fbpx
Tags:
Atlas: Brasil, Portugal

O livro das viagens de D. Pedro II, o Imperador Mochileiro de Rasilb

Uma das primeiras histórias em quadrinhos da língua portuguesa foi escrita para contar a viagem do Imperador brasileiro Dom Pedro II, que pediu licença do Brasil e foi perambular pela Europa. Na história, a viagem ganha ares de mochilão pelo mundo – uma viagem corrida e feita com pouco dinheiro. Esse livro, uma raridade bibliográfica, é a obra do mês do Clube de Literatura Grandes Viajantes.

De forma muito divertida, a obra te leva para uma Europa diferente, em que alguns países ainda se formavam – e tudo na companhia do imperador mochileiro.

capa do livro viagens do imperador de rasilb 360meridianos

A ilustração na capa é um trabalho do artista Evandro Bertol, também disponibilizada para assinantes em formato de pôster, cartão postal e fundo de tela.

Saiba mais: Você já nos ajudou a resgatar 4 livros raros! E queremos fazer mais

As viagens de Dom Pedro II

Dom Pedro II subiu ao trono aos 14 anos e se tornou um homem culto, que falava 13 idiomas e era patrono das artes e das ciências. Quando sua filha mais nova morreu na corte de Viena, ele “aproveitou” a oportunidade para tirar férias do seu cargo de governante e embarcar numa viagem de 10 meses pela Europa, Egito e Turquia.

As excentricidades de Pedro Alcântara foram muitas: o imperador recusava-se a ser tratado com o decoro de seu título, aceitando ficar de quarentena na chegada à Portugal, evitando cerimônias formais e jantares com pompa. Ao mesmo tempo, o governante brasileiro buscava frequentar teatros, academias de ciência, museus e tudo mais que alimentasse seu gosto pelo conhecimento.

Todas as contradições desse imperador foram contadas com os desenhos e as palavras de Raphael Bordallo Pinheiro, um caricaturista português. Ele usou principalmente das duas passagens de Pedro por Portugal durante sua viagem, para fazer críticas bastante engraçadas sobre as personalidades da época, a sociedade portuguesa, a monarquia e tudo mais.

Leia também: As caricaturas e o humor de Raphael Bordallo Pinheiro

O humor é o tom de “Apontamentos da Viagem do Imperador de Rasilb pela Europa”, que mostra a Sua Majestade circulando de chinelos, carregando a mala e com apenas oito dias e dezesseis mil e duzentos réis para viajar pelo mundo.

Essas críticas têm a ver com a dicotomia entre um imperador não eleito pelo povo, que se diz democrata e liberal. Um homem que tem todos os privilégios sociais e políticos, mas os recusa para fazer uma viagem como civil, exceto quando precisa de usar de tais privilégios para conseguir o que quer.

Também traz críticas ao Vale de Andorra Junior, que é como Bordallo Pinheiro chama seu próprio país, Portugal, que para o autor está em decadência social, cultural e econômica.

O livro “Apontamentos da Viagem do Imperador de Rasilb pela Europa”

Publicado em 1872, “Apontamentos da Viagem do Imperador de Rasilb pela Europa” é um álbum de caricaturas de 14 páginas que fez bastante sucesso. Foi a partir dessa publicação que Raphael Bordallo Pinheiro ganhou fama. Desde então, o livro passou a ser considerado uma raridade bibliográfica pelas rede de Bibliotecas de Lisboa.

livro bordallo pinheiro grandes viajantes

Nosso trabalho com a reedição envolveu a atualização do texto para as regras gramaticais dos dias de hoje, a recuperação das imagens e a elaboração de um novo projeto gráfico que permitisse uma melhor leitura do conteúdo.

Além disso, a edição do 360meridianos conta também com um texto de introdução sobre a obra, uma reportagem sobre o autor e uma série de notas históricas que complementam e explicam os desenhos e o texto original.

A nova edição das “Viagens do Imperador de Rasilb” tem 74 páginas e está disponível em formato digital, que pode ser lido em diversos dispositivos como Kindle, computador e celular.

viagem imperador rasilb livro bordallo pinheiro 2 viagem imperador rasilb livro bordallo pinheiro 1

Para ter acesso ao livro exclusivo você precisa se associar ao nosso clube literário, o Grandes Viajantes. No clube, todo mês enviamos uma edição especial de uma obra rara para que você possa viajar para outras eras e lugares fantásticos.

As assinaturas custam 9 ou 19 reais por mês, incluindo também vantagens como oficinas de escrita, lives mensais e um grupo exclusivo de discussão.

as viagens de d. pedro ii 360meridianos

Conheça os outros autores que já foram destaque do clube:
Júlia Lopes de Almeida e as histórias da nossa terra
As narrativas de viagem Nisia Floresta, uma escritora esquecida
João do Rio; e do mundo todo: história e obras do cronista carioca
Quem foi o Barão de Marajó: do Pará para o mundo

Clube Grandes Viajantes

Gostou deste texto? O 360meridianos faz jornalismo de viagem profissional, completo e de qualidade. Com a pandemia, vimos o site entrar em risco. É que produzir conteúdo bem-feito dá trabalho – e custa caro. Infelizmente, não conseguimos escrever reportagens especiais, dicas de viagem completíssimas e histórias cativantes sem dinheiro.

Foi por isso que criamos o Clube de Assinaturas Grandes Viajantes, um espaço para apaixonados pelo 360meridianos, por viagens e por leitura. As contribuições de 9 ou 19 Reais garantem não só que consigamos continuar produzindo textos como este, mas também te prometemos diversas recompensas exclusivas: ebooks, lives, um grupo de discussão, um minicurso de escrita e muito mais! Venha fazer parte do Clube Grandes Viajantes.

recompensas clube recompensas clube


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “O livro das viagens de D. Pedro II, o Imperador Mochileiro de Rasilb

  1. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!

    Meu Blog: Sorteio Goiás da Sorte Ao Vivo Hoje

  2. Luiza, sou um GRANDE fã do trabalho de vocês. Fiquei em dúvida sobre os livros. Se eu assinar, terei acesso a todos que já enviaram ou apenas o que enviam por mês? É possível comprar avulso? Gratíssimo!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.