fbpx
Tags:

Locações de Star Wars que você pode visitar

A Galáxia pode até ser muito distante, a aventura pode ter ocorrido há muito, muito tempo, mas, se você usar só um pouquinho de imaginação, os planetas mostrados em Star Wars podem ser encontrados aqui na Terra. Que tal passar suas férias em Tatooine, terra de Anakin e Luke Skywalker? Ou em Hoth, o planeta gelado que serve de base pra os rebeldes em o Império Contra-Ataca?

Se você também está ansioso e esperando o lançamento de Star Wars – O Despertar da Força, este post vai te ajudar. Listei algumas das locações usadas nos seis primeiros filmes da saga, em várias partes do globo. Assim você pode começar a planejar seu mochilão pela galáxia.

Leia também: 12 locações de filmes e séries que você pode visitar

Tatooine

Um planeta inteiro tomado por um deserto. Assim é Tatooine, o lugar mais importante da Galáxia em Star Wars, mesmo estando fora do eixo de poder da República e do Império. Ali nasceram Luke e Anakin Skywalker. Ali foram parar R2D2 e C3PO. Ali morou Obi-Wan Kenobi e Jabba. Enfim, um lugar especial, com direito a dois sóis e a aparecer em cinco dos seis episódios da série lançada até aqui.

Esse lugar existe. Se você quiser conhecer Tatooine, a Tunísia é sua próxima parada. São várias locações dos filmes no país. A casa em que Obi-Wan Kenobi viveu durante o exílio e o espaçoporto de Mos Eisley, onde fica o bar em que Han arrumou briga e atirou primeiro num caçador de recompensas, ficam em Ajim, uma pequena cidade na costa da Tunísia. Segundo o site StarWars.com, hoje a casa de Obi-Wan é usada por pescadores para guardar seus instrumentos de pesca.

Já Matmata, uma aldeia no sul da Tunísia, foi usada na gravação do interior da casa em que Luke passou sua infância e adolescência. Na realidade, a casa dos tios de Luke é um hotel, o  Sidi Driss, construído em estilo troglodita, típico da região.

Você pode visitar o local, se hospedar lá e até jantar na mesma mesa que Luke e seus tios usavam. E o exterior da casa dos Lars, aquele iglu de pedra no meio do deserto, fica em Chott el Jerid, um lago de sal no sul do país.

Locações de Guerra nas estrelas

Casa onde cresceu Luke Skywalker (Foto: Stefan Krasowski, Wikimedia Commons)

star wars

A Tunísia tem ainda uma cidade chamada Tataouine, que inspirou o nome do planeta, e a Avenue 7 Novembre, em Medina, usada como cenário para as cenas em que o pequeno Anakin e sua mãe vivem como escravos no planeta desértico.

O site Losapos lista todas as locações de Star Wars na Tunísia, com indicações de como chegar. É importante dizer que algumas dessas locações viraram rota de passagem para membros do Estado Islâmico – estude bem o assunto antes de encarar uma viagem dessas.

Fato curioso: depois de gravar na Tunísia, George Lucas precisou de mais cenas do planeta deserto. Para não voltar lá, completou as cenas no Death Valley National Park, na Califórnia. E algumas das cenas de Tatooine que aparecem em O Retorno de Jedi foram gravados num deserto do estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Hoth

“Não há vida suficiente neste cubo de gelo para encher um cargueiro.” Assim Han Solo descreveu Hoth, sexto planeta de um afastado sistema solar. Tão afastado que foi escolhido para ser uma base dos rebeldes, em O Império Contra-Ataca.

Com temperaturas médias de – 60°C, Hoth precisava mesmo ficar num lugar gelado. A locação escolhida foi Hardangerjøkulen, um glaciar na Noruega. Você certamente se lembra da cena abaixo.

Finse, vila numa região montanhosa da Noruega, foi outro cenário usado para representar Hoth.

Yavin 4

A quarta lua de Yavin, um planeta vermelho e gigante. Se o ambiente em Yavin não é dos mais atrativos para a vida, a coisa muda em suas luas. Yavin 4 é descrita como coberta por selvas e florestas tropicais. Se fosse um lugar turístico, o principal cartão-postal de Yavin 4 seria um templo gigante que foi usado como base pela Aliança Rebelde.

George Lucas escolheu gravar essas cenas na Guatemala,  no Tikal National Park, e os templos que aparecem nos filmes são antigas construções dos Maias. Detalhe: Lucas escolheu a locação depois de entrar numa agência de viagens e ver um banner que mostrava essas construções.

Naboo

O Lago Como, na Itália, é lindo. E chegar lá é fácil, como nós já contamos nesse texto aqui. Foi por conta da beleza dos lagos da Lombardia que essa região no norte da Itália foi escolhida para servir de cenário para Naboo, terra natal do Imperador Palpatine e de Padmé, esposa de Anakin e mãe de Luke e Leia.

O Lago Como aparece em Ataque dos Clones, ao mostrar o local em que Padmé e Anakin se escondem e mais tarde se casam. O cenário escolhido foi a Villa del Balbainello, construída no século 18 e que fica em Lenno, cidade banhada pelo lago.

Nápoles, no sul da Itália, também foi usada como locação para Naboo. Algumas cenas de Ameça Fantasma e Ataque dos Clones foram gravadas dentro do Reggia di Caserta, palácio erguido no século 18 por ordem de Carlos III, Rei da Espanha, de Nápoles e da Sicília.

E, para completar seu tour por Naboo, não deixe de passar pela Plaza de España, em Sevilla. A praça também aparece em Ataque dos Clones.

Kashyyyk

A maior parte das cenas em Kashyyyk, planeta dos wookiees, aquelas criaturas humanoides peludas que ficaram famosas graças ao Chewbacca, foi gravada num estúdio na Austrália. Mas a equipe de Star Wars esteve em dois lugares fantásticos para pegar imagens externas. Imagens que mostram toda a beleza do planeta natal dos wookiees.

As cenas foram gravadas em Phang Nga Bay, que fica em Phuket, na Tailândia, e em Guilin, na China. A locação tailandesa já era famosa por outro filme, 007 contra o Homem da Arma de Ouro, lançado em 1974.

Endor

Uma lua coberta por uma imensa floresta e que serve de casa para os ewoks, seres que vivem nas copas das árvores. Endor aparece em O Retorno de Jedi, sendo o cenário da vitória definitiva dos rebeldes. É na órbita de Endor que a segunda versão da Estrela da Morte começa a ser construída.

Pois bem, Endor tem nome, sobrenome e endereço na Terra. Redwood National and State Parks, na Califórnia, ao norte de São Francisco. Esse parque norte-americano tem uma floresta de sequoias e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.

O Despertar da Força

O sétimo episódio de Star Wars só deixará de ser um segredo completo depois do lançamento, mas já se sabe que algumas cenas foram gravadas em Abu Dhabi e na Irlanda, acrescentando dois novos planetas na lista dos que você precisa visitar.

Clube Grandes Viajantes

Gostou deste texto? O 360meridianos faz jornalismo de viagem profissional, completo e de qualidade. Com a pandemia, vimos o site entrar em risco. É que produzir conteúdo bem-feito dá trabalho – e custa caro. Infelizmente, não conseguimos escrever reportagens especiais, dicas de viagem completíssimas e histórias cativantes sem dinheiro.

Foi por isso que criamos o Clube de Assinaturas Grandes Viajantes, um espaço para apaixonados pelo 360meridianos, por viagens e por leitura. As contribuições de 9 ou 19 Reais garantem não só que consigamos continuar produzindo textos como este, mas também te prometemos diversas recompensas exclusivas: ebooks, lives, um grupo de discussão, um minicurso de escrita e muito mais! Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Locações de Star Wars que você pode visitar

  1. Meu Deus, o que eu faço com tantos roteiros de viagem?! Haha, acho que já tenho planejamento para a próxima década, inclui mais esta jornada Star Wars na lista.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.