Como são as

Castas na Índia

Castas são grupos sociais hereditários presentes há mais de dois mil anos na Índia e em outros países onde há a cultura Hindu, como o Nepal e Indonésia.

Embora castas mais baixas sejam mais pobres, o sistema se baseia na linhagem sanguínea. Por esse motivo, não há mobilidade social: uma família pertencerá a uma casta ainda que ganhe ou perca dinheiro.

As castas surgiram no Código de Manu, parte de um conjunto de livros do hinduísmo. O sistema ainda está bem arraigado na cultura indiana. Eles conseguem saber a casta apenas pelo sobrenome.

Principais castas

Existem cerca de 3 mil castas na Índia, mas elas podem ser divididas em quatro grupos, que eram as originais:

Brâmanes: Pensadores criados da cabeça de Brahma.  – Xátrias: Guerreiros, vieram dos braços.  – Vaixás:  Comerciantes, vieram das pernas. – Sudras: Camponeses, artesãos e operários. Vieram dos pés.

intocáveis

Os dalits foram criados da poeira que Brahma pisou. Excluídos, eles não têm casta e são considerados impuros. Se dedicam a trabalhos considerados indignos: recolher lixo e limpar banheiros.

Brâmanes

Membros da casta mais alta, são considerados iluminados. Ocupam profissões de status, como pensadores e artistas. Apesar disso, existem brâmanes pobres, como sacerdotes que vivem de doações.

Declarado ilegal na independência da Índia, em 1950, o sistema segue vivo em forma de tradições, desigualdade e preconceito. Na Índia urbana, ele vem perdendo força, ainda que lentamente.