Passeio de boia pelo rio Formiga, em Barreirinhas

Quer coisa mais relaxante que se deitar em uma boia e deixar que a água faça seu trabalho, te levando através de um rio calmo e cristalino? É esse tipo de atividade que os visitantes encontram em Cardosa, um povoado perdido no tempo, nas proximidades de Barreirinhas e dos Lençóis Maranhenses. O passeio, também conhecido como Boia Cross, dura cerca de uma hora e percorre 3 km do rio Formigas, que abastece o povoado.

Nós contratamos o boia cross com a agência Danceliz Adventure, por R$ 50 por pessoa. No entanto, outras empresas em Barreirinhas também oferecem o serviço. Saímos da cidade em um 4×4, logo pela manhã. A estrada não é tão tortuosa como a que leva aos Lençóis Maranhenses, pois os trechos são de asfalto e terra.

Ao chegar, demos de cara com um rio de águas cristalinas e cor de esmeralda, cercado por buritis e outras árvores. As boias já estavam a nossa espera: eram câmaras de ar de pneus de caminhão. Subimos nelas e iniciamos a descida, acompanhados de duas guias locais. A cidade estava vazia, pois era logo após o feriado de semana santa. Por isso, tivemos a sorte de ter o rio só para o nosso grupo.

Os guias do passeio ganham uma comissão de cada turista que levam pelo rio e são sempre pessoas da comunidade de Cardosa, que é bem rústica e empobrecida. Elas têm a função de manter o grupo unido e evitar que as boias corram para as margens do rio e se furem em alguma raiz ou pedra. Foi interessante conversar com elas sobre a vida ali e o a exploração turística do local.

Aproveitamos também para almoçar em um restaurante de uma senhorinha local, que servia comida caseira simples, mas saborosa: galinha caipira, macarrão, feijão, arroz e pirão. O nome do lugar é Restaurante Santa Rosa. Caso passe por lá, não deixe de dar um alô. 😉

Não espere velocidade ou adrenalina. O passeio é tranquilo e relaxante, perfeito se você estava na correria (da viagem ou da vida) e quer um tempo para parar, deixar o pensamento correr e não se preocupar com nada. E não se esqueça do protetor solar!

Conheça no lençóis Maranhenses e o artesanato com fibra de Buriti clique aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • A descida de boia do rio Formiga-Cardosa é o mais divertido na minha opinião dos passeios em Barreirinhas, não era a primeira vez que visitei a cidade e que fiz esse roteiro, no entanto esse passeio se transformou em PESADELO quando um enxame de abelhas africanas atacou nosso grupo e um grupo que vinha logo atrás com crianças, uma grávida e idosos, mostrando a falta de estrutura e o despreparo da equipe de guias para situações de emergência, que se somaram a outros fatores como grupo muito grande de pessoas, outras que não sabiam nadar e não tinham colete salva vidas, não havia comunicação via celular ou rádio, não tinha equipe de apoio via terrestre e haviam pessoas alérgicas a ferroadas. O socorro foi muito demorado e várias pessoas precisaram ser hospitalizadas. Tudo isso mostra que precisamos avançar muito no turismo com base na natureza, principalmente em um local candidato a receber um título de patrimônio natural da humanidade. Fica meu alerta para crianças pequenas, idosos e pessoas que não saibam nadar, além de alérgicos que não façam esse passeio sem que haja uma estrutura adequada e os demais exijam colete salva vidas. Graças a Deus as pessoas do meu grupo ficaram bem e torço para que as do outro grupo também estejam. Faço um apelo que o governo do Estado e a prefeitura de Barreiras para que sejam tomadas as providências afim de evitar que incidentes como esse se repitam.

    • Que pena que isso aconteceu com vocês, Raimundo. Atividades na natureza sempre envolvem esse tipo de risco e é bastante imprevisível. Realmente uma boa estrutura pode ajuda nessa hora... Que bom que tudo ficou bem.

      Abraços

  • Sou de barreirinhas cidade onde se encontra o rio de Cardosa
    Recomendo pois e mto bom e tranquiliza ,o rio e mto belo e vc encontra um pouco de paz e relaxamento?❤
    E um ótimo lugar para passeio todos q já passaram por lá ,adoraram ,como eu tbm
    Recomendo vcs irao adorar assim como outros belíssimos lugares?

  • BOM DIA!
    Sou maranhense mais ainda não conhence algumas cidades do meu estados como essa beleza natural dos Rios da nossos regiao.
    Atualmente moro em Manaus/AM
    Edilson Oliveira

  • Podemos voltar tipo AGORA?

    Muito bom o passeio e muito bom o post! Está de parabéns, pra variar!!!!!

  • Que delícia de passeio e esse menu do dia parece que estava delicioso.
    Eu ficaria super feliz em um passeio assim! :)

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência

Um bairro que superou um passado violento e tumultuado para se tornar um dos capítulos…

4 dias atrás

O Que Fazer em Oslo em 2 ou 3 Dias: Roteiro Completo

Neste texto você encontra um roteiro completo de o que fazer em Oslo em 2…

5 dias atrás

O que fazer em Quito: roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Equador

Quito é uma das queridinhas das capitais latino-americanas. Talvez seja por seu belo e preservado…

5 dias atrás

O que fazer em Gramado: roteiro de 3, 4 e 5 dias e passeios imperdíveis

O que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul? Este texto é um guia…

6 dias atrás

Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

Quer saber quais documentos são necessários para uma viagem internacional? Este texto é um guia…

1 semana atrás

Onde ficar em Lavras Novas: as melhores pousadas

Onde ficar em Lavras Novas? Essa pergunta não tem uma resposta lá complicada: Lavras Novas…

2 semanas atrás