Dólar alto e o momento econômico explicam parcialmente a questão: segundo dados do Consulado dos Estados Unidos, houve uma redução de 45% no número de vistos de turismo pedidos por brasileiros. A queda foi registrada nos três primeiros meses de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Embora o Consulado diga que não houve queda no número de turistas que de fato carimbam os passaportes e entram na terra do Obama, o dado acendeu o sinal de alerta para os norte-americanos, que há tempos se acostumaram com a alta, err, lucratividade do turista brasileiro. Em entrevista ao Panrotas, o Cônsul James Story disse que, além da crise, outra explicação para a queda é a imagem “errada que tirar visto é um processo difícil”.
“Na verdade o processo é muito simples, se você der início hoje, amanhã já pode tirar o visto. O brasileiro tem essa sensação de ser um processo difícil e não é”, diz ele. Embora eu concorde que a complicação não seja das maiores e o 360 tenha até um passo a passo para ajudar o viajante a tirar o visto norte-americano, não dá para dizer que o processo é simples não: envolve alguma burocracia, gasto de dinheiro e, como mostram centenas de comentários que recebemos de leitores, há chances do visto ser negado. Por tudo isso, é razoável que turistas estejam preferindo passar as férias na Europa ou na América do Sul, onde muitos países não exigem visto de brasileiros.
200 mil norte-americanos devem vir para o Brasil durante as Olimpíadas
Já o movimento no sentido contrário tende a aumentar. A desvalorização do real frente ao dólar e a não exigência de visto durante os Jogos Olímpicos, determinada pelo governo brasileiro, devem aumentar a presença de turistas dos Estados Unidos nos jogos Rio 2016. Segundo o Consulado, são esperados até 200 mil turistas do país em solo verde-amarelo, isso somente nos meses de agosto e setembro. Durante a Copa do Mundo de 2014 cerca de 85 mil norte-americanos estiveram no Brasil.
Avianca Brasil e Ethiopian Airilines vão compartilhar voos
O acordo foi assinado em janeiro, mas passou a valer a parttir de hoje. Agora, é possível comprar uma passagem no site da Avianca Brasil e usar voos da Ethiopian Airilines, aumentando a lista de destinos da empresa brasileira – a companhia africana também fará o mesmo em voos da Avianca Brasil.
O acúmulo de milhas em voos da parceira também será possível, o que pode ser interessante para participantes do Amigo, o programa de fidelidade da Avianca. As duas empresas fazem parte da Star Alliance.
Isenção de IVA para turistas é prorrogada no Uruguai
Você sabia que compensa usar o cartão de crédito em restaurantes uruguaios? É que, para atrair turistas, o Uruguai isenta não-residentes que usam cartões de crédito emitidos foram do país para pagar por algumas coisas, como contas em restaurantes, aluguel de veículos e compra de combustível. No caso de restaurantes, por exemplo, o desconto é de cerca de 20%!
A isenção existe desde 2013 e é renovada ano a ano. Agora, a medida vale até o dia 21 de abril de 2017, mas, julgando pelos anos anteriores, com grandes chances de nova renovação. Detalhes no site oficial do Turismo do Uruguai
Montevidéu, Uruguai
Textos legais em outros blogs
Conheça o Museu do Comunismo de Praga. Um texto sobre uma das principais atrações de Praga, na República Tcheca, no blog Trilhas e Cantos.
Trilha até o Mirante do Sacopã, no blog Mala de Aventuras. Uma trilha leve, pouco conhecida por turistas e com uma vista incrível do Rio.
Halong Bay (Vietnã) – Como é fazer o cruzeiro de 3 dias, no blog 3 em 3. Com direito a vídeo e texto de um dos lugares mais incríveis do Sudeste Asiático.
Óbvio que ia cair mesmo, resultado disso sao os voos para EUA sendo cancelados. Muita gente achava que a galera ia preferir viajar para outros países da Am. do Sul. Pelo menos aqui na Argentina isso não está acontecendo!
Verdade, Túlio. Será que o preço de passagens para a Argentina tem atrapalhado?
Está raro achar passagens baratas para Buenos Aires, né?
Abraço.
Valeu, Rafa! Essa trilha é perfeita para dias ensolarados <3
Parece ser bem legal. Abraço!
Muito obrigada pela indicação! Adorei!! Um abraço!
Que isso, Liliane. 🙂
Abraço.