Alguns eventos na nossa vida funcionam como divisores de água. E, quando eu olho para trás, poucos foram tão importantes quanto os intercâmbios que eu fiz para a Índia e para a África do Sul. Ter tido a oportunidade de viver em outro país por um tempo me fez amadurecer, aprender coisas novas e expandir minha visão de mundo.
Foi por causa dos intercâmbios que eu saí da casa dos meus pais pela primeira vez, tive que lidar com problemas em outra língua, melhorei meu inglês, fiz amigos que vieram de culturas totalmente diferentes da minha (o que me ensinou a ser mais tolerante), tive que aprender a lidar com o choque cultural e com a saudade. Viajar é ótimo, mas viver em um país, entrar em contato com a vida cotidiana, com todos seus problemas, diferenças e vantagens é transformador.
É por isso que a gente sempre incentiva essa experiência aqui no 360meridianos. E se você tem o sonho de fazer algo parecido algum dia, não pode deixar de passar na maior feira de intercâmbio e cursos no exterior da América do Sul, o Salão do Estudante. A feira, que vai passar pelas cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, apresenta novidades e dicas sobre cursos de idiomas, high-school, graduação, pós-graduação, mestrado, MBA, passagem área, visto, seguro viagem e acomodação.
Quem aparecer por lá ainda vai poder participar da simulação de uma sala de aula britânica, com decoração típica e professores dando dicas de conversação em inglês – tudo pensado para te transportar por alguns instantes para o Reino Unido e te dar um gostinho do que é estudar longe de casa.
Estude em universidades americanas ou portuguesa
Quem sonha em estudar nos Estados Unidos vai ter muito o que ver no Salão do Estudante. No evento, estarão presentes mais de 20 instituições americanas, dentre universidades, faculdades e escolas de idiomas. Além disso, o Consulado Americano vai ministrar palestras sobre vistos e sistema de educação do país.
Já quem prefere bater as asas para a Europa pode bater um papo com os representantes das universidades portuguesas presentes no Salão. Além de oferecerem cursos superiores com custos muitas vezes mais baixos que no Brasil e da facilidade de ingresso, viver em Portugal ainda é uma ótima oportunidade de estudar no exterior sem precisar apresentar certificado de proeficiência em idiomas e ainda desfrutar de uma cultura riquíssima e não tão diferente da nossa.
Não quer ficar de fora dessa? Então passa lá no site do Salão do Estudante e faça sua inscrição!
Confira a agenda do evento:
Curitiba
Data: 15 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Four Points Sheraton (Av. Sete de Setembro, 4211 – Água Verde)
Belo Horizonte
Data: 17 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Mercure Lourdes (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes)
Recife
Data: 19 de Setembro
Horário: 14h às 19h
Local: Shopping RioMar (Avenida República do Líbano, 251 – Pina)
Salvador
Data: 20 de Setembro
Horário 14h às 19h
Local: Hotel Pestana (R. Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho)
Rio de Janeiro
Data: 22 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Hotel Sofitel (Av. Atlântica, 4240 – Copacabana)
Brasília
Data: 24 de Setembro
Horário: 15h às 20h
Local: Centro de Convenções Brasil 21 ( SHS Q06, L01, Cj. A, Setor Hoteleiro Sul)
São Paulo
Data: 26 e 27 de Setembro
Horário: 14h às 19h
Local: Tivoli São Paulo Mofarrej (Al. Santos, 1437 – Jardim Paulista)
Oi Natalia, alguns meses atrás, quando falava com uma conhecida sobre o meu interesse de fazer intercâmbio na África do Sul, já que é mais em conta do que ir para a Irlanda, que também é de meu interesse, ela me disse que por lá [África do sul] é muito perigoso, principalmente, para uma mulher morar e viajar por lá sozinha. Durante o tempo em que você ficou neste país, você notou se é mesmo perigoso para uma mulher ficar por lá sem a companhia de um homem? Pois, minha conhecida disse que conversou com muitas mulheres de lá, e que muitas relataram à ela casos de violência sexual. É possível fazer uma comparação com o Brasil? Já que por aqui também não é lá tão seguro e que temos que tomar cuidados extremos.
Ei Valéria, eu não sofri nada quando fui pra África do Sul. Pelo contrário, foi uma experiência incrível. Minha impressão é que é um país que exige os mesmo cuidados que o Brasil, entende? Mas cada experiência é única, conheço uma menina que passou aperto lá. Enfim, perigo existe em todo lugar, você pode ir para um lugar seguro e dar o azar de acontecer algo com você. Se você está insegura, procure uma organização séria que vai te dar suporte e orientações no país, não vá por conta própria. É um lugar incrível, com certeza.
Abraços