Os 14 tipos de

Vinhos de Portugal

Para apreciar um bom vinho português, basta beber e gostar: “não há nada certo e errado na questão de beber vinho, tudo vale. As pessoas devem simplesmente seguir os seus gostos pessoais”, diz a enóloga e dona da agência de turismo, Yara Pereira.

O Vinho Verde, bem jovem ou seja, envelhece pouco tempo e pode ser branco, rosé ou tinto; Vinho do Porto e Vinho da Madeira, que são aqueles mais doces e alcoólicos; e ainda os clássicos Tintos, Brancos e Rosés, além de Espumante e Moscatel.

tipos de vinhos portugueses

Tipos de Uvas

A primeira coisa que a gente percebe sobre os vinhos de Portugal é que será difícil encontrar um vinho pelo nome das uvas tradicionais. O país tem mais de 100 uvas nacionais  e usa pouco castas internacionais. 

Principais castas de uvas portuguesas

Alvarinho (branca), Arinto (branca), Aragonez ou Tinta Roriz (tinta), Castelão (tinta), Trincadeira (tinta) e a principal: Touriga Nacional (tinta)

14 regiões vinícolas de Portugal

Em Portugal, 14 regiões são demarcadas por produzir tipos de vinhos específicos (31 delas são DOC) As regiões mais famosas são: Douro, Alentejo, Dão, Bairrada, Minho, Setúbal e Madeira.

Quer saber como comprar um bom vinho português e planejar uma visita a vinicola na proxima viagem?