Tags:

Festas Juninas no Brasil e em Portugal

Toda segunda o 360meridianos prepara uma seleção de notícias, dicas e novidades do mundo do turismo para que nossos viajantes comecem a semana bem informados. Então se aproxime mais e fique à vontade, que este é o Giro 360 de hoje!

Festas juninas no Brasil e em Portugal

Tanto faz o nome: as Festas dos Santos Populares em Portugal ou Festas Juninas no Brasil. O que importa é que junho é um mês de festas maravilhosas, tradicionais e deliciosas. Na verdade, já estamos na reta final de mês, mas como ainda faltam São João, no dia 23, e São Pedro, no dia 29, achei que valia aqui uma listinha de comemorações juninas no Brasil e em Portugal. Porque pode até rolar guerra de memes na internet, mas na vida real a gente é parceiro até na programação de festas!

No Porto, Portugal, rola a festa mega tradicional de São João. A festa dura quase 6 semanas! Mas a grande comemoração é no no dia 23. É uma celebração de rua, com as ruas decoradas, shows, sardinha assada para todos os cantos e ainda marteladas na cabeça: sim, é tradição usar martelinhos de plástico para bater na cabeça dos desconhecidos de plantão. Também rola show de fogos de artifício na Ribeira à meia-noite. Este ano eu vou conferir a festa e depois escrevo aqui para vocês. Veja a programação completa.

Em Belo Horizonte, Brasil, minha terrinha, também rola arraial de São João. A festa começou no dia 17 e dura quase o mês, inteiro, até dia 12 de agosto, com programação que vai de concurso de quadrilhas, roteiro gastronômico nos restaurantes e bares da cidade, oficinas (tem uma de casamento na roça), além, claro, de várias quermesses espalhadas na cidade, cheias de comida boa! A programação completa de eventos está aqui.

São Paulo também tem uma programação legal de Festas Juninas, mesmo não sendo um local onde tradicionalmente se comemora, tem até bastante quermesses. Aqui está a lista completa.

festa junina

Crédito: Agecom Bahia – Flickr: São João no Pelô, CC BY 2.0

Por fim, tem o Nordeste, que renderia um post inteiro só falando das festas juninas de lá, que são gigantescas, em várias cidades, apesar de Pernambuco e Paraíba dominarem a programação. Não vou me arriscar a falar quais são as maiores ou mais importantes, mas selecionei algumas delas (em estados diferentes) que me pareceram muito legais: todas com shows de artistas famosos, um monte de comida e programação que para a cidade inteira e atrai gente de tudo que é lado. O São João de Caruaru, em Pernambuco, vai até o dia 29 de junho; o São João de Campina Grande, na Paraíba, dura até 3 de julho; Arraiá de Mossoró, no Rio Grande do Norte, até 26 de junho; Amargosa, na Bahia, até 24 de junho.

Dia Mundial do Refugiado

Hoje é o dia mundial do Refugiado e a ONU lançou um relatório contando que chegou a 65,3 milhões o número de pessoas deslocadas de suas casas por causa de conflitos e perseguições. Segundo a agência da organização para refugiados, a Acnur, essa é a maior crise humanitária desde a 2º Guerra Mundial, sendo que uma em cada 113 pessoas no mundo atualmente é refugiada, requerente de asilo ou deslocada interna.

Sim, porque há uma diferenciação nos status: do total de 65,3 milhões, a grande maioria, 40,8 milhões, se deslocam para dentro de seus próprios países e são chamados de deslocados internos. Quem foge para outros países, 21,3 milhões de pessoas, é considerado refugiado. Ainda, 3,2 milhões de pessoas são requerentes de asilo: ou seja, ainda aguardam resposta sobre o pedido de asilo em países industrializados.

Engana-se quem pensa também que a maioria dos refugiados busca a Europa (leia o texto que eu escrevi sobre como a crise dos refugiados afeta o turismo na Europa). Segundo a Acnur, 86% dos refugiados estão em países de renda média ou baixa, próximos às áreas de conflito: em primeiro lugar a Turquia, seguida do Paquistão e o Líbano. E o dado mais desolador de todos é que 51% dos refugiados são crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

Encontro dos Apaixonados por Londres, em São Paulo

O pessoal do Blog Segredos de Londres está organizando um encontro para leitores e apaixonados por Londres (vale mesmo para quem nunca esteve na cidade). Será no dia 30 de junho, no Republic Pub, na Vila Madalena, São Paulo, das 18:30h às 21h. Além de trocas de dicas sobre a cidade, vai ter o tradicional Quiz, tal como em pubs britânicos, Speed Dating de Viagem e participação de blogueiros convidados. A Débora, autora do Segredos de Londres, também organizará um ponto de coleta para doação de agasalhos.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para fazer a inscrição, clique aqui.

 

Textos legais em outros blogs

Insider Praga – O Gabriel Britto lançou um novo projeto, um blog com mil e uma dicas especiais sobre a capital da República Tcheca.

Colunistas e serviços para sua viagem a Amsterdam – O Ducs Amsterdam, blog indispensável para quem vai conhecer a cidade, ampliou o time – agora tem vários colunistas novos, além de mais serviços oferecidos para quem quer conhecer Amsterdam.

Mapa de festivais de música no mundo – Completando a lista de novidades dos blogs amigos, as meninas do Festivalando criaram uma nova ferramenta para quem quer quer viajar o mundo atrás de música boa: uma mapa reunindo quase 600 festivais.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários sobre o texto “Festas Juninas no Brasil e em Portugal

  1. Obrigado pela programação completa do Arraiá de BH!
    O Ducs Amsterdam é bem legal mesmo, já li uma e outra coisas por lá,bem interessante!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.