Tags:

25 de abril: você sabe por que esse dia é importante em Portugal?

Hoje comemora-se em Portugal um feriado muito importante para o país. 25 de abril de 1974 é a data do fim do regime ditatorial do Estado Novo. Diversas comemorações e homenagens aconteceram nas cidades portuguesas.  Ontem, à meia-noite, eu e a Naty participamos de uma delas aqui em Coimbra: a queima do fascismo, uma fogueira simbólica, representando a luta do país durante a Revolução dos Cravos, pelo direito à liberdade.

Como o Brasil vive tempos meio sombrios e a gente sequer sabe direitinho qual foi o dia oficial do fim da ditadura no país, abro este Giro360 com uma homenagem ao dia importante para os nossos leitores portugueses.

25 de abril portugal

Foto: Henrique Matos – GFDL 1.2

Metade dos visitantes estrangeiros no Brasil é da América do Sul

Saiu o Anuário Estatístico do Turismo, uma pesquisa do Ministério do Turismo sobre os viajantes em nosso país. Em 2015, 6,3 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, dos quais 54% vieram da América do Sul. Quem mais nos visita são os argentinos: mais de 2 milhões deles, 33% do total. Os chilenos ficam em terceiro lugar no ranking, seguidos por paraguaios e uruguaios. Em segundo lugar, porém, ficam os norte-americanos – recebemos cerca 575 mil só no ano passado.

O volume total de visitantes, em comparação a 2014, caiu um pouco: 1,9% – ainda assim, há um crescimento de 8,5% em relação a 2013. São Paulo continua sendo a principal porta de entrada para país, mas o Rio Grande do Sul também acaba sendo um importante recebedor, principalmente pela via terrestre.

Colabore com um projeto de documentários sobre a Índia

Dois brasileiros produtores de documentários sociais, a Lara e o Patrick, precisam da sua ajuda para realizar um projeto muito, muito interessante: uma série de 12 filmes documentários com a história de heróis desconhecidos indianos, pessoas comuns que conseguiram ter ideias maravilhosas para solucionar os problemas sociais ao seu redor. Para conseguir realizar o trabalho, eles iniciaram uma campanha de financiamento coletivo, que está nos últimos dias de doação.

O objetivo deles é conseguir 8 mil dólares, ou 540 mil rúpias! Esse aqui é o link para colaborar.

400 anos da morte de Cervantes e Shakespeare

No dia 23 de abril de 1616, dois grandes autores europeus deram seus últimos suspiros: Miguel de Cervantes, na Espanha, e William Shakespeare, na Inglaterra (na verdade, ainda há discussões se a data é exatamente essa, mas, para efeitos oficiais, continua sendo). No último final de semana, comemorações aconteceram nos dois países, especialmente em Stratford-upon-Avon, terra natal do inglês, e Toledo, cidade espanhola que é pano de fundo para “Dom Quixote”.

As comemorações pelo quarto centenário de morte dos dois gênios segue ao longo do ano nos dois países (apesar de, segundo essa análise do NYT, a Espanha não ter uma programação de peso). Você pode conferir as programações nos sites Shakespeare400 e 400Cervantes.

Links legais em outros blogs

Retratos da Índia em um vilarejo do Rajastão – Fotos lindas da nossa querida Índia, no Ideias na Mala.

Slow Travel: toda viagem merece um dia coringa – Não poderia concordar mais com a lógica da Fernanda, do Vontade de Viajar, na hora de montar o roteiro de viagem.

Vila Viçosa do Alentejo, Portugal – A Susana é a blogueira portuguesa por trás do Viaje Comigo e nesse post ela dá dicas sobre uma vila bem típica do país.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “25 de abril: você sabe por que esse dia é importante em Portugal?

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.