fbpx
Tags:

12 posts especiais de 2013 (e outras coisas mais)

Superar 2012 era missão quase impossível, afinal aquele foi o ano em que rolou a maior parte de nossa viagem de volta ao mundo. Mas 2013 não fez feio. Neste ano, passamos por seis estados brasileiros – Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Ainda falta muito chão desse nosso país pra gente conhecer, mas pelo menos aumentamos nossa lista de lugares visitados.

A gringolândia também recebeu nossas visitas. Em 2013, a equipe do 360meridianos passou por Argentina, Paraguai, Espanha, França, Suíça, Itália, República Tcheca, Alemanha, Holanda e Portugal. Ufa! Até que não foi pouca coisa, não é mesmo? Muitos desses países já foram tema de posts por aqui, outros ainda vão aparecer no blog.

2013 foi também um ano importantíssimo para o crescimento e profissionalização do 360meridianos. Em 12 meses, nossa audiência cresceu mais de 1000%, um número extraordinário! Fomos os vencedores brasileiros do concurso Big Blog Exchange, uma das maiores ações de marketing envolvendo blogueiros já feitas. Para a imprensa, viramos fonte especializada em viagem. Ao mesmo tempo, fomos finalistas de um prêmio de jornalismo pela primeira vez, o da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). No fim do ano, mais uma conquista: lançamos o primeiro produto made in 360meridianos, o e-book “Primeira Viagem”, feito para quem nunca viajou ao exterior, mas é doido para saber como realizar esse sonho.

Se tudo isso foi legal, o que mais curtimos fazer durante esse ano foi escrever. E alguns dos posts produzidos em 2013 nos enchem de orgulho. Selecionamos nossos 12 textos favoritos do ano. Se você ainda não leu algum deles, corre que dá tempo!

Como ser figurante em um filme de Bollywood

É claro que o país campeão no número de posts do blog não ficaria de fora da nossa lista de melhores de 2013. O ano ainda começava quando contamos como foi nossa experiência como figurantes em um filme indiano. Spoiler: tem até um pedacinho do filme lá. Se você prestar muita atenção, vai conseguir ver a estreia artística da gente.

Figurantes de um filme de Bollywood

9 coisas que eu aprendi na minha volta ao mundo

Era fevereiro quando publicamos esse post, mas desde então ele nunca esteve longe da nossa lista de mais lidos. Os aprendizados mais importantes que tivemos durante nossa grande viagem motivaram dezenas de comentários, milhares de curtidas e – mais importante – muita gente a cair na estrada.

volta ao mundo

Como viajar pelo mundo por um ano

Março chegou sem alteração no tema favorito de nossos leitores. O texto “Como Viajar pelo mundo por um ano”, com dicas práticas que ajudam a realizar esse sonho, também motivou um intenso debate na caixa de comentários e foi lido por milhares de pessoas. Nele, falamos sobre assuntos como dinheiro, tempo, planejamento e os perigos de fazer uma viagem dessas.

Katmandu, Nepal

Viajando com amigos

Nada melhor do que viajar com amigos para um destino legal, certo? Claro! E olha que nós temos experiência nesse assunto, já que muitas das viagens relatadas aqui foram feitas na companhia de três (e até quatro ou cinco) grandes amigos. Exatamente por isso que sabemos bem os desafios de fazer uma viagem assim. Não leu esse post? Resolva isso agora, clicando aqui.

amigos

Você tem medo de muçulmano?

Uma das coisas mais legais de viajar é que a gente quebra preconceitos. E como o mundo não entende os muçulmanos! Moramos com milhões deles na Índia e visitamos países onde eles são maioria, como a Malásia. Um post que diz uma coisa básica, mas que infelizmente muitas vezes é esquecida: a religião ou nacionalidade não faz alguém uma pessoa pior.

muçulmanas

Por que tirar um ano sabático

Que tal largar emprego, família e amigos por um ano e se dedicar a um período de aprendizado e crescimento? As vantagens profissionais e pessoais de tirar um ano sabático foram o tema desse post, publicado no começo de julho. O relato pode ter seis meses, mas o assunto ainda está fresquinho. Leia o post aqui.

Barco-Varanasi

Viaje mais, gaste menos em compras

Compras: tá aí uma coisa que o brasileiro gosta de fazer durante uma viagem. Não é sem motivo que posts sobre compras no exterior, independente do país, são os que mais costumam bombar em blogs de viagem. Nesse texto, mostramos os problemas do consumismo exagerado e fazemos um manifesto: evite comprar coisas inúteis e gaste o dinheiro viajando mais.

viaje mais, compre menos

Foto: Ian Muttoo, Wikimédia Commons

O dia que eu andei descalça em Madrid

Se tem uma coisa que nossos leitores adoram é ler histórias de perrengues de viagem. É o caso desse post, em que a Luíza conta sobre o drama de quem anda sem parar quando está viajando. Nesse caso, gastar só a sola do sapato pode ser sim um problema.

madrid

O mito da síndrome da geração Y

Publicado em outubro, esse texto fala sobre um geração polêmica, aquela chamada de Y. Dizem que os Y têm expectativas irrealistas da vida e que são muito ambiciosos, mas pouco trabalhadores. Como supostamente somos membros dessa geração, levantamos a dúvida: será que isso é verdade?

escritorio

Foto: VeronicaTherese, Wikimédia Commons

África: o continente invisível

O território da África poderia abrigar toda a área dos Estados Unidos, China, Europa, Índia e Japão. São mais de 50 países, cada um deles com cultura e história riquíssimas. Mesmo, assim, o resto do mundo costuma ter uma visão limitada e preconceituosa sobre esse continente. Leia aqui.

723px-Afrika_Map_1689

A relação do brasileiro com os espaços públicos

Farofeiros: assim é vista a família que leva comida para se divertir num parque, praça ou praia brasileira. Já em outras partes do mundo não é desse jeito, com a população entendendo que ocupar os espaços públicos é algo normal e até necessário para que aquele ambiente não fique abandonado. Por que isso acontece? Uma reflexão que você acha aqui.

uso-espaco-publico

A luta de Mandela

2013 chegou ao fim com a triste notícia da morte de Nelson Mandela, uma das grandes personalidades de nosso tempo. A Naty, que morou na África do Sul e ama o país, fez um texto mostrando que a luta de Mandela infelizmente ainda está longe de acabar. Veja o relato aqui.

Estátua-Nelson-Mandela

E prepare-se, caro leitor, porque temos centenas de posts preparados para 2014! Esperamos que você continue a ser nossa companhia frequente por aqui. Para você, desejamos um feliz natal e um ano novo cheio de viagens, descobertas e aprendizados.

 

Avalie este post

Autor


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




360meridianos

Blog de três jornalistas perdidos na vida que resolveram colocar uma mochila nas costas e se perder no mundo.

  • 360 nas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “12 posts especiais de 2013 (e outras coisas mais)

  1. Acompanhei o blog, durante 2013 (mesmo sem fazer muitos comentários! rs) e foi nítida a evolução na qualidade dos posts.
    Um dos meus preferidos foi o “Mapa do Folclore Brasileiro”, pois sou fã de cultura popular. Aliás, se souberem de festas populares (Festa do Divino, São João, Folia de Reis, etc) pelo Brasil afora e quiserem compartilhar no blog, vou gostar bastante! 🙂

    Sucesso à vocês!

    1. Oi, Ana! Obrigado pelo feedback! Ficamos felizes de saber que estamos no caminho certo. =)

      E sua sugestão é boa também. Vamos pensar em algo com esse tema para o futuro.

      Abraço!

  2. 2013 foi um ano muito profícuo, adorei as novas postagens do Blog, sempre contribuindo bastante para as motivações de todos os viajantes!

    Feliz natal, e que venha um 2014 ainda melhor! Abs.

    PS: Pequena correção, está escrito “A Luta de Madela” ali embaixo, no último item, sem o “N” – Man(n)dela.

    1. Fala, Wendell!

      Obrigado pelo comentário e um ano ótimo para todos nós!

      Obrigado também por avisar do erro. Já corrigi. =)

      Abraço!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.