Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

Eu não visitei os Lençóis Maranhenses na melhor época do ano. Fui em abril, quando as chuvas estavam apenas começando e as lagoas ainda estavam cheias pela metade. Pode ser que eu não tenha visto o parque em todo seu esplendor, mas ainda assim não me arrependo de ter aproveitado a oportunidade de fazer essa viagem quando ela surgiu. Porque eu ainda acredito que a melhor época para viajar é quando você pode ir.

No entanto, se você pode se programar melhor e escolher a época em que vai viajar, pode ser interessante visitar o Maranhão na época em que as lagoas estarão todas cheias e quando o cenário vai fazer o seu queixo cair alguns centímetros mais.

Leia também: Lençóis Maranhenses: o que fazer, quando ir, onde ficar e mais! 

A região dos lençóis tem duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. O nível de água das lagoas atinge seu máximo no período logo após a estação chuvosa, de maio a setembro. Depois disso, a água começa a secar aos poucos. Por volta de novembro, já estão quase todas secas e só vão se encher outra vez no outro ano.

Vale lembrar que esse regime pode se alterar de ano para ano, dependendo da intensidade das chuvas e possíveis variações climáticas. Em alguns anos, por exemplo, acontece das lagoas nem se encherem por completo. Se você quiser ter certeza de que vai ver muita água na sua viagem, vale a pena ligar no ICMBio – (98) 3349-1267 – e se informar sobre como a natureza se comportou recentemente.

Se você por algum motivo visitar a região em uma época em que as lagoas estiverem completamente secas, não entre em pânico. Por mais que as grandes estrelas estejam de fora da festa, não faltam opções do que fazer em Barreirinhas. Passeios pelo rio Preguiças, dias na praia, visitas às comunidades podem compor seu roteiro. Aqui você lê todo o nosso conteúdo sobre a região.

Quantos dias ficar?

O pior erro que você pode cometer é ficar pouco tempo. Essa não é uma viagem para fazer de bate-volta ou em apenas dois dias. Para ver tudo com calma, fique pelo menos quatro dias inteiros. E você não achará ruim se tiver mais tempo – é a oportunidade de incluir também Atins e Santo Amaro no roteiro.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Oi? Gostaria de saber se na virada de ano e bom pra ir , nunca fui e meu esposo estaria a fim de conhecer agora esse mês e passar a virada de ano por aí! E para conhecer as dunas e gostaria de saber se vale a pena a gente ir semana que vem ???

    • Larissa, difícil prever as chuvas, mas como já está escrito no post, janeiro é época de seca...

      Abraços

  • Geralmente viajamos em dezembro (época de Natal e Ano Novo) e gostaria de conhecer os lençóis maranhenses (com as lagoas cheias) sei que agora terei que mudar o mês da viagem. Muito obrigada pelas dicas, adorei.

  • Natália, eu fui em Abril também e foi maravilhoso! Vimos milhares de lagoas, e embora nem todas estivessem cheias, não estava seco. Paguei um preço justo pela passagem e hospedagem, não encontramos nenhum grupo além do nosso em 90% dos passeios, foi realmente inesquecível. Não deixaria de ir por causa da epoca tb, mas teria um plano B caso estivesse tudo seco.

    • Ei Liliana, pois é, apesar das lagoas não estarem todas cheias, não achei que prejudicou em nada meu passeio, sem contar que não é altíssima temporada nessa época, né?

      Abraços

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

6 dias atrás

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: pousadas baratas na vila e na praia

Onde ficar em Arraial d'Ajuda, Bahia? Essa vila é parte de Porto Seguro e acessível…

6 dias atrás

Onde ficar em Mendoza: Bons Hotéis nas Vinícolas e no Centro

Escolher bem onde ficar em Mendoza é essencial para apreciar o que a cidade tem…

7 dias atrás

Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e hotéis baratos

Escolher onde ficar em Amsterdam não é tarefa complicada. Bonita e bem cuidada, a cidade…

7 dias atrás

Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque…

1 semana atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

1 semana atrás