Tags:

Bem-vindos ao novo 360meridianos!

Mudamos de casa! O 360meridianos completa sete anos em 2018 e já tem um bom tempo não fazemos nenhuma alteração drástica na cara do blog. Várias coisas nos incomodavam, mas esbarrávamos na limitação de três jornalistas 100% de humanas tentando mexer com números e códigos.

Um blog como o 360meridianos precisa de bastante cuidado. São quase 2.500 posts já publicados e eu não quero nem contar a quantidade de fotos que já subimos aqui. Tanto conteúdo tem seu peso e nos vimos cada vez mais prejudicados pela nossa velocidade de carregamento, também afetada pelas gambiarras do layout antigo. Mais uma vez, vimos o nosso desempenho e progresso sendo afetados pelo nosso tema.

Precisávamos mudar. Mas, dessa vez, íamos mudar direito. Uma mudança que incorporasse toda a visão que tínhamos para o 360 para os próximos anos, feita sob medida e com a nossa cara. Para isso contamos com o trabalho dos talentosos Ronei Sampaio e Pabline Felix, colegas de faculdade que hoje comandam a Ami Comunicação e Design, e do programador Douglas Mofet no desenvolvimento do site. Isso sem contar o apoio do Guilherme Euller, nosso programador velho de guerra.

Foi uma trabalheira danada, que começou em outubro e só acaba agora, tudo para garantir que o site entraria no ar do jeito que a gente imaginava.

Com as palavras, o criador do novo 360, Ronei:

O novo site do 360meridianos apresentou como maiores desafios a construção de uma arquitetura de informação amigável, o desenho de um layout que refletisse os conceitos do blog e um sistema de gerenciamento inteligente que proporcionasse liberdade ao time de autores.

A primeira fase do projeto foi a definição dos conceitos norteadores do blog.  Ao contrário da maioria das páginas do segmento, o 360 vê o turismo de modo mais contextualizado e cria conteúdos tanto para viajantes quanto para aqueles que só desejam se informar mais profundamente sobre os modos de vida de determinados lugares do mundo. Desta forma, há uma grande variedade de temáticas exploradas em posts ricos em textos e imagem.

A segunda fase foi a da construção da arquitetura. “Como tornar prazerosa e intuitiva a navegação pela extensa produção do blog?” Essa foi a questão que orientou a criação das três categorias principais do site: “especiais”, “artigos” e “dicas de viagem”.

A gente segue usando as mesmas editorias de antes, mas agora a diferenciação do tipo de conteúdo ficou mais clara:

Cada editoria tem sua própria página, na qual você encontra todos os posts já escritos naquele formato. Para facilitar a busca, dá para filtrar por subcategorias.

Na página do Atlas estão todos os países que já apareceram por aqui. Cada um deles também tem sua própria página com todo o conteúdo sobre aquele destino, que pode ser filtrado por editoria e por cidade.

A página de posts está mais limpa. Tiramos a barra lateral para dar mais espaço para o texto e para as fotos, que cresceram algumas centenas de pixels. A fonte é mais amigável, para que vocês possam passar horas aqui dentro sem cansar da gente.

Conteúdos Especiais

card_especiais

É o nosso conteúdo mais jornalístico e aprofundado, feito com base em pesquisa, trabalho de campo e entrevistas. Com ele, mostramos para vocês como são a vida, os costumes, o povo e a história dos lugares que visitamos através de diferentes aspectos: Sociedade e Cultura, História, Gastronomia, Esporte, Meio Ambiente, Política e, claro, Cinema e Literatura, porque também dá para viajar sem sair de casa.

Artigos

card_artigos

– Conversa de bar: reflexões e discussões interessantes sobre o mundo das viagens, teorias de boteco, opiniões não solicitadas. É aqui que a gente bate um papo com você, leitor, sobre qualquer tema que nos aflija no momento.

– Crônicas de viagem: histórias malucas, divertidas ou emocionantes que vivemos em nossas andanças

– Cotidiano: Crônicas prosaicas e questões do dia a dia

– Entretenimento: jogos, listas divertidas e outras coisinhas para você ler quando quer matar o tempo

– Fotografia de viagem: Dicas para melhorar suas fotos e algumas coletêneas de fotografias para te inspirar

– Vida Nômade: Dicas e reflexões sobre viver cada dia em um lugar diferente

Dicas de Viagem

card_dicas

É aqui que a gente conta pra vocês as nossas dicas de como viajar para todos os destinos que visitamos.

– Antes de viajar: a preparação para conhecer um destino específico. Orçamento, roteiros por países ou regiões, vistos e qualquer informação que você precise na hora que começa a planejar uma viagem.

– O que fazer: Aqui vão todas as atrações e guias dentro de uma cidade

– Onde ficar: As melhores dicas de regiões e hotéis

– Bares e Restaurantes: Dicas para quando bate aquela fome (ou sede)

– Planejamento de viagem: Dicas gerais sobre como planejar uma viagem. Aqui entram nossas ideias sobre como fazer uma mala, como encontrar passagens baratas, como economizar em uma viagem, etc.

Notícias

– Avisos, conteúdo institucional e promoções

Mudanças na identidade visual

Foi só com o projeto já bem encaminhado que o Ronei nos apresentou, de surpresa, a proposta para a nova logo. Mais clean, moderna e conectada com as tendências do design atual, a nova logo também expressa o amadurecimento do blog e dos blogueiros que vos falam.

A mudança teve como objetivo adequar o logotipo às tendências mais contemporâneas de design, marcadas pela simplificação e economia de elementos. Além disso, a mudança pretendeu ampliar as possibilidades de aplicação da assinatura visual, tornando-a um importante ativo gráfico da marca 360.

É isso! Espero que vocês gostem das mudanças tanto quanto a gente. Pedimos desculpas por alguns possíveis errinhos que possam aparecer nessa fase inicial da implementação. Qualquer duvida ou sugestão, por favor, a casa também é sua, conta para a gente nos comentários!


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 comentários sobre o texto “Bem-vindos ao novo 360meridianos!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.