fbpx
Tags:

12 textos especiais de 2015

Digam o que quiserem de 2015, mas é impossível afirmar que vivemos um ano entediante. Crises e dificuldades não são coisas que alguém deseje viver, é claro, mas, para ficar num típico clichê de fim de ano, cada desafio vem com uma oportunidade para crescer e fazer diferente.

E como o 360 cresceu em 2015! Foi neste ano que o blog virou uma empresa formalizada, com CNPJ, contador, plano de negócios e cara de empreendimento de sucesso. Também foi neste ano que mudamos o layout do blog, que lançamos o e-book “Como Viajar pelo Mundo por um ano“, que firmamos parcerias importantes e que ampliamos, e muito, nosso conteúdo sobre destinos bem buscados pelos viajantes, em especial o Leste Europeu, o Caribe e o Brasil.

Nosso país é hoje o campeão em número de textos no blog, ultrapassando Índia, Argentina e Portugal, países que já tiveram (ou ainda têm) blogueiros do 360 como moradores. São centenas de posts do território verde-amarelo – e muitos a caminho da publicação. O resultado veio em forma de audiência, com o 360 sendo listado como um dos maiores blogs de viagem do Brasil e reconhecido pelo grande crescimento ao longo do ano.

Além disso, em 2015 fizemos aquilo que é um dos objetivos centrais do blog, conforme nosso manifesto: o 360 não tem como objetivo apenas falar de lugares interessantes e dar dicas de viagem. Queremos mais: fazemos questão de refletir sobre o turismo.

São alguns desses textos e reflexões que aparecem na listagem abaixo, em ordem aleatória. Doze posts que nós gostaríamos que você conhecesse. Muito obrigado pela companhia ao longo do ano e Boas Festas. 🙂

Como ganhar dinheiro com um blog de viagem

2015 começava quando tentamos responder uma pergunta que nossas famílias não param de fazer: afinal de contas, como vocês ganham dinheiro? Com um, err, blog? Fácil assim? A resposta é complexa. Mostramos o passo a passo da monetização do 360. Para os leitores, ficou a transparência, enquanto inúmeros novos blogueiros usaram o post para planejar seus próprios projetos. Leia aqui.

visto para indonésia

Gentrificação: você conhece essa palavra?

Talvez você nunca tenha ouvido a palavra gentrificação, mas provavelmente conhece os efeitos associados ao conceito dela. Segundo o Urban Dictionary, a gentrificação seria a renovação urbana de bairros pobres de uma cidade, fato que atrairia novos moradores e geraria uma grande mudança na atmosfera local, aumentando os preços e fazendo com que os antigos moradores tenham que deixar a região, por não terem mais como arcar com os preços. Texto com uma reflexão importante, que você lê aqui.

Porto Portugal

Atrações com animais: como decidir o que é ético?

Nós já montamos em avestruzes. Em elefantes. Já participamos de shows com golfinhos e já estivemos em inúmeras atrações com animais. Foi preciso tempo e, mais importante, informação, para que notássemos que há uma questão ética complicada no turismo que envolve animais. E que aquele passeio inofensivo e bonitinho, que rende fotos para o Facebook, muitas vezes causa um grande sofrimento para o animal. E aí? O que fazer? Saiba aqui.

Animais selvagens

Por que escolhi viver em carro (e só ganhei com isso)

Vendi meu carro em 2011, para dar uma volta ao mundo. Desde então, morei em três cidades brasileiras, incluindo duas capitais e uma cidade de médio porte, morei no exterior e viajei bastante. E nunca senti falta do carro. Uma reflexão sobre como minha vida melhorou depois disso, financeiramente e também em hábitos mais saudáveis. Leia aqui.

Noite de Belo Horizonte

Cabelo cacheado, viagens e liberdade

Uma reflexão da Luíza, que nos últimos tempos assumiu os cachos. E mostra que a afirmação de que só cabelo liso é bonito e fácil de cuidar é um mito que acabou caindo por terra. Veja como essa descoberta impactou na vida da Lu e leia os comentários de outras viajantes sobre o assunto.

luiza cabelo cacheado

Por que viajar me tornou feminista

Ao sair da sua zona de conforto e experienciar o machismo de uma forma diferente da que tinha sido naturalizada por ela durante toda a vida, a Naty teve a oportunidade de refletir e perceber melhor os mecanismos da desigualdade de gênero não apenas na Índia, na Malásia ou na Tailândia, mas também aqui no Brasil. Não deixe de ler.

Alcântara, Maranhão

5 roteiros de mochilão pela América do Sul

Que tal tirar do papel aquele mochilão dos sonhos e viajar pela América Latina? Você pode conhecer Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia, tudo numa mesma viagem. Montamos cinco roteiros simples de fazer, com o passo a passo para você realizar o sonho. Leia aqui.

Machu Picchu - viagem de volta ao mundo

6 razões para optar por produtos e serviços locais durante suas viagens

Se você deseja deixar um impacto positivo na comunidade visitada e se preocupa com as consequências do turismo de massa, há duas palavras que ajudam pra caramba: consumir localmente. Optar por produtos e serviços locais na hora de planejar suas férias traz diversos benefícios sociais e econômicos, além de te ajudar a mergulhar profundamente na cultura que você visita. Leia essa reflexão aqui.

Mercado local em Montevideu

5 experiências de viagem que mudaram minha vida

Viajar te ajuda a perceber o tamanho do mundo e te mostra tudo de outro ponto de vista. A Lu listou cinco experiências incríveis que ela teve nesses anos de estrada. Com direito a testemunhar um pôr do sol fantástico no Himalaia, conhecer lugares históricos e gente diferente, entre outras coisinhas mais. Leia aqui.

Experiências de Viagem Carro

Mochilão, a melhor dieta que você pode fazer

Um texto divertido em que tento entender como perdi 10 quilos – e voltei assustadoramente magro – ao viajar pelo mundo. E comendo fast food, comida (gorda) de rua e bebendo pacas. Conheça aqui os segredos da dieta do mochilão.

Pokhara - Nepal

Por que viajar sozinha é tão libertador

Este ano a Lu viajou sozinha por quase dois meses, boa parte desse tempo por países do Leste Europeu. E garante que viajar sozinha dá uma sensação de liberdade e empoderamento que quase nenhuma experiência tinha proporcionado antes. Leia aqui esse texto e crie coragem para encarar a estrada de forma solo.

Viajar sozinha

A aventura é um estado de espírito

Fazer da vida uma aventura. Esse é um dos grandes objetivos dos três blogueiros do 360, mas neste texto a Naty faz uma reflexão sobre o assunto: a vida pode ser sim uma grande jornada mágica e inesperada. Mas antes de sair buscando por adrenalina e encantamento pelo mundo, precisamos achar a aventura dentro de nós mesmos. Leia aqui.

Onde ficar em Orlando

Avalie este post

Autor

  • Rafael Sette Câmara

    Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.