Ele partiu de Belém. Num barco a vapor, navegou por afluentes do Amazonas até chegar ao Atlântico. Do mar, testemunhou o litoral do Brasil. E reclamou da monotonia de observar, por horas a fio, uma extensa e diferente faixa de areia. Eram só os lençóis maranhenses. A viagem de José Coelho da Gama e Abreu passou por várias capitais do nordeste até chegar em Recife, para ele uma cidade mais rica e bonita que a capital do Império, o Rio de Janeiro.
Essa aventura virou livro, publicado em três partes, entre 1874 e 1876: Do Amazonas ao Sena, Nilo, Bósforo e Danúbio. A obra saiu por uma editora portuguesa, a Universal, e foi elogiada pelo escritor Camilo Castelo Branco, que o classificou como “um livro de cunho moderno, com superior quilate de despretensão”.
José Coelho da Gama e Abreu não fez da literatura profissão. O paraense teve importante carreira foi na política, sendo presidente das províncias do Pará e do Amazonas, deputado, senador e intendente republicano da cidade de Belém. Amigo de Dom Pedro II e abolicionista, foi chamado por Machado de Assis de “Um homem de seu tempo e de seu país”. Pelos serviços prestados, ganhou um título do Império: Barão de Marajó.
- Leia também: Quem foi o Barão de Marajó: do Pará para o mundo
Viajou pelo mundo inteiro, sempre fazendo questão de destacar as belezas do Brasil. Em seus livros e escritos, disse que o turista brasileiro tem a estranha tendência de se orgulhar de não conhecer o próprio país, mas vergonha de admitir que ainda não conhece a Europa. Isso, vale repetir, na década de 1870.
Escreveu mais dois livros, ambos sobre a Amazônia. E caiu no esquecimento literário. Achar obras do Barão de Marajó é tarefa árdua: não há livros em sebos, restam pouquíssimas cópias em bibliotecas mundo afora. Exatamente por isso ele era o escritor perfeito para ser resgatado pelo Grandes Viajantes, o clube de assinaturas do 360meridianos que encontra, moderniza e envia versões novas e digitais de livros raros de literatura de viagem.
Em outubro, as(os) assinantes vão receber a primeira parte de Do Amazonas ao Sena, Nilo, Bósforo e Danúbio. É justamente a parte do livro em que o Barão de Marajó narra a viagem entre Belém e Recife.
A nova edição, que acreditamos ser a primeira publicada no Brasil e também a única reedição em 145 anos, tem 130 páginas e capa lindamente ilustrada pelo artista Fernando Carvalho. Outra recompensa é receber essa ilustração em formato de pôster, cartão-postal e fundo de tela para o celular.
Além do texto de Gama e Abreu, o livro conta com uma reportagem especial sobre o autor e com notas informativas escritas pela equipe do 360meridianos, que contextualizam alguns fatos históricos citados por ele. É o caso da Cabanagem, revolta popular que balançou o norte do Império, ou da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que estava em construção na época.
Do Pará a Pernambuco é o quatro livro raro resgatado pelo Grandes Viajantes, que envia uma obra digital por mês aos apoiadores do projeto. Antes, os assinantes do clube receberam obras de Júlia Lopes de Almeida (julho), Nísia Floresta (agosto) e João do Rio (setembro). A assinatura custa apenas R$ 9.
- Júlia Lopes de Almeida e as histórias da nossa terra
- João do Rio – e do mundo todo: história e obras do cronista carioca
- As narrativas de viagem Nísia Floresta, uma escritora esquecida
Além disso, ao completar o primeiro trimestre do clube, todos os assinantes receberam um ebook com dicas de viagem para Bangkok. Em dezembro, quando o clube completará seis meses, será enviado novo ebook de dicas, dessa vez da Cidade do México. O destino foi decidido em votação entre os assinantes.
Clube de Assinaturas Grandes Viajantes
O Clube de Assinaturas Grandes Viajantes é um lugar para apaixonados por viagens e literatura. Todo mês, enviamos um ebook com um relato de viagem raro, de algum escritor ou escritora especial. Além disso, tem diversas recompensas exclusivas para quem fizer parte do clube.
São duas categorias, de 9 ou 19 reais por mês, apenas!
A categoria de 9 reais, chamada Amelia Earhart, em homenagem à pioneira da aviação, inclui como vantagem o envio do ebook mensalmente, além da ilustração especial baseada no relato, para usar como pôster, cartão-postal ou fundo de tela. Membros dessa categoria também recebem o guia de viagem trimestral, de um destino votado pelos membros do clube.
Clique para assinar
Já na categoria de 19 reais, cujo nome é Nellie Bly, a primeira pessoa a dar a volta ao mundo em menos de 80 dias, você recebe as mesmas vantagens da categoria anterior, mas também tem acesso aos nossos grupos de discussão, oficinas de escrita e narrativas de viagem, e lives mensais exclusivas. A imagem abaixo mostra o calendário de eventos de outubro:
Clique para assinar
Como assinar? Passo a passo:
1. Entre na nossa Campanha e clique para assinar o projeto
2. Selecione em qual das categorias deseja contribuir: Amelia Earhart – 9 reais; ou Nellie Bly – 19 reais;
3. Crie sua conta: será necessário informar dados como nome, email e telefone.
4. Selecione o método de pagamento: Cartão de Crédito ou Boleto Bancário. Você poderá editar, cancelar ou reativar a assinatura a qualquer momento!
5. Efetue o pagamento. A cobrança será feita recorrentemente, todo mês, no mesmo dia da assinatura
6. Pronto! Você já é um membro do Grandes Viajantes, o Clube de Assinaturas 360meridianos!