fbpx
Tags:

Retrospectiva 2014 e desejos viajantes para 2015

Aeee, últimos dias de 2014! Como a maioria de vocês está viajando com a família ou apenas curtindo o ócio, resolvi fazer este post de retrospectiva, agradecimentos e expectativas para 2015. Inclusive, neste momento eu estou com a minha família viajando pela Europa.

O ano que passou foi interessante. Foi o primeiro ano da minha vida que eu trabalhei inteiramente para mim. Além do blog também fiz uns frilas, mas de casa, nos meus horários, do meu jeito. Eu aprendi muito sobre organização, procrastinação e, claro, trabalho duro.

No primeiro semestre, tirando a vida em ponte aérea BH-SP, eu não viajei nada. Já o Rafa e a Naty passaram uns tempos no litoral capixaba e paulista. Viagem internacional mesmo, só a da Naty para os Estados Unidos. Ser nômade digital tem seus sacrifícios e o nosso foi economizar em preparação para o semestre seguinte.

Em março, durante o carnaval, descobri que tinha sido aprovada num mestrado, mas não tinha conseguido a bolsa. Fiquei desesperada porque meus planos para o ano tinham ido por água abaixo. Graças a uma amiga, a Gabi, colunista aqui do blog, descobri que as universidades de Portugal abriam inscrição em abril. Foi graças a isso que em setembro eu embarquei de mala e cuia para Coimbra.

eu em coimbra

Eu e a Universidade de Coimbra ao fundo

Enquanto isso, Rafa e Naty mal esperaram a Copa do Mundo acabar e já se mandaram para Buenos Aires. Moraram na cidade por uns dois meses e depois mochilaram pelo norte da Argentina. De volta a Belo Horizonte em outubro, eles agora tem um escritório/residência, que eu ainda não pude visitar.

Atrações de Mendoza, Argentina

Naty e Rafa em Mendoza, passando um frio

Em junho, lançamos um novo livro, o ebook Roteiros da Índia. Deu muito orgulho escrever esse guia, já que é uma grande compilação de tudo o que vivemos e aprendemos sobre todos aqueles meses morando nesse país com nome de subcontinente. Ele se juntou ao ebook Primeira Viagem, que nós também escrevemos. E se preparem para a terceira publicação do 360, que ainda está no forno, mas sai em 2015!

Em outubro, este blog completou três anos de idade e nos fechamos o ano agora em dezembro com a incrível marca de mais de 3 milhões de pageviews!

Dancinha da comemoração!

Obrigada aí pessoal que está sempre conosco lendo os posts, comentando, compartilhando e nos ajudando a aprender mais com as suas experiências. Esperamos que em 2015 consigamos inspirar, divertir e tirar dúvidas de cada vez mais pessoas. E como 2014 está pelas últimas, resolvi postar alguns desejos e resoluções de Ano Novo para mim e para vocês, leitores:

1. Mais viagens

mapa veneza luiza naty

Foi mal, essa é bem óbvia. Mas esse é o tema do 360meridianos, não é mesmo? Desejo que todos vocês viajem muito em 2015 – sozinhos ou em grupo, por uma semana, um mês ou o ano inteiro!

Não se prendam por um destino: descubram novos lugares e também explorem mais o Brasil! Aproveitem todas as oportunidades que tiverem de colocar a mochila nas costas e cair nesse mundão. Da minha parte, me comprometo seriamente a fazer isso e trazer cada vez mais conteúdo para vocês 🙂

2. Menos burocracia

Alguns dos posts mais lidos do blog são os que explicam como lidar com a burocracia: como tirar vistos e como passar pela imigração, por exemplo.

Sinceramente, meu desejo é que em 2015 esse tipo de confusão para viajar diminua. No final de 2014 já conquistamos um passaporte brasileiro com maior validade e o visto indiano passou a ser tirado pela internet. Tomara que as coisas continuem evoluindo assim no próximo ano.

3. Um mundo mais sustentável e solidário

pokhara

Em 2014 nós batemos bastante nessa tecla e eu gostaria que 2015 avançasse mais nesse sentido. Menos preconceitos, menos intolerância, menos consumo desenfreado. Mais consciência sobre nossos hábitos, mais iniciativas bacanas que melhorem a vida das pessoas e o meio ambiente, enfim, mais amor.

4. Dólar e Euro mais baratos

Pelo amor de Deus, essa alta das moedas estrangeiras no final do ano é o pesadelo de qualquer viajante brasileiro. Eu não entendo muito bem como funciona o mercado cambial ou questões de macroecononomia, mas ainda assim desejo que o dólar e o euro caiam uns 50 centavos…

5. Melhores experiências e mais liberdade

viagem de ciclerickshaw ou tuktuk

Desejo, do fundo do meu coração, que em 2015, você tenha no mínimo uma experiência muito enriquecedora que o ajude a crescer, amadurecer, e, claro, se divertir para caramba!

Que você tenha mais tempo para fazer o que gosta, seja viajar, passar mais tempo com família e amigos, apreciar a natureza ou o que for. Que tenha a liberdade para se dedicar ao que ama!

É isso! Compartilhem nos comentários o que vocês também desejam para 2015. E um excelente ano novo para todo mundo. Até ano que vem 😉

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por email

Avalie este post

Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 34 anos e atualmente moro na Inglaterra, quando não estou viajando. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e visitei mais de 45 países pelo mundo afora. Além de escrever, sempre invento um hobbie novo: aquarela, costura, yoga... Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários sobre o texto “Retrospectiva 2014 e desejos viajantes para 2015

  1. Adorei acompanhar vocês por aqui. (:
    Desejo muita saúde e felicidade, pra vocês continuarem fazendo essas viagens incríveis e compartilhando aqui com a gente.

    O primeiro post que li daqui, foi como fazer uma volta ao mundo, depois disso, tomei a decisão de fazer intercâmbio na Irlanda.
    Assim como me inspiraram, espero que muitas pessoas se sintam sensibilizados através do blog também.

    Feliz 2015 pra todos vocês.

    1. Oi Bárbara,

      Que comentários incrível. Fico tão feliz de saber que a gente consegue realmente inspirar pessoas.

      Me desculpe não responder antes, estava viajando!

      Feliz 2015 para você (atrasado, mas ainda vale) e muitas viagens para nós =)

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.