Tags:

Retrospectiva: as melhores viagens de 2016

Está todo mundo cansado de ouvir e saber que 2016 não foi um bom ano para o mundo e nem para o nosso país. Porém, para cada pessoa e universo particular, o ano pode ter sido maravilhoso, ou cheio de altos e baixos, como a vida sempre é.

Para mim foi um ano bom, mas complexo. Foi ano de terminar o meu mestrado. Passei a maior parte do tempo estressada com isso. Quando finalmente o mestrado acabou, tornou-se um problema o meu visto de permanência em Portugal. Custei para conseguir vir para o final de ano no Brasil. Também foi o ano que mais senti o peso de estar longe da minha família e dos meus amigos, um ano de ajustar meus sentimentos e aceitar melhor que como eu me sinto é um peso muito importante sobre as decisões, mesmo as profissionais.

Também foi um ano complexo com o 360. Tivemos que aprender a trabalhar com três fusos horários diferentes e demoramos meses e meses para nos organizar. E também entender que mesmo o trabalho dos sonhos pode cair na zona de conforto se não rolar um ajuste de expectativas e abertura para novas ideias. Mas cá estamos em dezembro empolgadíssimos com os novos projetos que temos para 2017.

Além disso, fazer este post de retrospectiva é sempre bom para repensar quais foram as melhores surpresas e dicas de viagem que contamos aqui no blog. Ou seja, serve tanto para a gente relembrar as boas viagens do ano, quanto para uma referência de viagens para vocês no ano seguinte.

Por isso, fizemos um exercício, eu, Rafa e Naty, de pensar quais os lugares, passeios, cantinhos que mais gostamos de conhecer em 2016. E você também está convidado e nos contar nos comentários o seu destino/passeio/lugar favorito no ano que passou – e por que a gente não devia deixar de pra lá em 2017.

As melhores viagens da Naty em 2016

Istambul, Turquia

Muita gente anda com medo de visitar Istambul por conta de atentados terroristas. Mas a Naty esteve lá em fevereiro e se apaixonou pela cidade. Ela não foi a primeira – e nem será a última pessoa – a dizer o quanto Istambul é incrível. Então, talvez seja hora de refletir um pouco sobre nossos temores antes de riscar esse destino da lista.

Onde ficar em Istambul

Leia todos os posts sobre Istambul

Cracóvia, Polônia

Das histórias macabras à Fábrica de Schindler, Cracóvia poderia ser só mais uma cidade histórica no mundo, mas seu passado faz com que suas lindas ruas e prédios tenham muito o que se visitar e contar. Além disso, Auschwitz está ali ao lado, para que nunca nos esqueçamos de tudo o que aconteceu.

Cracóvia Macabra - Roteiro Guiado

Leia todos os posts sobre Cracóvia

Berlim Alternativa, Alemanha

Se a Berlim turística já é interessante e curiosa, o lado alternativo da cidade, aquele que nem mesmo todos os moradores conhecem, rende dias e dias de passeio. A Naty foi para lá para desenvolver o projeto final de mestrado e voltou admitindo algo simples: ela não gosta de atrações turísticas. O melhor é que ela fez um mapa da mina dos locais alternativos de Berlim que você pode explorar.

haus schwarzenberg berlim

Leia todos os posts sobre Berlim

As melhores viagens da Lu em 2016

Matera, Itália

Eu ainda nem escrevi um post completo sobre Matera, talvez porque para mim é difícil falar do lugar sem usar uns clichês. Ou talvez porque me faltam palavras. É que Matera, no sul da Itália, é dessas cidades que te transportam para uma realidade diferente. Que o tempo inteiro te surpreende e encanta. É uma cidade que é continuamente habitada em cavernas há 7 mil anos. Que já foi sinônimo de vergonha nacional e será capital cultural europeia em 2019. Então o que posso dizer sobre Matera é: corra para lá assim que puder!

onde

Leia os posts sobre Matera

Piódão, Portugal

Piódão, em Portugal, tem a mesma lógica de Matera. A sensação de ser transportado para outro tempo e espaço. Mas por motivos diferentes. É que Piódão é uma das aldeias históricas de Portugal. Fica isolada entre as montanhas, com todas as casas e ruas feitas de pedra. Tem menos de 200 habitantes, a maioria bem velhos. Piódão me encantou e também encanta muitos dos nossos leitores. Afinal, é difícil ver as fotos desse lugar e não correr para colocar no roteiro.

aldeia historica piodao portugal igreja matriz

Leia mais sobre as aldeias históricas de Portugal

Bruxelas, Bélgica

Uma cidade que combina alguns dos melhores rótulos de cerveja do mundo, dos melhores tipos de chocolate do mundo e ainda tem uma praça que eu e Victor Hugo (modesta eu?) consideramos das mais bonitas da Europa toda. Antes de ir para lá, muita gente me disse que Bruxelas era chata e não tinha nada para fazer. Que era melhor ir direto para Bruges ou Guent. Discordo. Minha opinião é que qualquer apaixonado por cerveja, por cidades bonitas ou chocolate (ou os três) deve ir para Bruxelas.

o que fazer em bruxelas grand place

Leia todos os posts sobre Bruxelas

As melhores viagens do Rafa em 2016

Chapada dos Veadeiros

Quando o Rafa e boa parte do nosso grupo de amigos foi para a Chapada dos Veadeiros, em julho, eu me contorci de invejinha. E confesso que a cada foto e texto mais desejei ter estado lá com eles. Cachoeiras, montanhas, lugares magníficos e isolados nesse cantinho em Goiás merecem um espaço no seu roteiro de viagem de 2017.

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Leia todos os posts da Chapada dos Veadeiros

Jalapão

O outro destino favorito do Rafa em 2016 também foi no Brasil e também envolveu muita natureza e cenários lindos e isolados – o Parque Estadual do Jalapão. Mais montanhas impressionantes e cachoeiras que parecem saídas de cenários de filme. Uma prova de que esse Brasil tem muito a ser explorado ainda.

Jalapão, Tocantins

Leia todos os posts sobre o Jalapão

Arequipa e Puno, Peru

Em julho, o Rafa voltou ao Peru para conhecer alguns lugares incríveis além de Machu Picchu. No roteiro, muita história Inca, paisagens inesquecíveis e cultura tradicional. Destaque para o Vale do Colca, o lago Titicaca e as llhas de Uros. Ou seja, dá para ir ao Peru muitas e muitas vezes e ainda vão ter coisas maravilhosas para experimentar.

Ilhas Flutuantes de Uros, no Peru

Leia todos os posts sobre o Peru


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

6 comentários sobre o texto “Retrospectiva: as melhores viagens de 2016

  1. Muito bom conteúdo, muitos lugares curiosos para conhecer. Parabéns
    Que 2017 vcs possam viajar muito mais e mostrar tudo aqui pra gente
    😍😚 bjs nos 3

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.