E o ano começou com o dólar lá em cima. A moeda dos Estados Unidos fechou a primeira segunda-feira do ano custando R$ 4,0339, um aumento que não é tão alto em relação ao que estava antes (2,18%), mas simbolicamente é ruim para os viajantes. Nas casas de câmbio, para quem vai viajar, o dólar turismo sai por volta de R$4,26.
Talvez por isso a notícia a seguir faça sentido:
Cresce o número de brasileiros interessados em viajar pelo Brasil
Um estudo do Ministério do Turismo com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que a intenção dos brasileiros de viajar pelo Brasil aumentou em relação ao ano passado, na mesma medida em que o desejo de viajar para o exterior diminuiu.
Dos entrevistados, 86,4% querem conhecer mais o Brasil, 6,4% mais do que em 2014. Já os destinos turísticos internacionais estão 7% menos interessantes, com apenas 10,9% de índice de interesse. As regiões que concentram os interesses de viagem são o Nordeste (36,9%) e o Sudeste (36,8%). Você pode ver o estudo completo aqui.
Campanha de Turismo da Irlanda usa Star Wars para promover o destino
A gente já fez até um post contando os lugares que você pode visitar para conhecer a galáxia muito distante do universo de Star Wars. Pois o novo filme da franquia, O Despertar da Força, também tem uma lista de cenários incríveis para os fãs conhecerem.
Entre eles está a ilha Skellig Michael, na Irlanda, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. O local é usado na cena final do filme e o Tourism Ireland lançou hoje um vídeo para promover o destino, com o diretor JJ Abrams e outros profissionais contando porque escolheram esse cenário. O vídeo é em inglês e não tem spoilers.
Suécia e Dinamarca voltam a controlar suas fronteiras
Mais um capítulo no triste imbróglio que é a crise dos imigrantes na Europa. Dois dos países mais ricos do continente, Suécia e Dinamarca, decidiram voltar a controlar suas fronteiras, entre si, na Øresund bridge, e com os outrosaleatóriamente com a Alemanha. Com isso, o Acordo de Schengen fica restrito temporariamente para esses países por um tempo e o cruzamento de um lugar para o outro fica mais lento e burocrático.
Como já expliquei antes, porém, para os turistas não existem grandes dramas: só a burocracia de ter que gastar um tempo na fila para ter o passaporte checado e carimbado. A situação também é ruim para a população dos dois países, acostumados a cruzar as fronteiras de trem ou balsa com facilidade mais de uma vez no mesmo dia, a trabalho, e que agora têm que gastar cerca de uma hora na fila para checagem de documentos. (Fonte).
Posts Legais em outros Blogs
Blog Planner 2016 – Cinco blogueiras de viagem (Preciso Viajar, Viaje Sim, Viajoteca, Direto de Paris e Viagem e Viagens) se uniram para criar um produto para ajudar qualquer blogueiro, iniciante ou profissional, a cuidar melhor de seu blog em 2016!
4 perguntas que moradores de cidades turísticas respondem frequentemente – A Liliana, do Catálogo de Viagens, mora em Londres e vive respondendo as mesmas perguntas para um pessoal desavisado.
Havana: o charme e os encantos da capital cubana – Cuba está sempre na minha listinha de lugares para ir logo e esse texto interessante no Cantinho de Ná só aumentou a minha vontade de conhecer logo a ilha.
Luiza Querida!
Obrigada pela propaganda do Blog Planner.
Beijão 🙂
Obrigada por citar o blog, Luiza!
=D
Olá, a informação sobre o carimbo no passaporte para entrar na Suécia e Dinamarca está equivocada.
A Suécia implementou o controle pra quem vem da Dinamarca esse fim de semana apenas por via marítima e terrestre (Ponte de Øresund). É apenas a checagem da documentação, mas todas as pessoas que vão de trem, por exemplo, tem que desembarcar no aeroporto de Copenhagen (que é a última estação antes da ponte) passa pela identificação e embarca em outro trem. Assim como quem vai de ônibus ou ferry tem que se identificar antes do embarque. Isso só acontece para rotas entre Suécia e Dinamarca menores que 37Km (http://cphpost.dk/news/new-rules-for-travel-into-sweden-take-effect.html)
No caso da Dinamarca foi implementado o controle aleatório pra quem vem da Alemanha. Isto é, nem todas as pessoas precisam se identificar. A princípio isso vai durar 10 dias mas pode ser estendido. (http://cphpost.dk/news/denmark-introduces-temporary-border-controls.html)
O acordo de Schengen NÃO deixou de valer para esses países, eles consideram que este é um controle interno de fronteiras permitido pelo Schengen em casos como esse da crise imigratória.
Oi Ana,
Obrigada pelos esclarecimentos.
Muito obrigada por citar nosso post Luiza. Um abraço.
=D
Posso dar um pitaco? Quando clicamos em “todos os posts” (é nele que me baseio para acompanhar o blog), este aqui não aparece.
Achei-o pela página principal.
Abs.
Uai Rodrigo, aparece sim! Que estranho não aparecer para você.