Tags:

Nós te perguntamos e você respondeu: o futuro do 360

Ainda não dá pra viajar — e, não vamos criar falsas expectativas, pode demorar bastante tempo até a estrada estar novamente aberta e segura. Se essa constatação é ruim para qualquer viajante, é um desafio ainda maior para quem vive do turismo. Isso vale para empresas aéreas, redes de hotéis e outros tubarões do setor, mas também para guias, restaurantes, pousadinhas e pequenas empresas, como o 360meridianos.

Foi por conta desse desafio que lançamos, há 10 dias, uma pesquisa entre nossas leitoras e nossos leitores. Para sobreviver num mundo completamente novo, o 360 precisa, com urgência, repensar objetivos, prioridades e até o modelo de negócio.

Cerca de 400 pessoas responderam nossa pesquisa (o que nos deu um índice de confiabilidade de 95% nos resultados) — e a vocês nós deixamos, desde já, nosso muito obrigado. Neste texto, compartilharemos as respostas que recebemos. E que indicam claramente qual deve ser o caminho que vamos seguir daqui pra frente.

O que os leitores mais gostam no 360meridianos?

Mesmo antes da pesquisa, a nossa ideia era lançar um Clube de Assinaturas, algo exclusivo e dedicado às leitoras e aos leitores mais fiéis do 360 e que gostariam de contribuir com o site em troca de recompensas. Mas qual o formato do clube? E o que vocês gostariam de receber da gente?

A pesquisa indicou que 67% gostariam de ter mais contato com o 360 — e um número ainda maior, de 74%, afirmou que gostaria de participar em lives temáticas com a gente. Mas qual seriam os temas da conversa?

Obter dicas de viagem, claro, foi o objetivo mais citado, mas conversar sobre crônicas e causos de viagem (69%) e sobre reportagens especiais, aqueles textos com pegada jornalística e super apurados, foram a escolha de 44% de vocês.

Mais um dado que indica que o jornalismo, sempre ele, é o melhor caminho: 53% das pessoas responderam que gostariam de assistir, nos canais do 360, entrevistas com especialistas nas mais diversas áreas, pessoas interessantes e outros viajantes.

Cursos e Workshops?

Já tem tempo que a gente pensa em lançar cursos e workshops voltados para escrita criativa e narrativas de viagem, mas não tínhamos certeza do interesse de vocês nisso. Agora sabemos! Mais de 60% afirmaram que querem esse tipo de atividade.

Literatura de viagem

Se não dá para por o pé na estrada, vamos colocar a cara nos livros. A literatura é uma das melhores formas de conhecer outras terras e, ao mesmo tempo, ficar em casa, contribuindo assim para o fim da pandemia.

Nós adoramos ler e, não podíamos esperar outra coisa, vocês também: 94,6% afirmaram que se interessam muito por literatura de viagem! De todos as respostas da pesquisa, essa foi a que mais nos alegrou.

Como literatura de viagem é algo um tanto amplo, perguntamos ainda quais os assuntos favoritos de vocês. E descobrimos:

  • Vocês amam ler sobre a história dos lugares
  • Vocês gostam de conhecer mais sobre pessoas importantes e que fizeram a diferença no mundo
  • Vocês adoram ler sobre as aventuras de viajantes mundo afora, inclusive de outras épocas
  • Vocês gostam de conhecer as histórias de mulheres incríveis e que se aventuraram por esse mundão

Mais vídeos, e-books e livros!

Nós nunca fomos muito de fazer vídeos e nossa presença nas redes sociais poderia ser maior. A gente sabe disso há tempos — vai ver é porque os três fundadores do 360 são meio introspectivos. Aproveitamos a quarentena para tentar mudar isso e já estamos fazendo vídeos para o IGTV!

Mas dá pra fazer mais. A gente te perguntou que tipo de conteúdo extra você gostaria que fizéssemos primeiro, já pensando num clube de assinaturas. As respostas?

  • 49% gostariam de receber material escrito e focado em literatura de viagem
  • 41% gostariam de receber e-books com dicas de viagem
  • 35% gostariam de ver mais vídeos no YouTube
  • 27% gostariam de um podcast do 360
  • 24% gostariam de lives temáticas
  • 23% gostariam de um curso de escrita criativa
  • 19% gostariam de mais vídeos no IGTV
  • 18% gostariam de um livro de crônicas de viagem
  • 10% querem um grupo fechado e exclusivo para alguns leitores

O que é esse Clube de Assinaturas?

Vários sites e projetos que admiramos adotam o chamado financiamento coletivo recorrente. Em outras palavras, esses sites são financiados diretamente pelos leitores, que aderem a um Clube de Assinaturas. Nós perguntamos para vocês que tipo de recompensas, conteúdo exclusivo para assinantes, te motivariam a entrar num clube assim. As repostas mais votadas:

  • 33% de vocês querem receber ebooks com literatura de viagem
  • 37% de vocês querem receber ebooks com dicas de viagem
  • 35% de vocês querem participar de cursos, atividades e workshops sobre escrita criativa e narrativas de viagem

Mas não só. Descobrimos também que muitos de vocês querem ter mais contato com os autores do 360, participar do nosso processo produtivo, opinando em pautas e projetos, ajudar no financiamento de reportagens especiais e ter seus nomes citados em nosso conteúdo, como agradecimento pelo apoio.

O que tiramos disso tudo?

Nós ouvimos! E temos orgulho de contar que vem coisa boa por aí:

Nele, teremos conteúdo exclusivo para assinantes, focado em literatura de viagem, em e-books de destinos incríveis e em mais participação e interação sua com o pessoal do 360.

Nosso objetivo não é apenas repensar o 360meridianos num momento de pandemia, mas reestruturar completamente o site para os próximos anos. Acreditamos que, assim, conseguiremos investir em muita coisa nova e que vocês pediram — podcasts, vídeos, livros, reportagens especiais, lives e cursos.

Acima de tudo, o Clube de Assinaturas Grandes Viajantes pode ser o passo decisivo para firmar o 360meridianos como um veículo de comunicação independente, cada vez mais firme em suas convicções e capaz de fazer jornalismo de alta qualidade.

Quer fazer parte e nos ajudar? Então, anote na agenda a data de lançamento: 1º de julho. Espalhe a notícia e fique de olho nas nossas redes sociais, porque vamos trazer mais novidades nos próximos dias.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Nós te perguntamos e você respondeu: o futuro do 360

  1. Sou admiradora e leitora voraz do 360. Sonho em trabalhar com vcs um dia. Vida longa a este impecável veículo e seus geniais jornalistas.

  2. Adorei ler um pouco sobre os planos futuros de vocês e algumas possibilidades pro nosso ramo de blogs de viagens. Estamos precisando, sim, nos reinventar, e fazer essa pesquisa com os leitores com certeza ajudou bastante vcs a decidir os novos rumos. Sigo acompanhando vcs aqui e me inspirando

    1. Ajudou demais, Carla! Acho que o Clube vai ficar bem legal – e ainda permite que a gente faça coisas diferentes.

      Vamos ver. 🙂

      Abraço e obrigado pelo comentário.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.