O Museu da Língua Portuguesa, que fica em São Paulo e é um dos mais interessantes do Brasil, está em chamas. O incêndio começou na tarde desta segunda-feira (21) e a origem do fogo ainda não foi explicada. Até agora há uma morte confirmada, de um funcionário – o Museu não estava aberto ao público no momento do incêndio.
Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa já recebeu 1,6 milhão de visitantes e rapidamente se tornou um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo. O Tripadvisor lista o museu como a quinta melhor atração da capital paulista. Resta torcer pelo sucesso do trabalho dos bombeiros e para que os estragos sejam menores do que aparentam ser, quando julgamos pelo tamanho das chamas.
Inauguração do Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã já é um sucesso. Inaugurado no dia 17 de dezembro, para políticos e autoridades, e aberto ao público no dia 19, o mais novo museu do Rio de Janeiro recebeu 25 mil pessoas nos dois primeiros dias de funcionamento.
O prédio do Museu do Amanhã é assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e já virou um cartão-postal do Rio, com a Ponte Rio-Niterói de fundo. O espaço convida os visitantes a uma reflexão sobre o futuro da humanidade e fala de temas como sustentabilidade. No primeiro fim de semana de funcionamento do museu, no entanto, chamou atenção a quantidade de lixo largada pelos visitantes no local.
O Museu do Amanhã funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 10.
Foto: Caio Costa Ribeiro, Wikimedia Commons
Peso argentino despenca frente ao dólar
Como era esperado desde a eleição de Maurício Macri para a Presidência da Argentina, o câmbio paralelo no país chegou ao fim. Isso significa que não há mais aquele complexo sistema de troca de moedas, com vários preços diferentes para o dólar e o controle cambial por parte do governo.
Na primeiro semana após a medida o peso sofreu uma desvalorização de 40% frente ao dólar. Economistas debatem sobre a situação e ainda não se sabe o que vai ocorrer, principalmente para o povo argentino. Para o turista, por outro lado, algumas coisas já estão claras, como explicamos nesse texto aqui. A possibilidade de usar o cartão de crédito e o fim do câmbio paralelo são algumas das mudanças.
Textos legais em outros blogs e sites
The 20 best Instagrams from U.S. parks in 2015 – Texto em inglês, mas veja mesmo se você não dominar o idioma. É um post fotográfico com fotos incríveis de Parques Nacionais dos Estados Unidos.
São Roque de Minas e o queijo Canastra, no blog de Casa para o Mundo – Eu, que sou louco por queijos e não fico sem uma boa quantidade de queijo Canastra em casa, adorei esse post – e percebi que tenho que planejar mais viagens por Minas.
Um tour pelo eixo Monumental de Brasília – Texto do blog Seu Mochilão mostra um pouco da nossa capital federal.
Rafa, vc aí pertinho ainda não conhece a região da Serra da Canastra e represa de Furnas??? Imperdível! Vá em 2016! Tenho parentes por ali, já fui algumas vezes e mesmo assim, ainda faltam passeios pra fazer.
Não conheço, acredita? Vou resolver isso já!
O queijo, por outro lado, eu adoro. hehehe
Abraço.