fbpx
Tags:

Pedidos de visto americano caem 45% em um ano

Dólar alto e o momento econômico explicam parcialmente a questão: segundo dados do Consulado dos Estados Unidos, houve uma redução de 45% no número de vistos de turismo pedidos por brasileiros. A queda foi registrada nos três primeiros meses de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Embora o Consulado diga que não houve queda no número de turistas que de fato carimbam os passaportes e entram na terra do Obama, o dado acendeu o sinal de alerta para os norte-americanos, que há tempos se acostumaram com a alta, err, lucratividade do turista brasileiro. Em entrevista ao Panrotas, o Cônsul James Story disse que, além da crise, outra explicação para a queda é a imagem “errada que tirar visto é um processo difícil”.

“Na verdade o processo é muito simples, se você der início hoje, amanhã já pode tirar o visto. O brasileiro tem essa sensação de ser um processo difícil e não é”, diz ele. Embora eu concorde que a complicação não seja das maiores e o 360 tenha até um passo a passo para ajudar o viajante a tirar o visto norte-americano, não dá para dizer que o processo é simples não: envolve alguma burocracia, gasto de dinheiro e, como mostram centenas de comentários que recebemos de leitores, há chances do visto ser negado. Por tudo isso, é razoável que turistas estejam preferindo passar as férias na Europa ou na América do Sul, onde muitos países não exigem visto de brasileiros.

200 mil norte-americanos devem vir para o Brasil durante as Olimpíadas

Já o movimento no sentido contrário tende a aumentar. A desvalorização do real frente ao dólar e a não exigência de visto durante os Jogos Olímpicos, determinada pelo governo brasileiro, devem aumentar a presença de turistas dos Estados Unidos nos jogos Rio 2016. Segundo o Consulado, são esperados até 200 mil turistas do país em solo verde-amarelo, isso somente nos meses de agosto e setembro. Durante a Copa do Mundo de 2014 cerca de 85 mil norte-americanos estiveram no Brasil.

ingressos rio 2016

Avianca Brasil e Ethiopian Airilines vão compartilhar voos

O acordo foi assinado em janeiro, mas passou a valer a parttir de hoje. Agora, é possível comprar uma passagem no site da Avianca Brasil e usar voos da Ethiopian Airilines, aumentando a lista de destinos da empresa brasileira – a companhia africana também fará o mesmo em voos da Avianca Brasil.

O acúmulo de milhas em voos da parceira também será possível, o que pode ser interessante para participantes do Amigo, o programa de fidelidade da Avianca. As duas empresas fazem parte da Star Alliance.

Isenção de IVA para turistas é prorrogada no Uruguai

Você sabia que compensa usar o cartão de crédito em restaurantes uruguaios? É que, para atrair turistas, o Uruguai isenta não-residentes que usam cartões de crédito emitidos foram do país para pagar por algumas coisas, como contas em restaurantes, aluguel de veículos e compra de combustível. No caso de restaurantes, por exemplo, o desconto é de cerca de 20%!

A isenção existe desde 2013 e é renovada ano a ano. Agora, a medida vale até o dia 21 de abril de 2017, mas, julgando pelos anos anteriores, com grandes chances de nova renovação. Detalhes no site oficial do Turismo do Uruguai

Montevidéu, Uruguai

Montevidéu, Uruguai

 

Textos legais em outros blogs

Conheça o Museu do Comunismo de Praga. Um texto sobre uma das principais atrações de Praga, na República Tcheca, no blog Trilhas e Cantos.

Trilha até o Mirante do Sacopã, no blog Mala de Aventuras. Uma trilha leve, pouco conhecida por turistas e com uma vista incrível do Rio.

Halong Bay (Vietnã) – Como é fazer o cruzeiro de 3 dias, no blog 3 em 3. Com direito a vídeo e texto de um dos lugares mais incríveis do Sudeste Asiático.

Avalie este post

Autor

  • Rafael Sette Câmara

    Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.


Compartilhe!







Banner para newsletter gratuita

Receba grátis nosso kit de Planejamento de Viagem

Eu quero!

 

 




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Pedidos de visto americano caem 45% em um ano

  1. Óbvio que ia cair mesmo, resultado disso sao os voos para EUA sendo cancelados. Muita gente achava que a galera ia preferir viajar para outros países da Am. do Sul. Pelo menos aqui na Argentina isso não está acontecendo!

    1. Verdade, Túlio. Será que o preço de passagens para a Argentina tem atrapalhado?

      Está raro achar passagens baratas para Buenos Aires, né?

      Abraço.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.