Tags:

Retrospectiva 2017: os 15 melhores posts do ano

Mais um ano chega ao fim. E que ano! 2017 foi desses de virar tudo de cabeça pra baixo, no bom e no mau sentido. O 360 completou seis anos e amadureceu com a gente. Repensamos nossas motivações, o que nos inspira, o tipo de conteúdo que queremos oferecer para vocês. Trabalhamos mais animados que nunca.

Convidamos outras pessoas para escrever aqui, para contribuírem com experiências diferentes das que a gente podia ter. Foi assim que inauguramos a nossa coluna de Viagens LGBTQI+, com os textos do Victor Gouvêa; recebemos contribuições sobre a viagem ao Japão, do Otávio Oliveira; o Jalapão de Ismael dos Anjos; a vida sustentável de Alexandra Duarte.

Mas muito do que a gente começou a plantar agora só vai florescer em 2018. Temos novidades na manga, projetos novos que queremos – finalmente – tirar do papel. Até lá, vale a pena relembrar o que passou por aqui nos últimos 12 meses. Espero que vocês gostem tanto de ler esses posts quanto a gente gostou escrevê-los. E feliz 2018!

Lembranças do norte de Minas

Brasília de Minas

Todo mundo tem um interior que ama. Aquele lugar que você podia brincar descalço na rua e subir em árvore para comer fruta no pé. O meu fica no norte de Minas, em uma cidadezinha chamada Brasília de Minas, que muito pouca gente ouviu falar. Era para lá que eu viajava nas férias escolares e foi ali que eu aprendi a não ser tão menina de apartamento. Nesse post eu faço uma homenagem a esse lugar que, nas minhas memórias, parecia perdido no tempo, mas que, na verdade, só tinha seu tempo próprio, longe do ritmo das grandes capitais.

“Deveria estar em casa cuidando da neta, fazendo tricô e não ficar por aí viajando”

viagem sozinha idosa caminho de santiago

Lugar de avó é no sofá, fazendo tricô durante a novela das seis? Em um mundo em que colocar a mochila nas costas e sair por aí é quase sempre visto como uma atitude de jovens irresponsáveis, encontrar mulheres idosas em trilhas e hostels – e sozinhas! – não é tão comum. Mas nós encontramos aqui, entre as leitoras do blog. E ficamos tão encantadas com a história delas que escrevemos um texto para que vocês se encantassem também.

“Vender livros é o comércio mais bonito do mundo”

livraria academica porto

As melhores surpresas das viagens são as pessoas que encontramos. E esse velhinho, dono de um sebo que vende livros antigos e lindos, foi uma das melhores surpresas que a Luíza encontrou no Porto, onde morou por uns meses. Nuno conseguiu seu primeiro emprego em uma livraria aos 13 anos e se apaixonou pelo oficio que, para ele, é o mais bonito do mundo. Leia o post para conhecer mais essa história.

Em busca da autêntica paella valenciana

Paella Valenciana Autêntica

A paella é o prato mais emblemático da cozinha espanhola. O que muita gente não sabe é que essa comida nasceu na comunidade valenciana e apenas a que é preparada ali é considerada paella de verdade. O resto é arroz com coisas, dizem os valencianos. É que a receita original tem ingredientes que se perderam ao cruzar a Espanha. Na minha visita à Valência, empreendi uma busca para encontrar a paella valenciana perfeita, com ajuda de uma amiga de lá. O resultado você confere no texto.

Isso é o que eles chamam de paladar infantil

Paladar Infantil

Na minha primeira viagem ao sudeste asiático, eu era uma chata. Tinha uma imensa lista de restrições alimentares – muitas vezes por pura birra – e perdia muito da experiência gastronômica que eu poderia ter nos lugares. Por sorte, eu tive que lidar com situações em que não podia dizer não, aprendi a ter menos preconceito e amadureci um montão durante esses anos. E esse processo eu contei nesse post.

Amor, ódio, coentro e a maior polêmica da cozinha brasileira

coentro

O mundo parece estar dividido entre as pessoas que amam coentro e as que não podem ver essas folhinhas verdes nem pintadas de ouro. O tempero é muito comum na gastronomia do nordeste do Brasil e nos estados de Minas e Espírito Santo, mas tem gente que pede até para tirar o coentro da moqueca. Essa é, sem dúvida, a maior polêmica gastronômica do país. De qual lado você está?

Cem mil túmulos e as histórias da Guerra da Bósnia

Sarajevo guerra da bosnia

A Guerra da Bósnia deixou 140 mil mortos, cerca de quatro milhões de refugiados e horrores que vão demorar a serem esquecidos pelas pessoas dali. A Luíza encontrou alguns sobreviventes e filhos de pessoas que viram de perto o conflito, durante sua passagem pelo país, e reuniu os depoimentos em um texto informativo e emocionante.

Para que serve uma coluna LGBTQI+?

parada lgbtq

Na coluna de estreia do Victor Gouvêa, sobre Viagens LGBTQI+, ele contou um caso que aconteceu com ele ao fazer check in num hotel com o namorado, em Istambul. A história o motivou a escrever essa coluna pra gente.

Os sinos dobram porque têm algo a dizer

linguagem dos sinos

Você sabia que cada toque de um sino quer dizer alguma coisa? Os sineiros das cidades históricas de Minas dominam uma linguagem própria, cheia de nuances, uma comunicação através dos toques dos sinos. O Rafa investigou esse idioma cheio de música durante suas passagens por São João Del Rei, Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes.

O Círio de Nazaré e o chorar sem entender

Círio de Nazaré

A maior festa religiosa do Brasil é o Círio de Nazaré, que ocorre a cada outubro, em Belém do Pará. Todos os anos, a celebração reúne mais de duas mil pessoas, que se espremem num percurso de três quilômetros para agradecer e pedir graças à Nossa Senhora de Nazaré. O espetáculo de fé e devoção emociona até quem não tem religião.

Mas.. por que Japão? Uma história de amor com a Terra do Sol Nascente

Viajar para o Japão

Todo mundo que cresceu assistindo os animes da TV Manchete nos anos 1990 já sonhou em conhecer o Japão algum dia. E quem levou o gosto pelos desenhos japoneses para a adolescência e vida adulta certamente sonha até hoje. Era esse o caso do Otávio, que conseguiu realizar o sonho em 2017 e contou pra gente a sensação de visitar lugares que por muito tempo ele só imaginou.

Mapas e cartografia: as armas que puxam e esticam o mundo

projecao de peters mapa

Algumas armas são físicas, outras são ideológicas. Os mapas e a cartografia são armas do segundo tipo, porque distorcem a nossa percepção do mundo e reforçam relações de poder entre países e regiões. Muitos cartógrafos perceberam há anos que a feitura de mapas não tem nada de objetiva. Eles tentam encontrar uma forma mais neutra de representar a superfície do planeta em papel.

Sobre testrálios e uma viagem à rodoviária

viagem de ônibus

No mundo criado por J.K. Rowling na série de livros Harry Potter, um testrálio é um animal fantástico que apenas aqueles que já foram profundamente tocados pela morte conseguem ver. A conversa com uma desconhecida, em uma viagem de ônibus, levou o Rafa a pensar sobre a vida e sobre como a partida de alguém que amamos nos transforma para sempre.

Nem novela, nem pacote: conheça o Jalapão com o turismo de base comunitária

jalapao-turismo-comunitario

O Jalapão está em alta e o turismo de base comunitária que tem sido fomentado por ali é a melhor forma de explorar a região. Além de ser barato, de agradar a viajantes independentes que preferem decidir o próprio roteiro e de gerar a oportunidade de conhecer as pessoas e o lugar de forma mais profunda, ainda te deixa próximo das dicas de quem nasceu e cresceu na região e direciona o dinheiro dos viajantes direto para os moradores. Se você está pensando em conhecer o Jalapão no próximo ano, não deixe de ler esse post do Ismael dos Anjos.

O terremoto do México e as dores do recomeço

Terremoto no México

Este ano o México foi duramente atingido por dois grandes terremotos. O primeiro deles, no dia 7 de setembro, arrasou uma pequena cidade no istmo de Tehuantepec chamada Juchitán de Zaragoza, na qual a maior parte da população pertence ao povo indígena zapoteco. O tremor destruiu a maior parte dos monumentos emblemáticos para a cultura desse povo, mas eles não se deram por vencidos e já começaram o processo de cura e reconstrução por meio da solidariedade e do sentimento comunitário. Veja como a tragédia pode torná-los ainda mais fortes.

E você? Se lembra de algum post que gostou  de ter lido aqui no 360? Conta pra gente os seus favoritos aí nos comentários!

Foto destacada: Shutterstock


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Natália Becattini

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, mas acabo sempre voltando pra minha querida BH. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma e compartilho minhas impressões de mundo também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.