer viajar com a gente? Então entre pro clube!

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 comentários sobre o texto “12 locações de filmes e séries que você pode visitar

  1. Nossa, faltou a locação mais linda de Star Wars: Villa del Balbianello, a beira do Lago Como na Itália que serve para diversas cenas do Anakin com a Padmé no planeta Naboo em Ataque dos Clones. É lindo, lindo e bem marcante!

  2. UP é um dos meus filmes preferidos. Eu caí de amores pela história. E visitar Salto Angel tornou-se um sonho. Fomos esse ano e até hoje não acredito! O lugar é lindo demais e mágico pra mim =)
    abs,

    1. Oi, Jackie! Você esteve lá? Que legal!

      Vou ler o relato lá no Viaje Sim!

      Também tenho muita vontade de conhecer.

      Abraço.

  3. A Estação Waterloo de Londres foi cenário do filme “Identidade Bourne” e quem gosta de Amélie Poulain pode dar uma passada na Sacre Coeur, em Paris. É neste local que Amélie coloca várias pistas engraçadas em um parque e fica olhando o rapaz pelos binóculos. Por fim, nunca fui, mas eu acho que tem um parque do Harry Potter em Londres. É meio caro, mas para quem é fã…

    1. A gente esteve em Londres antes da abertura do parque. Infelizmente não deu pra conhecer.

      Já os pontos de Amélie Poulain em Paris, esses fomos conferir de perto.

      Boas dicas!

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.